O Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (RJ) e a eleição dos grêmios estudantis em 2018: uma gestão democrática?
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.712Palavras-chave:
Gestão Democrática; Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares; Grêmios Estudantis.Resumo
O artigo descreve sob uma ótica de gestão democrática a eleição dos grêmios estudantis no ano de 2018 realizada pelo Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares, um órgão da Secretaria Municipal de Educação, da cidade do Rio de Janeiro, tendo como exemplo, os estatutos de duas agremiações em escolas dos anos iniciais do ensino fundamental. A pequena produção científica sobre grêmios estudantis e a própria legislação educacional justificam a realização da pesquisa de natureza qualitativa que utilizou a análise documental como metodologia. Concluímos que houve sim por parte do NIAP uma preparação e organização da eleição das agremiações de estudantes em 2018 sem, contudo, ser essa uma medida administrativa fundamentalmente democrática.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 7.398 de 4 de novembro de 1985. Dispõe sobre a organização de entidades representativas dos estudantes. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 05 outubro 1985. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7398.htm Acesso em 01 mar. 2023.
BRASIL. Lei nº 8.069 de 13 julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 16 julho1990. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm Acesso em: 01 mar. 2023.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em 01 mar. 2023.
BRASIL. Lei nº 13.005 de 24 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 de jun. 2014. BRASIL. Portaria Interministerial nº. 17, de 24 de abril de 2007. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 abril. 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm Acesso em 01 mar. 2023.
CÂNDIDO. A. A Estrutura da Escola. In Pereira, L; FORACCHI, M. Educação e Sociedade. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.
CAVALIERE, A. M.. Escola Pública de Tempo Integral no Brasil: filantropia ou política de estado? Educação & Sociedade, v. 35, n. Educ. Soc., 2014 35(129), out. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/Qg3Kydrq3nNyMJqYFrpkWcv/# Acesso em 09 fev. 2023.
COSTA. Antônio Carlos Gomes da. Protagonismo Juvenil: O que é e como praticá-lo. Instituto Aliança. Belo Horizonte, 2016. 11 p. Disponível em: http://www.institutoalianca.org.br/Protagonismo_Juvenil.pdf Acesso em 27 março. 2022.
CURY, Carlos Roberto Jamil. O conselho nacional de educação e a gestão democrática. In: OLIVEIRA, D. A. (Org). Gestão democrática da educação: desafios a enfrentar. Petrópolis: Vozes, 1997. p.199- 206.
MINAYO, Maria C. de S. (org.). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. Petrópolis-RJ: Vozes, 1994.
RIO DE JANEIRO. Secretaria municipal de educação. PORTARIA E/SUBE/CED Nº 04 DE 10 DE DEZEMBRO DE 2009. Estabelece as orientações para a estruturação do Programa Interdisciplinar de Apoio às Escolas Municipais do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. Disponível em: http://smerjniap.blogspot.com/p/d.html. Acesso em: 18 de out. de 2021.
RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação. Decreto nº 32.505 de 13 de julho de 2010. Altera a Estrutura Organizacional da Secretaria Municipal de Educação - SME ¬e da Secretaria Municipal de Assistência Social - SMAS. Diário Oficial Rio de 14 de julho de 2010a p. 3. Disponível em: http://smerjniap.blogspot.com/p/d.html . Acesso em: 18 Out. 2021.
RIO DE JANEIRO. Secretaria municipal de educação. Resolução SME nº 1.089, de 22 de julho de 2010. Dispõe sobre a organização e o funcionamento do Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares – NIAP – na Secretaria Municipal de Educação e dá outras providências. Rio de Janeiro, 22 de julho de 2010b. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/a/rj/r/rio-de-janeiro/decreto/2010/3250/32505/decreto-n-32505-2010-altera-a-estrutura-organizacional-da-secretaria-municipal-de-educacao-sme-e-da-secretaria-municipal-de-assistencia-social-smas . Acesso em: 18 out. 2021.
RIO DE JANEIRO. Secretaria municipal de educação. Resolução SME Nº 1.074, DE 14 DE ABRIL DE 2010. Dispõe sobre o Regimento Escolar Básico do Ensino Fundamental da Rede Pública do Município do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 22 de julho de 2010c. Disponível em: http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/3487204/DLFE-264117.pdf/1.0 Acesso em 18 out. 2021.
RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação. Resolução nº 55 de 23 de fevereiro de 2018. Estabelece normas para a realização de eleição dos membros da diretoria executiva dos Grêmios Estudantis Rio de Janeiro, 2018a.
RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação. Resolução nº 56 de 23 de fevereiro de 2018. Estabelece normas para a organização e funcionamento do Grêmio Estudantil nas Unidades Escolares da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2018b.
RIO DE JANEIRO. Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro, Poder Executivo, Ano XXXII, nº 61, de 15 de junho de 2018. Secretaria de Educação. Comunicado: Grêmios Estudantis Sob Nova Direção. Rio de Janeiro, 2018c, p. 115. Disponível em: https://doweb.rio.rj.gov.br/portal/visualizacoes/pdf/3791/#/p:115/e:3791 Acesso em 01 mar. 2023.
SILVA, B. A. R. da; COELHO, L. M. C. da C.; MOEHLECKE, S. DIREITO À EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL: normativas, princípios orientadores e indicadores para monitoramento. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 28, n. 1, p. 165–185, 2021. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/16034. Acesso em: 08 fev. 2023.
SOUZA, Ângelo Ricardo de. Explorando e construindo um conceito de gestão escolar democrática. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.25, n.03 p.124 dez. 2009.
VASCONCELOS, J. C. et al.. Infraestrutura escolar e investimentos públicos em Educação no Brasil: a importância para o desempenho educacional. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 29, n. Ensaio: aval.pol.públ.Educ., 2021 29(113), out. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/w9HwRXMQ3FVZ9fzJJKBgLLt/# Acesso em 08 fev. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.