A Proposta de educação de Jair Bolsonaro e suas comparações com a ditadura militar brasileira
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.684Palavras-chave:
Governo Jair Bolsonaro, Militarização das escolas, Ditadura militarResumo
O presente artigo tem como objetivo compreender as condições estruturais que condicionaram a qualidade da educação no Governo Militar (1964-1985) e a proposta de educação do Governo de Jair Bolsonaro (2019-2022). Pretende analisar as diferenças e semelhanças de concepção sobre a educação de ambos os Governos. Também faz uma reflexão sobre a implantação de uma educação militar como único caminho para se combater a má qualidade da educação e a violência percebida nas escolas. Mostra que o Governo Bolsonaro apontou a implantação de uma educação nos moldes dos colégios militares como único caminho para se chegar a qualidade da educação. Concluiu-se que não é a pedagogia aplicada nos colégios militares a única responsável pelo bom desempenho desses colégios. Percebeu-se também que as IFE’s e alguns colégios civis, que tiveram investimento para fomentar a educação, apontaram desempenhos semelhantes e até melhores, e com despesas menores para a sua manutenção ao serem comparadas às despesas elevadas com a manutenção do ensino militar.
Downloads
Referências
ANDREWS, Cristina w.; VRIES, Michiel S. de. Pobreza e Municipalização da Educação: uma análise dos resultados ideb (2005-2009). Cad. Pesquisa. São Paulo, v.42, n. 147, p.826-847, dez. 2012. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000300010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 24 maio de 2019.
ALESSI, Gil. Plano de Bolsonaro para ‘Desesquerdizar’ a Educação Vai Além da Escola sem Partido. El País, São Paulo, 2019. Disponível em:<https://brasil.elpais.com/brasil/2019/05/20/
politica/1558374880_757085.html >.Acesso em: 10 jun. 2019.
ASSAM, Ana Beatriz; GODOY, Marcelo; HOLANDA, Marianna. Ministério terá mais militares do que em 1964. O Estado de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em < https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,numero-de- militares-no-1-escalao-e-o-maior-desde-1964 >.Acesso em: 20 jun. 2019.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO-ANPED. Nota das entidades nacionais sobre a adoção do modelo de Escolas Cívico-Militares. 2019. Disponível em: <https://www.anped.org.br/news/nota-das
-entidades-nacionais-sobre-adocao-do-modelo-de-escolas-civico-militares>.Acesso em: 20 maio 2019.
BENEVIDES, Alessandra de Araújo; SOARES, Ricardo Brito. Diferencial de Desempenho das Escolas Militares: bons alunos ou boa escola? Nova Economia, .v.30, n.1,2020, p.317-343. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/neco/a/DMBRZv6SgWRkZTfXrKT
CKQm/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 11 jul. 2023.
BRASIL. Colégios Militares. Ensino Fundamental e médio. Ministério da Defesa. Brasília,[ca. 2023]. Disponível em: <https://www.eb.mil.br/web/ingresso/colegios-militares/-/
asset_publisher/8E9mFznTlAQW/content/ensino-fundamental-e-medio?inheritRedirect=false&redirect=https%3A%2F%2Fwww.eb.mil.br%2Fweb%2Fingresso%2Fcolegios-militares%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_8E9mFznTlAQW%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-1%26p_p_col_count%3D2>. Acesso em: 23 abr. 2023.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 1988. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivi03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em: 14 abr 2019.
BRASIL. Decreto-Lei nº 869, de 12 de Setembro de 1969. Dispõe sobre a inclusão da Educação Moral e Cívica como disciplina obrigatória, nas escolas de todos os graus e modalidades, dos sistemas de ensino no País, e dá outras providências. Brasília, 1969.Disponível em:< https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1960-1969/decreto-lei-869
-12-setembro-1969-375468-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 23 jun 2019.
BRASIL. Decreto Nº 9.665, de 02 de Janeiro de 2019. Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do Ministério da Educação, remaneja cargos em comissão e funções de confiança e transforma cargos em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS e Funções Comissionadas do Poder Executivo – FCPE. Brasília, 2019. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/Decreto/D9665.htm>. Acesso em: 10 jun. 2019.
