Novo Ensino Médio: desafios e expectativas

Autores

  • Eliane Ricarte Rodrigues Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Geremias Dourado da Cunha Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • George Saliba Manske Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.640

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio. Formação docente. Ambiente Escolar.

Resumo

A proposta intitulada como Novo Ensino Médio foi apresentada, em tempo recorde, como solução a um ensino médio classificado como sucateado e arcaico. Ela não passou por consulta pública suficiente, deixando especialistas, gestores e professores preocupados com sua implantação, gerando questionamentos como o que esperar de um modelo que não considera as particularidades de um país de tantas diferenças?  Sendo assim, buscou-se com este trabalho discutir sobre o Novo Ensino Médio (NEM) elencando as mudanças, desafios e restrições que gestores, professores e alunos encontrarão com a implantação deste modelo de ensino.  O percurso metodológico se deu por meio de uma pesquisa bibliográfica com base em autores como Meneses (1999), Cury (2002), Cardoso e Lima (2018), Cássio e Catelli Jr. (2019), Sales; Oliveira (2022), além de analisar documentos normativos da educação brasileira com abordagem qualitativa. Por meio dos resultados, nota-se o NEM como um modelo neoliberal que poderá apresentar diversas implicações, desde a execução de itinerários formativos à disponibilidade de profissionais capacitados. Alguns detalhes ainda não estão bem claros, como os mecanismos que as universidades adotarão para atender o § 16, do Art. 26, que sugere que os conteúdos cursados durante o ensino médio poderão ser convalidados para aproveitamento de créditos no ensino superior. Assim, muitos desafios virão para gestores, professores e alunos, sendo necessário mais estudo nesta área de pesquisa.

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Biografia do Autor

Eliane Ricarte Rodrigues, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutoranda em Educação pela UNIVALI/FCR, Mestre em Letras-UNIR, Possui graduação em Letras - Português e Inglês - Faculdades Integradas de Cacoal (2015). Atualmente é professor do Estado de Rondônia-SEDUC. Pós graduada em Didática do Ensino Superior pela Faculdades Integradas de Cacoal- Facimed. Pesquisadora nas linhas: Estudos linguísticos literários e socioculturais- GELLSO

Geremias Dourado da Cunha, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

 Doutorando em Educação pelo Programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (CEULJI/ULBRA) e em Química pelo Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologias campus Ji-Paraná. Pós graduado latu sensu em Gestão e Educação Ambiental pela Faculdade São Paulo (MULTIRON), Mestre em Ciências Ambientais (PGCA) pela Universidade Federal de Rondônia, campus Rolim de Moura/RO.  Professor de Química da rede pública estadual de Rondônia, do Colégio Tiradentes da Polícia Militar - CTPM VI. 

George Saliba Manske, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutor em Educação (UFRGS). Docente dos cursos de Educação Física e dos Programas de Pós Graduação em Educação (PPGEDU) e Saúde e Gestão do Trabalho (PPGSGT) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estudos Culturais (GEPEC/CNPQ).

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Publicado

2023-07-13

Como Citar

Ricarte Rodrigues, E., Dourado da Cunha, G., & Saliba Manske, G. . (2023). Novo Ensino Médio: desafios e expectativas. Devir Educação, 7(1), e–640. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.640

Edição

Seção

Artigos