Um olhar sobre o Ensino de Química para os alunos surdos do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.654Palavras-chave:
Alunos surdos; Ensino médio; Química.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo investigar as intervenções didático-pedagógicas no Ensino Médio para o ensino de Química aos alunos surdos. Os procedimentos metodológicos foram baseados em uma revisão sistemática descritiva da literatura de artigos dos últimos cinco anos (2017 - 2022). As bases de dados selecionadas foram Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Os resultados encontrados após utilizar as palavras-chave resultaram em 50 artigos e, após as análises dos títulos, resumos e metodologias, somente três contemplaram o tema proposto. A partir do que foi averiguado, foi possível identificar quais os recursos didáticos utilizados pelos professores como estratégia de ensino para a promoção da aprendizagem de conteúdos de Química no Ensino Médio no contexto de inclusão escolar do aluno surdo.
Downloads
Referências
BRASIL. Decreto n. 5.626, de 2005. Regulamenta a Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o Art. 18 da Lei n. 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, 22 dez. 2005.
BRASIL. Lei n. 10.436, de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 25 abr. 2002.
BRASIL. Lei n. 13.146. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Coleção de leis da República Federativa do Brasil, Diário Oficial da União, Brasília, 07 de julho de 2015, Seção 1, p. 2.
LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência. Cadernos cedes, v. 26, p. 163-184, 2006.
MALLMANN, Fagner Michel et al. A inclusão do aluno surdo no ensino médio e ensino profissionalizante: um olhar para os discursos dos educadores. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 20, p. 131-146, 2014.
MIRANDA, Arlete Aparecida Bertoldo. Educação especial no Brasil: desenvolvimento histórico. Cadernos de História da Educação, v. 7, 2008.
ROSIN-PINOLA, Andréa Regina; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira. Inclusão escolar, formação de professores e a assessoria baseada em habilidades sociais educativas. Revista brasileira de educação especial, v. 20, n. 03, p. 341-356, 2014.
SAMPAIO, Rosana Ferreira; MANCINI, Marisa Cotta. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Brazilian Journal of Physical Therapy, v. 11, p. 83-89, 2007.
SOUSA, S. F. de, SILVEIRA, H. E. Terminologias químicas em Libras: a utilização de sinais na aprendizagem de alunos surdos. Química Nova na Escola, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.