Metodologias de pesquisa: um diálogo quantitativo, qualitativo e quali-quantitativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.697

Palavras-chave:

Método quantitativo, Método qualitativo, Método quanti-qualitativo, Metodologia de pesquisa

Resumo

O artigo prioriza algumas das abordagens de metodologias de pesquisas, num diálogo quantitativo, qualitativo e quanti-qualitativo, por entender a importância na construção acadêmica formativa do docente na investigação científica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, ou seja, uma revisão de literaturas e de levantamento de dados, em que se observa cuidadosamente o que, de fato, são essas metodologias de pesquisas na construção científica e formação acadêmica, suas definições, tal como o objeto de estudo. Não obstante esse trabalho traz breves características acerca dos tipos de conhecimentos, conduzindo-se pelas questões históricas da abordagem positivista, pela postura dialética e pelo método quali-quantitativo. Sobretudo, os conceitos que definem as pesquisas supracitadas e a relevância científica para a educação formativa são apresentados. Sendo assim, a pesquisa qualifica-se em uma investigação mista de acordo com seus métodos, numa postura discursiva, sem, contudo, presumir esgotá-lo, mas delimita-se na formação acadêmica, no intuito de referenciar as hipóteses positivistas e a importância da dialética na pesquisa científica, especialmente a postura mista entre a pesquisa qualitativa e quantitativa que, durante a dissertação dos textos são vistas na fundamentação dos trabalhos científicos na formação acadêmica, seja na graduação ou nas pós-graduações Lato Sensu ou Stricto Sensu. Com isso, espera-se alcançar o entendimento dos pesquisadores, de que é possível usufruir dos métodos quali-qualitativo no que tange as pesquisas científicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MACHADO, J. R. F, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Mestrando em Educação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE. Mestrado Internacional em Teologia pela Universidad Martin Lutero - UML (2022). Especialista em Docência do Ensino Religioso e em História e Cultura Afro-Brasileira pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI (2021). Especialista em Ensino de Filosofia e Sociologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante ? FAVENI (2020). Especialista em Direitos Humanos pelo Centro Universitário de Maringá ? UNICESUMAR (2019). Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário de Maringá ? UNICESUMAR (2015). Especialista em Ciência da Religião pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras - FACEL (2012). Licenciatura em Geografia pelo Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR (2021). Licenciatura em Letras/Inglês pelo Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR (2019). Licenciatura em Filosofia pela Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES (2018). Licenciatura em História pelo Centro Universitário de Jales - UNIJALES (2017). Graduado em Teologia pelo Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR (2011). Atuo como professor na área de Teologia, com ênfase em Teologia Sistemática, Teologia Prática, Teologia Histórica, Filosofia e História. Professor efetivo da Rede Estadual de ensino do Estado de Minas Gerais, pesquisador e escritor.

Referências

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 1ª edição. São Paulo: Moderna, 2012.

AVELAR, Rodrigo. Deus, segundo filósofos e teólogos. Disponível em: <http://www.filosofia.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=202>. Acesso em: 03 de jan. 2023.

COMTE, Auguste. Curso de filosofia positiva; Discurso sobre o espírito positivo; Discurso preliminar sobre o conjunto do positivismo; Catecismo positivista, seleção de textos de José Arthur Giannotti; traduções de José Arthur Giannotti e Miguel Lemos. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto; Tradução Magda Lopes. 3. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2007.

DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000.

DICKER, L. Percepção de valor em sistemas de informação orientados para o pequeno e médio varejo brasileiro. 2009. 110 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdades de Ciências Empresariais, FUMEC, Belo Horizonte, MG, 2009.

FACHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia. 5. ed. [rev.] - São Paulo: Saraiva, 2006.

FEIJÓ, Amanda Monteiro; VICENTE, Ernesto Fernando Rodrigues; PETRI, Sérgio Murilo. O Uso das Escalas Likert nas Pesquisas de Contabilidade. RGO - Revista Gestão Organizacional, Chapecó, v. 13, n. 1, p. 27-41, jan./abr. 2020. Disponível em: <https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rgo/article/view/5112>. Acesso em: 14 de jan. 2023.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

_______________. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa Qualitativa: tipos fundamentais. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n.3, p, 20-29 Mai./Jun. 1995. Disponível em: <https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/38200>. Acesso em: 11 jan. 2023.

