Mulheres negras na educação profissional e tecnológica: um olhar sobre a produção científica

Autores

  • Jose Wellington da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
  • Natal Lânia Roque Fernandes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.612

Palavras-chave:

Mulher Negra; Educação Profissional e Tecnológica; Gênero; Raça

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um panorama da produção científica sobre questões relacionadas à mulher negra no espaço educativo da Educação Profissional e Tecnológica, no intuito de analisar como essas questões são abordadas no âmbito da EPT. Trata-se de uma pesquisa do tipo bibliográfica, realizada por meio de levantamento de publicações do período de 2012 a 2022, com dados divulgados no Catálogo da CAPES, no Google Acadêmico, na Base SciELO Brasil, dispostos em teses, dissertações, artigos e monografias. Com base no conceito de interseccionalidade, foram analisadas oito pesquisas que tratam da relação gênero, raça e educação profissional. Pode-se perceber que estudos sobre a mulher negra na EPT são poucos e secundarizados, mostrando uma lacuna que precisa ser superada por pesquisas que levem em consideração outras categorias, como a subjetividade, para analisar a presença da mulher negra naqueles espaços.

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Biografia do Autor

Jose Wellington da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, através do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT. Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (2009). Especialista em Biologia Parasitária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí e em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal do Ceará. Servidor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Sobral, com o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais. Tem experiência na área de educação, como professor da educação básica e também na área de Apicultura, com ênfase em manejo de colmeias de Apis Mellifera L.. Atualmente é chefe de gabinete da direção-geral do IFCE campus de Sobral

Natal Lânia Roque Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB, Especialização em Novas Tecnologias na Educação pela UFPB, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos-SP e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará, com período sanduíche na Universidade do Porto-Portugal. Professora do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo da Educação- GIPEE e do Grupo de estudo em (auto)biografia, currículo e identidade - BIOGRACI.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-07-31

Como Citar

da Silva, J. W., & Roque Fernandes, N. L. (2023). Mulheres negras na educação profissional e tecnológica: um olhar sobre a produção científica. Devir Educação, 7(1), e–612. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.612

Edição

Seção

Artigos