Tecnologias digitais na escolarização de estudantes com dislexia uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.614Palavras-chave:
Processo de Ensino-Aprendizagem, Dislexia, Tecnologias Digitais da Informação e ComunicaçãoResumo
A dislexia é um transtorno específico de aprendizagem, de origem neurobiológica, caracterizada pela dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. A utilização de recursos tecnológicos em sala de aula pode ser considerada como uma prática adequada, em que o professor a utiliza para estimular o desenvolvimento das habilidades de leitura na intenção de ofertar aprendizagens mais significativas para os estudantes. Assim, o objetivo principal desta pesquisa consistiu em revisar a literatura nacional e internacional sobre o uso das tecnologias digitais no âmbito da dislexia. Para tanto, utilizaram-se as seguintes bases de dados: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Education Resources Information Center (ERIC). Para a realização das buscas, foram utilizados os descritores “Dislexia” and “Tecnologia” (BDTD e SciELO) e “Technology” and “Dyslexic” (ERIC). Ao todo foram levantadas para o presente artigo 18 produções acadêmicas, em relação às categorias temáticas observamos que as categorias Recursos e Ensino Superior alocaram os maiores números de produções, com quatro cada, em seguida temos Acessibilidade e Software (3); Formação Docente e Tecnologia Assistiva (2); Ambiente Virtual de Aprendizagem, Educação à Distância, Ensino Remoto, Fontes e Ludicidade (1). Algumas produções foram alocadas em mais de uma categoria, uma vez que contemplavam mais de uma temática. Evidencia-se a relevância de mais publicações sobre o assunto, sobretudo no âmbito da Educação Básica, com vistas a contribuir com o trabalho de professores, educadores, familiares, e profissionais da educação que apresentam interesse na área da dislexia e tecnologias digitais.
Downloads
Referências
ABD. O que é a Dislexia?. Associação Brasileira de Dislexia, 2016. Disponível em: https://www.dislexia.org.br/o-que-e-dislexia/. Acesso em: 10 fev. 2022
ADAMU, Idris; SOYKAN, Emrah. Content Analyses on the Use of Technology in Dyslexia: The Articles in the Web of Science Data Base. International Online Journal of Education and Teaching, [s. l.], v. 6, ed. 4, p. 789-797, 2019. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22technology%22+and+%22dyslexia%22&pr=on&id=EJ1246504. Acesso em: 21 jul. 2022.
AND. Sinais Comuns de Dislexia. Associação Nacional de Dislexia, 20--. Disponível em: https://www.andislexia.org.br. Acesso em: 12 fev. 2022
ANJOS, Alexandre Martins; SILVA, Glaucia Eunice Gonçalves. Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) na Educação. 2018. Secretaria de Tecnologia Educacional. Universidade do Mato Grosso do Sul. Disponível em: https://www.educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/429662/2/Tecnologias%20Dig itais%20da%20Informa%C3%A7%C3%A3o%20e%20da%20Comunica%C3%A7% C3%A3o%20%28TDIC%29%20na%20Educa%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 30 jul. 2022.
BASTOS, Liziane Forner. O uso das TIC na promoção da acessibilidade de estudantes disléxicos na UFSM. 2018. 137 f. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional de Tecnologias em Rede) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/15838. Acesso em: 17 jul. 2022
BENMARRAKCHI, Fatimaezzahra; EL KAFI, Jamal Investigating Reading Experience of Dyslexic Children through Dyslexia-Friendly Online Learning Environment. International Journal of Information and Communication Technology Education, [s. l.], v. 17, ed. 1, p. 105-119, 2021. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22technology%22+and+%22dyslexia%22&pr=on&id=EJ1282035. Acesso em: 20 jul. 2022.
BONIFACCI, Paola. et al. Text-to-Speech Applications to Reduce Mind Wandering in Students with Dyslexia. Journal of Computer Assisted Learning, [s. l.], v. 38, ed. 2, p. 440-454, abr. 2022. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22technology%22+and+%22dyslexia%22&pr=on&ff1=dtySince_2021&id=EJ1327629. Acesso em: 20 jul. 2022.
BRANTE, Eva Wennås; HOLMQVIST, Mona Reading from Multimedia Materials: Benefits of Non-Congruent Pictures on Reading Comprehension for Dyslexic Readers. Turkish Online Journal of Educational Technology - TOJET, [s. l.], v. 16, ed. 1, p. 101-114, jan. 2017. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22technology%22+and+%22dyslexia%22&pr=on&pg=4&id=EJ1124884. Acesso em: 19 jul. 2022.
CAIN, Melissa; FANSHAWE, Melissa. Expectations for Success: Auditing Opportunities for Students with Print Disabilities to Fully Engage in Online Learning Environments in Higher Education. Australasian Journal of Educational Technology, [s. l.], v. 37, ed. 3, p. 137-151, 2021. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22technology%22+and+%22dyslexia%22&pr=on&pg=3&id=EJ1316331. Acesso em: 20 jul. 2022.
