Mulheres negras na educação profissional e tecnológica: um olhar sobre a produção científica

Autores

  • Jose Wellington da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
  • Natal Lânia Roque Fernandes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.612

Palavras-chave:

Mulher Negra; Educação Profissional e Tecnológica; Gênero; Raça

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um panorama da produção científica sobre questões relacionadas à mulher negra no espaço educativo da Educação Profissional e Tecnológica, no intuito de analisar como essas questões são abordadas no âmbito da EPT. Trata-se de uma pesquisa do tipo bibliográfica, realizada por meio de levantamento de publicações do período de 2012 a 2022, com dados divulgados no Catálogo da CAPES, no Google Acadêmico, na Base SciELO Brasil, dispostos em teses, dissertações, artigos e monografias. Com base no conceito de interseccionalidade, foram analisadas oito pesquisas que tratam da relação gênero, raça e educação profissional. Pode-se perceber que estudos sobre a mulher negra na EPT são poucos e secundarizados, mostrando uma lacuna que precisa ser superada por pesquisas que levem em consideração outras categorias, como a subjetividade, para analisar a presença da mulher negra naqueles espaços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Wellington da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, através do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT. Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (2009). Especialista em Biologia Parasitária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí e em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal do Ceará. Servidor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Sobral, com o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais. Tem experiência na área de educação, como professor da educação básica e também na área de Apicultura, com ênfase em manejo de colmeias de Apis Mellifera L.. Atualmente é chefe de gabinete da direção-geral do IFCE campus de Sobral

Natal Lânia Roque Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB, Especialização em Novas Tecnologias na Educação pela UFPB, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos-SP e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará, com período sanduíche na Universidade do Porto-Portugal. Professora do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo da Educação- GIPEE e do Grupo de estudo em (auto)biografia, currículo e identidade - BIOGRACI.

Referências

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 05 de janeiro de 2021. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília: 2021. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-297767578 . Acesso em: 07 maio 2022.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da educação básica 2020: resumo técnico [recurso eletrônico] – Brasília: INEP, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas e indicadores/resumotecnicocensoescolar2020.pdf. Acesso em: 28 maio 2022.

BRASIL. Lei nº 12.711 de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Brasília: 2021. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 01 abr. 2022.

BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 16/99 de 05 de outubro de 1999. Trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Brasília: 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf_legislacao/tecnico/legisla_tecnico_parecer1699.pdf. Acesso em: 01 abr. 2022.

BENTO, Maria Aparecida da Silva. A mulher negra no mercado de trabalho. Revista Estudos Feministas. v. 3, n. 2, 1995. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/16466>. Acesso em: 28 maio 2022.

CISNE, Mirla. Gênero, divisão sexual do trabalho e Serviço Social. São Paulo: Outras Expressões, 2012.

CONCEIÇÃO, Caliane Costa dos Santos; MOTA, Luiza Matos. Cientistas Negras na Educação Profissional e Tecnológica: Um Estudo no IFBA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 21, 2021. Disponível em: <https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12889>. Acesso em: 01 abr. 2022.

CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Trad. Liane Schneider. Dossiê III Conferência Mundial contra o Racismo. Revista de Estudos Feministas. 10 (1), 2002. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ref/a/mbTpP4SFXPnJZ397j8fSBQQ/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 19 maio 2022.

DAMASCENO, Heide de Jesus; ALMEIDA, Magali da Silva. O Acesso de Mulheres Negras à Educação Pública em Salvador: do Ensino Médio (IFBA) ao Superior (UFBA). In: XX REDOR, 2018, Salvador. Anais XX Encontro Internacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisa sobre Mulher e Relações de Gênero. Salvador, 2018. Disponível em: <https://www.sinteseeventos.com/site/redor/GT1/GT1-28_Heide.pdf>. Acesso em: 01 abr. 2022.

DIEESE. Mulheres no mercado de trabalho brasileiro: velhas desigualdades e mais precarização. Brasil, 2022. Disponível em: < https://www.dieese.org.br/boletimespecial/2022/mulher.html>. Acesso em: 05 abr. 2022.

EUCLIDES, Simone Maria. O acesso ao ensino agrotécnico como fator de emancipação profissional de jovens negras. 2012. 125f. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2012. Disponível em: <https://www.locus.ufv.br/bitstream/123456789/4163 /1/texto%20completo.pdf>. Acesso em: 01 abr. 2022.