BRASIL. DECRETO Nº 10.202, DE 9 DE MARÇO DE 1889. Aprova o Regulamento para o Imperial Collegio Militar. Rio de Janeiro, 1889. Disponível em:<https://www2.camara.leg.
br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-10202-9-marco-1889-542443-publicacaooriginal-51422-pe.html>. Acesso em: 12 jul. 2023.
BRASIL. Governo Federal certifica 43 escolas que aderiram ao Programa das Escolas Cívico-Militares. Planalto, Brasília, 2022. Disponível em:< https://www.gov.br/planalto
/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2021/11/governo-federal-certifica-43-escolas-
que-aderiram-ao-programa-das-escolas-civico-militares>. Acesso em: 20 abr. 2023.
BRASIL. Lei no 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, 1971.Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5692.htm>.Acesso em: 23 jun. 2019.
BRASIL. O que é o Programa Nacional das Escolas Cívico-militares?. Ministério da Educação. Brasília,[ca.2020]. Disponível em <https://escolacivicomilitar.mec.gov.br/18-
o-programa>. Acesso em: 20 abr. 2023.
BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Reforma gerencial e legitimação do estado social. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro , v. 51, n. 1, p. 147-156, fev. 2017 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122017000100147
&lng=pt&nrm=iso>.Acesso em: 15 maio 2019.
CÁSSIO, Fernando. Apresentação Desbarbarizar a educação. In: CÁSSIO, Fernando (Org.). Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. 1ed. São Paulo: Boitempo, 2019, p. 15-24.
CALÇADE, Paula. Escolas Militares é a saída para Crianças de Comunidades vulneráveis? Nova Escola, [S.I.], 2018. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/12249/
escola-militar-e-a-saida-para-criancas-de- comunidades-vulneraveis? >.Acesso em: 18 maio 2019.
CARVALHO, Anderson dos Anjos Pena de; ZIENTARSKI, Clarice; RECH, Hildemar Luiz.
Escolas cívico-militares: Estratégia política para ocultar a negligência com a educação pública no Estado brasileiro. Educação, Porto Alegre, v. 45, n. 1,15 p.Disponível em:< https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.36739>.Acesso em: 27 abr. 2023.
DEBATE na Band: reveja na íntegra o 1º confronto entre os presidenciáveis. Band Jornalismo. 2018. Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=9EnJeUKwX_c>
.Acesso em: 16 maio 2019.
DIAS, Zenilda Rodrigues; RIBEIRO, Adalberto Carvalho. Escolas cívico-militares: conservadorismo e retrocesso na educação brasileira. Revista Teias, [S.l.], v. 22, p. 406-426, dez. 2021. ISSN 1982-0305. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/
revistateias/article/view/59634/40325>. Acesso em: 26 abr. 2023.
ROSÁRIO, Maria José Aviz do. O pensamento tecnocrático e autoritário na educação brasileira, de 1964 a 1985. Revista HISTEDBR On-line, v. 16, n. 69, p. 87-99, 2016. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/
>. Acesso em: 10 jun. 2019.
FERREIRA JR., Amarilio; BITTAR, Marisa. Educação e Ideologia tecnocrática na Ditadura Militar. Cadernos Cedes, [S.l.], v.28, n, 76, p. 333-335, 2008. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v28n76/a04v2876 >. Acesso em: 18 jun. 2019.
FRAZÃO, Fernando. Colégios militares não terão corte orçamentário, diz porta-voz. EXAME, Estadão Conteúdo, [S.I.], 2019. Disponível em:<https://exame.abril.com.br/brasil/porta-
voz-diz-que-colegios-militares-Nao-terao-corte-orcamentario/>.Acesso em: 24 maio 2019.
GADOTTI, Moacir. Qualidade na educação: uma nova abordagem. Produção de terceiros sobre Paulo Freire; Série Livros, 2010. Disponível em:<https://scholar.google.com.br/
scholar?hl=pt- BR&as_sdt=0%2C5&q=QUALIDADE+NA+EDUCAÇÃO %3A
+UMA+NOVA+ABORDAGEM+Moacir+Gadotti >. Acesso em: 20 maio 2019.
