Um olhar sobre o Ensino de Química para os alunos surdos do Ensino Médio

Autores

  • Cecilia Regina Galdino Soares Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA
  • Marcilene dos Santos Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA
  • Leonardo Andrade Gomes Nunes Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.654

Palavras-chave:

Alunos surdos; Ensino médio; Química.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar as intervenções didático-pedagógicas no Ensino Médio para o ensino de Química aos alunos surdos. Os procedimentos metodológicos foram baseados em uma revisão sistemática descritiva da literatura de artigos dos últimos cinco anos (2017 - 2022). As bases de dados selecionadas foram Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Os resultados encontrados após utilizar as palavras-chave resultaram em 50 artigos e, após as análises dos títulos, resumos e metodologias, somente três contemplaram o tema proposto. A partir do que foi averiguado, foi possível identificar quais os recursos didáticos utilizados pelos professores como estratégia de ensino para a promoção da aprendizagem de conteúdos de Química no Ensino Médio no contexto de inclusão escolar do aluno surdo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecilia Regina Galdino Soares, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Doutoranda em Educação (UFGD) Mestre em Saúde da Criança e Adolescente (UECE). Especialista em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas (FAR) Graduada em Letras (UEMA). Graduada em Fonoaudiologia (UNIARA). . Professora do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Atualmente é coordenadora do curso de Licenciatura em Formação Pedagógica do IFMA Campus Caxias. Desenvolve estudos na área de Educação, com ênfase na educação inclusiva.

Marcilene dos Santos Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Curso de Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão ( IFMA) - Campus Caxias. Bolsista pesquisadora PIBIC/IFMA de 2020 - 2021. Bolsista PIBIC/FAPEMA em 2021-2022, além de ter  desenvolvido artigos na área da Educação sobre Planejamento e Avaliação, e as Inteligências Múltiplas. Possuo projetos de Extensão e Ensino. Participação em Congressos Nacionais o qual pude perceber uma vasta literatura de conhecimentos.   

Leonardo Andrade Gomes Nunes, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia do Maranhão - IFMA. Acadêmico em Licenciatura em Química. Monitor e Participante do II Fórum Dos Estudantes Da Graduação Do IFMA(2019).
Fiscal do seletivo para ingresso no Ensino Médio IFMA em 2020. Participante do VI Simpósio de Química(2020). Participante do I Ciclo De Palestras Sobre Meio Ambiente E Sociedade Tecnológica IFMA Campus Caxias, Chemsketch, Química Coloidal Inovação Biotecnológicas para uma vida melhor, Analises de Dados, Química dos Alimentos, Erros de Dados Experimentais em Laboratório, computação e sustentabilidade, A Aplicação de Scaffolds a base de Polissacarídeos e Hidroxiapatia como Biomateriais para Aplicações em Engenharia Tecidual Óssea, Cultura Digital, Relação Estrutura - Atividade Quantitativa (QSAR): principais métodos e exemplos.

Referências

BRASIL. Decreto n. 5.626, de 2005. Regulamenta a Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o Art. 18 da Lei n. 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, 22 dez. 2005.

BRASIL. Lei n. 10.436, de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 25 abr. 2002.

BRASIL. Lei n. 13.146. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Coleção de leis da República Federativa do Brasil, Diário Oficial da União, Brasília, 07 de julho de 2015, Seção 1, p. 2.

LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência. Cadernos cedes, v. 26, p. 163-184, 2006.

MALLMANN, Fagner Michel et al. A inclusão do aluno surdo no ensino médio e ensino profissionalizante: um olhar para os discursos dos educadores. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 20, p. 131-146, 2014.

MIRANDA, Arlete Aparecida Bertoldo. Educação especial no Brasil: desenvolvimento histórico. Cadernos de História da Educação, v. 7, 2008.

ROSIN-PINOLA, Andréa Regina; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira. Inclusão escolar, formação de professores e a assessoria baseada em habilidades sociais educativas. Revista brasileira de educação especial, v. 20, n. 03, p. 341-356, 2014.

SAMPAIO, Rosana Ferreira; MANCINI, Marisa Cotta. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Brazilian Journal of Physical Therapy, v. 11, p. 83-89, 2007.

SOUSA, S. F. de, SILVEIRA, H. E. Terminologias químicas em Libras: a utilização de sinais na aprendizagem de alunos surdos. Química Nova na Escola, 2011.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-06-13

Como Citar

Galdino Soares, C. R. ., dos Santos Silva, M., & Andrade Gomes Nunes, L. . (2023). Um olhar sobre o Ensino de Química para os alunos surdos do Ensino Médio. Devir Educação, 7(1), e–654. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.654

Edição

Seção

Artigos