FERREIRA, Cláudia Aparecida Avelar; NUNES, Simone Costa. Mulheres Negras no Mercado de Trabalho: Interseccionalidade entre Gênero, Raça e Classe Social. XLIII Encontro da ANPAD, São Paulo, 2019. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/abrir_pdf.php?e=MjcxMDU=>. Acesso em: 28 maio 2022.

FREITAS, Taís Pereira. Tintas pretas e papéis brancos: educadoras negras e emancipação. 2015. 230 f. Tese (Programa de Pós-graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, São Paulo, 2015. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/127847>. Acesso em: 01 abr. 2022

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1996.

GOMES, Nilma Lino. Mulheres Negras e Educação: Trajetórias de Vida, Histórias de Luta. In: I SIMPÓSIO INTERNACIONAL, 2000, Salvador. Anais Eletrônicos. Salvador, 2000. Disponível em: . Acesso em: 25 set. 2021.

GONZALEZ, Lélia. Por um Feminismo Afro-Latino-Americano: Ensaios, Intervenções e Diálogos Rio Janeiro: Zahar, 2020.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós estruturalista. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1997.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

IBGE. PNAD Contínua – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - Educação. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101736_informativo.pdf>. Acesso em: 28 maio 2022.

LIMA, Carolina Akie Ochiai Seixas. A Trajetória da Profissionalização do Negro em Mato Grosso (séc. XIX a XXI). Revista Outras Fronteiras, v. 1, p. 25-40, 2014. Disponível em: <https://periodicoscientificos.ufmt.br/outrasfronteiras/index.php/outrasfronteiras/article/view/112>. Acesso em: 28 maio 2022.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Editora Atlas, 2003.

MENDES, Linidelly Rocha. Política de assistência estudantil no ensino técnico: um estudo sobre a permanência de alunas negras no IFB – campus São Sebastião. 2019. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania) - Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: <https://repositorio.unb.br/handle/10482/38439>. Acesso em: 02 abr. 2022.

MENDES, Linidelly Rocha. Desigualdade de gênero e raça no ensino técnico: influências no acesso e na permanência das alunas negras do Instituto Federal de Brasília Campus São Sebastião. 2015. Monografia (Bacharelado em Serviço Social) - Universidade de Brasília, Brasília, 2015. Disponível em: <https://bdm.unb.br/handle/10483/13096>. Acesso em: 02 abr. 2022.

MOREIRA, Maria Regina de Ávila et al. O lugar de gênero na formação da/o assistente social. In: X ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM SERVIÇO SOCIAL. Anais. Recife, 2006. Disponível em: http://www.cpihts.com/PDF05/O%20lugar%20d

e%20g%C3%AAnero%20na%20forma%C3%A7 %C3%A3o%20do%20AS.pdf. Acesso em: 02 abr. 2022.

OLIVEIRA, Brenda Cardoso de; MACEDO, Cátia Oliveira. Mulheres Negras e o Trabalho: uma Discussão com o Ensino Médio Integrado a partir de Práticas Interdisciplinares entre a História e a Geografia na Educação Profissional e Tecnológica. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, v. 3, n. 1, p. 38-64, 2021. Disponível em: https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/55. Acesso em: 21 abr. 2022.

OLIVEIRA, Maria Aparecida Costa. et.al. A Presença da Mulher Negra e o Empoderamento Feminino no Currículo: um Estudo no Instituto Federal de Rondônia (IFRO). In: Revista EDUCAmazônia, Educação, Sociedade e Meio Ambiente. Universidade Federal do Amazonas. v. 22, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/5766. Acesso em: 02 abr. 2022.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

SCOTT, Joan Wallach. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. In: Educação & Realidade. Porto Alegre: Faculdade de Educação - UFRGS, v. 20, n. 2, 1995.

SOARES, Cecília Conceição Moreira et al. Mulher negra no mundo do trabalho identidade étnico-racial na educação profissional. In: Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação, v. 23, n. 52, 2017. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/20093>. Acesso em: 21 abr, 2022.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

da Silva, J. W., & Roque Fernandes, N. L. (2023). Mulheres negras na educação profissional e tecnológica: um olhar sobre a produção científica. Devir Educação, 7(1), e–612. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.612

Edição

Seção

Artigos