CIDRIM, Luciana; MADEIRO, Francisco. Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) aplicadas à dislexia: revisão de literatura. Revista CEFAC. 2017, v. 19, n. 1, p. 99-108. jan-fev 2017. ISSN 1982-0216. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-021620171917916. Acesso em: 18 jul. 2022
CIDRIM, Luciana; BRAGA, Pedro Henrique Magalhães; MADEIRO, Francisco. Desembaralhando: um aplicativo para a intervenção no problema do espelhamento de letras por crianças disléxicas. Revista CEFAC. 2018, v. 20, n. 1, p. 13-20, jan-fev. 2018. ISSN 1982-0216. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0216201820111917. Acesso em: 18 jul. 2022
CHARALAMBOUS, Theodora; PAPADIMA-SOPHOCLEOUS, Salomi; GIANNIKAS, Christina Nicole. The Integration of Assistive Technologies in the SEN EAP Classroom: Raising Awareness. Research-publishing.net, [s. l.], p. 65-88, 2021. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22technology%22+and+%22dyslexia%22&pr=on&pg=3&id=ED614870. Acesso em: 20 jul. 2022.
GAGGIOLI, Cristina. Digital Classroom and Students with Learning Disorders: A Study to Improve Learning Processes and Teaching Practices. Research on Education and Media, [s. l.], v. 10, ed. 2, p. 26-35, dez. 2018. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22technology%22+and+%22dyslexia%22&pr=on&pg=5&id=EJ1239701. Acesso em: 20 jul. 2022.
JOANNIDOU, Shaunna; SIME, Julie-Ann. Comics for Inclusive English Language Learning: The CIELL App, Supporting Dyslexic English Language Learners. Research-publishing.net, [s. l.], p. 161-166, ago. 2021. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22technology%22+and+%22dyslexia%22&pr=on&ff1=dtySince_2021&id=ED617972. Acesso em: 20 jul. 2022
KIM, Sunjung; WISEHEART, Rebecca; WALDEN, Patrick .. Do Multimedia Instructional Designs Enhance Comprehension in College Students with Dyslexia?. Journal of Postsecondary Education and Disability, [s. l.], v. 31, ed. 4, p. 351-365, 2018. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22technology%22+and+%22dyslexia%22&pr=on&pg=2&id=EJ1214257. Acesso em: 20 jul. 2022.
MEJIA, C. et al. A Novel Web-Based Approach for Visualization and Inspection of Reading Difficulties on University Students. IEEE Transactions on Learning Technologies, [s. l.], v. 10, ed. 1, p. 53-67, jan-mar. 2017. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22technology%22+and+%22dyslexia%22&pr=on&pg=5&id=EJ1141042. Acesso em: 19 jul. 2022.
MORASCO JUNIOR, Marcos Airton. Parâmetros gráfico-inclusivos para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem digitais voltados ao público infantil. 2018. 124 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2018. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/157459. Acesso em: 17 jul. 2022
PINI, Wanessa Cavaglieri Santos. Dislexia e a formação de docentes: elaboração de um curso à distância para professores do ensino regular. 2019. 136 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, Bauru, 2019. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-26082019-195300/pt-br.php. Acesso em: 17 jul. 2022
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.
SCHUARTZ, Antonio Sandro; SARMENTO, Helder Boska de Moraes. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e processo de ensino. Revista Katálysis, [s. l.], v. 23, n. 3, p. 429-438, set-out. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/xLqFn9kxxWfM5hHjHjxbC7D/?lang=pt#. Acesso em: 2 ago. 2022.
SHAYWITZ, Sally. Entendendo a dislexia: um novo e completo programa para todos os níveis de problemas de leitura. Porto Alegre: Artmed, 2006.
SILVA, Shirley dos Santos. Oficina pedagógica para docentes em formação: concepção de jogos educativos para alunos com dislexia. 2019. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12185. Acesso em: 18 jul. 2022
SOKOLIK, Maggie. The Nexus of Accessibility and Pedagogy: What Every Online Instructional Designer Should Know. TESL-EJ, [s. l.], v. 21, ed. 4, p. 1-12, fev. 2018. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22technology%22+and+%22dyslexia%22&pr=on&pg=7&id=EJ1172570. Acesso em: 20 jul. 2022.
ZAWADKA, Joanna. et al. Remote Learning among Students with and without Reading Difficulties during the Initial Stages of the COVID-19 Pandemic. Education and Information Technologies, [s. l.], v. 26, ed. 6, p. 6973-6994, nov. 2021. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=%22technology%22+and+%22dyslexia%22&pr=on&pg=3&id=EJ1316523. Acesso em: 20 jul. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.