GERMANO, José Willington. Estado militar e educação no Brasil: 1964/1985: um estudo sobre a politica educacional. 1990. 444f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em:
unicamp.br/document/?code=vtls000028838>Acesso em: 19 jun. 2019.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa.4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GUAGLIANONE, Diego. Escola Militar é a Solução para a Educação Pública?. União Brasileira dos Estudantes Secundaristas. [s.n..], [S.I.], 2018. Disponível em: < http://ubes.org.br/2018/escola-militar-e-a-solucao-para-a-educacao-publica >.
Acesso em: 04 maio 2019.
GUIMARÃES, Paula Cristina Pereira. Os novos modelos de gestão militarizada das escolas públicas: um estudo a partir da experiência na rede estadual de ensino de Goiás. 2019. 150 f. Dissertação ( Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.Disponível em: <https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5169>.Acesso em:< 22 abr. 2019.
LAKATOS, Eva Maria.Fundamentos de metodologia Científica. Atlas,São Paulo, 5 ed, 2003.Disponível em:<https://docente.ifrn.edu.br/olivianeta/disciplinas/copy_of_historia-i/
historia-ii/china-e-india>.Acesso em: 27 abr. 2023.
MARTINS, Maria do Carmo. Reflexos Reformistas: o ensino das humanidades na ditadura militar brasileira e as formas duvidosas de esquecer. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 51, p. 37-50, jan./mar. 2014. Editora UFPR. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?
pid=S0104-40602014000100004&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 13 jun. 2019.
MESSIAS, Elvis Rezende; DINIZ, Cássio (Orgs.). Dignidade humana e educação: contribuições interdisciplinares. Porto Alegre: Editora Fi, 2021, 277p. Disponível em:< https://acervo.uniarp.edu.br/wp-content/uploads/livros/140-Dignidade-humana-e-educacao.pdf>. Acesso em: 12 jul. 2023.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC. Escolas cívico-militares serão implantadas sob demanda. Reportagem Especial, Brasília, 2019. Disponível em: < portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/222-537011943/74811-escolas-civico-militares
-serao- implantadas-sob-demanda >. Acesso em: 04 jun. 2019.
PAULA, Nilson Maciel de; PEREIRA, Wellington; GIORDANI, Rubia Carla Formighieri. A COVID-19 em meio a uma “tempestade perfeita” no capitalismo neoliberal: reflexões críticas sobre seus impactos no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 2023,36 p.Disponível em:< https://www.scielosp.org/article/csc/2023.v28n3/761-770/>.
Acesso em: 27 abr. 2023.
PAULINO, Ana Borges; PEREIRA, Wander. A Educação no Estado Militar (1964-1985). Universidade Federal,[s.n..], [S.I.], 2006. Disponível em:< http://www.lo.unisal.br/nova/sala
/sala2008_2/textos/educacao_regime.pdf>. Acesso em: 18 jun. 2019.
FUNDAÇÃO SISTEMA ESTADUAL ANÁLISE DE DADOS-SEADE. Reforma do Estado. Cadernos do Fórum de São Paulo Século XXI. Caderno 16. São Paulo, 1999. Disponível em:<https://www3.al.sp.gov.br/historia/forum-XXI/
cadernos/Reforma%20do%20Estado.pdf>. Acesso em: 22 abr. 2023.
RICCI, Rudá. A militarização das escolas públicas. In: CÁSSIO, Fernando (Org.). Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2019, p. 127-136.
ROSTAS, Márcia Helena Sauaia Guimarães; ABREU, Alexandre Kerson. O Discurso Pedagógico na Ditadura Militar: Educação Moral e Cívica & Currículo Escolar. Educação, Santa Maria, v. 41, n.2, p. 387-398, 2016, Disponível em: < https://periodicos.ufsm.br/
reveducacao/article/view/15972>. Acesso em: 19 jun. 2019.
