O Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (RJ) e a eleição dos grêmios estudantis em 2018: uma gestão democrática?

Autores

  • Bruno Adriano Rodrigues da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Elaine Cristina do Carmo Andrade Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.712

Palavras-chave:

Gestão Democrática; Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares; Grêmios Estudantis.

Resumo

O artigo descreve sob uma ótica de gestão democrática a eleição dos grêmios estudantis no ano de 2018 realizada pelo Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares, um órgão da Secretaria Municipal de Educação, da cidade do Rio de Janeiro, tendo como exemplo, os estatutos de duas agremiações em escolas dos anos iniciais do ensino fundamental. A pequena produção científica sobre grêmios estudantis e a própria legislação educacional justificam a realização da pesquisa de natureza qualitativa que utilizou a análise documental como metodologia. Concluímos que houve sim por parte do NIAP uma preparação e organização da eleição das agremiações de estudantes em 2018 sem, contudo, ser essa uma medida administrativa fundamentalmente democrática.      

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Biografia do Autor

Bruno Adriano Rodrigues da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professor de Educação Física, Mestre e Doutor em Educação.   

Elaine Cristina do Carmo Andrade, Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) na linha de Políticas, História e Cultura em Educação. Temas de pesquisa: Gestão Democrática; Educação Integral e(m) Tempo Integral; Protagonismo infanto-juvenil e Grêmio Estudantil. Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Licenciatura curta em estudos adicionais para Educação Infantil pelo Instituto de Educação Sarah Kubitschek (IESK) Licenciatura Plena em Matemática (UNIJALES). Pós-Graduação Latu Senso em Docência em Educação Infantil (UFRRJ). Servidora pública desde 2002 na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. 

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-03-07

Como Citar

Bruno Adriano Rodrigues da Silva, & Cristina do Carmo Andrade, E. . (2024). O Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (RJ) e a eleição dos grêmios estudantis em 2018: uma gestão democrática?. Devir Educação, 8(1), e–712. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.712

Edição

Seção

Artigos