GONZÁLEZ, Justo L. História da Literatura Cristã Antiga; traduzido por Heber Rodrigues de Souza; 1ª Edição, Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

GUERRA, Elaine Linhares de Assis. Manual Pesquisa Qualitativa. Belo Horizonte: Grupo Anima Educação, 2014.

KAUARK, Fabiana da Silva; MANHÃES, Fernanda Castro; MEDEIROS, Carlos Henrique. Metodologia da pesquisa: guia prático. Itabuna: Via Litterarum, 2010.

KLEINA, Claudio. Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. 1. ed. Curitiba, PR: IESDE BRASIL S/A, 2016.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LAVILLE; Cristian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas; tradução Heloisa Monteiro e Francisco Settineri. — Porto Alegre :Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

MEDEIROS, Arilene Maria Soares de; MARQUES, Maria Auxiliadora de Resende Braga. Habermas e a Teoria do Conhecimento. Contexto e Educação – Editora UNIJUÍ - Ano 18 - nº 70 - Jul./Dez. 2003 - p. 147-170. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/627>. Acesso em 03 de out. 2022.

MENDONÇA, Camila. Positivismo. Educa mais Brasil, 07 de março 2019. Disponível em: <https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/positivismo>. Acesso em 27 de out. de 2022.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; SANCHES, Ódécio. Quantitativo-Qualitativo: Oposição ou Complementaridade? Cad. Saúde Públ., Rio de Janeiro, 9 (3): 239-262, jul/set, 1993. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/250026330_Quantitativo_Qualitativo_Oposicao_ou_Complementaridade>. Acesso em 10 de jan. 2023.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde/Maria Cecília de Souza Minayo. - 14. ed. - São Paulo: Hucitec, 2014.

MIRANDA, Augusto Ridson de Araújo; MENDES, Márcia Cristina Ferreira; FREIRE, Vitória Chérida Costa. Abordagem quantitativa em pesquisas educacionais: perspectivas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (2013-2016). Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 1-19, 2021. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/>. Acesso em 01 de out. 2022.

MUSSI, R. F. de F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.9010. Disponível em: <https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010>. Acesso em 14 out. 2022.

NEVES, José Luis. Pesquisa Qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v.1, nº 3, 2º sem./1996. Disponível em: <https://docplayer.com.br/97730-Pesquisa-qualitativa-caracteristicas-usos-e-ossibilidades.html>. Acesso em: 10 de jan. de 2023.

PEREIRA, Adriana Soares et al. Metodologia da pesquisa científica. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, 2018.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia: filosofia pagã antiga, v. 1. [tradução Ivo Storniolo]. - São Paulo: Paulus. 2003.

SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 13. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.

SERAPIONI, Mauro. Métodos qualitativos e quantitativos na pesquisa social em saúde: algumas estratégias para a integração. Ciência & Saúde Coletiva, 5(1):187-192, 2000. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/csc/a/8MGqFCjhjvXKQsq37t6q7PK/abstract/?lang=pt>. Acesso em 03 de out. 2022.

SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. rev. atual. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001.

TRIVINOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987

TRUJILLO FERRARI, Alonso. Metodologia da pesquisa científica. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1982.

XAVIER, Claudio Clauderson. Estudo de Caso Sobre as Percepções do Senso Comum e Conhecimentos Científicos acerca de Demonstrações de Fenômenos Físicos. 2021. 80 f. TCC (Licenciatura em Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias) - Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Laranjeiras do Sul, PR, 2021.

ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia de pesquisa. 2. ed. rev. atual. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2011.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-07-30

Como Citar

MACHADO, J. R. F. (2023). Metodologias de pesquisa: um diálogo quantitativo, qualitativo e quali-quantitativo. Devir Educação, 7(1), e–697. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.697

Edição

Seção

Artigos