SALDAÑA, Paulo; CARAZZAI, Estelita Hass; GAMBA, Estevão; TAKAHASHI, Fábio. Escolas militares e colégios civis com o mesmo perfil têm desempenho Similar. Folha de São Paulo. São Paulo, 2019. Disponível em:<https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/02/
escolas-militares-e-colegios-civis-com- mesmo-perfil-tem-desempenho-similar.shtml >. Acesso em: 12 maio 2019.
SANTOS, Emily. Escolas cívico-militares têm meta, eficácia e desempenho desconhecidos. G1, São Paulo, 2022. Disponível em:<https://g1.globo.com/educacao/noticia/2022/12/13/
escolas-civico-militares-tem-meta-eficacia-e-desempenho-desconhecidos-veja
-6-pontos-sobre-a-bandeira-de-bolsonaro-na-educacao.ghtml>. Acesso em: 21 abr. 2023.
SANTOS, Emily; PUTINI, Júlia. Escolas cívico-militares: decisão do governo é pouco efetiva e não acaba com militarização, dizem especialistas. G1 Educação, [S.l.], 2023. Disponível em:< https://g1.globo.com/educacao/noticia/2023/07/13/escolas-civico-militares-decisao
-do-governo-e-pouco-efetiva-e-nao-acaba-com-militarizacao-dizem-especialistas.ghtml>. Acesso em: 13 jul. 2023.
SILVA, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da; MARTINS, Francini Scheid; SANTOS, Iaçana Pauvelz dos. PROGRAMA NACIONAL DAS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES:
PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA O BRASIL? Revista Educação em Foco, Juiz de Fora Vol. 27, Fluxo Contínuo, 2022, p. 1-16. Disponível em:<https://periodicos.ufjf.br/index.
php/edufoco/article/download/36306/25457>. Acesso em 13 jul. 2023.
SILVA, Gabriele.Tudo sobre o Colégio Militar. Educa Mais Brasil, [S.I.], 2018. Disponível em:< https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/tudo-sobre-o-colegio-militar>. Acesso em: 16 maio 2019.
SOUZA, Murilo. Projeto revoga programa de escolas cívico-militares do governo Bolsonaro. Agência Câmara de Notícias, Câmara dos deputados, Brasília, 2023.Disponível em
https://www.camara.leg.br/noticias/944526-projeto-revoga-programa-de-escolas-civico-militares-do-governo-bolsonaro/>. Acesso em: 20 abr. 2023.
SPAUTZ, Dagmara. Escolas federais custam menos que as militares e têm desempenho superior no Enem.[S.I.]. Nsctotal, 2019. Disponível em:<https://www.nsctotal.com.br/
colunistas/dagmara-spautz/escolas-federais-custam-menos-que-as- militares-e-tem-
desempenho-superior>. Acesso em: 23 maio 2019.
STAMPA, Inez; RAMOS, Moacyr Salles. Subversão e Resistência Docente: notas sobre a ditadura militar e o Progama Escola sem Partido. Espaço do Currículo, [S.l.], v.9, n.2, p.249- 270, 2019 . Disponível em:< https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt- BR&as_sdt
=0%2C5&q=SUBVERS%C3%83O+E+RESIST%C3%8ANCIA+DOCENTE %3A+
notas+sobre+a+ditadura+militar+e+o++Programa+Escola+sem+Partido+&btnG>. Acesso em: 20 jun. 2019.
VIANA, Giomar, LIMA, Jandir Ferrera. Capital Humano e Crescimento Econômico. Interações. [S.l.],V11.n. 12, p. 137-148, 2010. Disponível em: <http://www.lo.unisal.br/nova/
sala2008/sala2008_2/textos/educacao_regime.pdf >. Acesso em: 18 jun. 2019.
WESTIN, Ricardo. Militarização de colégio público divide opiniões. Jornal do Senado, Brasília, Ano XIV, No 679, p. 08, 2019. Disponível em:< https://www12.senado. leg.br/jornal/edicoes/2019/06/11/jornal.pdf#page=8>. Acesso em: 23 maio 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.