A tutoria do mestrado profissional no contexto pandêmico
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.607Palavras-chave:
Tutoria acadêmica virtual; Mestrado profissional em educação; Aprendizagem colaborativa.Resumo
O objetivo deste artigo é analisar se e como a tutoria do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: Formação de Formadores, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, que, em 2020, ocorreu de modo virtual devido à pandemia, gerou aprendizagem colaborativa e crítica para tutores e tutorados. Os dados foram produzidos por meio de grupo de discussão, em que três mestrandos avaliaram o processo de tutoria on line com a participação de duas tutoras. A análise dos dados inspirou-se na Análise de Prosa. Os resultados indicam que a tutoria acadêmica, mesmo entre telas, gerou aprendizagem para os envolvidos. As relações afetivas estabelecidas e a construção de vínculos criados nas relações interpessoais produziram confiança e ajuda mútua e favoreceram um ambiente propício à aprendizagem colaborativa e crítica.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Diários de itinerância, recurso para formação e avaliação de estudantes universitários. Estudos em avaliação educacional, São Paulo: Fundação Carlos Chagas, v. 23, n. 51, p. 250-269, jan./abr. 2012. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1961 Acesso em: 26 jun. 2022.
ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Relações Interpessoais potencializadoras do trabalho colaborativo na formação de professores. In. ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. O coordenador pedagógico e o trabalho colaborativo na escola. São Paulo: Edições Loyola, 2016, p. 25-40.
ANDRÉ, Μarli Eliza Dalmazo Afonso de. Texto, contexto e significado: algumas questões na análise de dados qualitativos. Cadernos de Pesquisa, [S.l.], v.45, p.66-71, maio 1983. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/1491/1485. Acesso em: 10 dez. 2020.
ANDRÉ, Μarli Eliza Dalmazo Afonso de; et al. Tutoria acadêmica no mestrado profissional: um aprendizado compartilhado. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 25, n. 47, p. 37-50, set./dez. 2016. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/3207/2076 Acesso em: 11 out. 2021.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 359-371, maio/ago., 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/GxgXTXCCBkYzdHzbMrbbkpM/abstract/?lang=pt Acesso em: 17 jun. 2021.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e Educação: figuras do indivíduo-projeto. RN: EDUERN, 2014.
FERREIRA, Fernando Ilídio; FLORES, Maria Assunção. Repensar o sentido de comunidade de aprendizagem: contributos para uma concepção democrática emancipatória. In: FLORES, Maria Assunção; FERREIRA, Fernando Ilídio. Currículo e comunidades de aprendizagem: desafios e perspectivas. Santo Tirso: De Facto Editores, 2012, p. 202-248.
JOSSO, Marie-Christine. Histórias de vida e projeto: a história de vida como projeto e as “histórias de vida” a serviço de projetos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 11-23 ,jul./dez. 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/FPRNJxFHvDf8jX5Yx55ThhH/abstract/?lang=pt Acesso em: 3 jun. 2021.
KULNIG, Rita de Cássia Mitleg; REIS, A. T.; SANTOS, Luane Neves. Da experiência de tutoria à aprendizagem de orientação. In: EDUCERE - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12., 2015, Curiba. ANAIS… Curitiba: PUCPR, 2015, p. 40913-40920. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17964_10756.pdf Acesso em: 27 set. 2021.
MAGALHÃES, Maria Cecília Camargo. O método para Vygotsky: a zona proximal de desenvolvimento como zona de colaboração e cri¬ticidade criativas. In: SCHETTINI, Rosemary Hohlenwerger, et al. (Orgs.). Vygotsky: uma revisita no início do século XXI. São Paulo: Andross, 2009. – (Linguagem em movimento), p. 53-78.
TORRES, Patrícia Lupion; ALCÂNTARA, Paulo.; IRALA., Esrom Adriano Freitas. Grupos de consenso: uma proposta de aprendizagem colaborativa para o processo de ensino-aprendizagem. Revista Diálogo Educacional, 4(13), 2004, 129-145. Disponível em: https://doi.org/10.7213/rde.v4i13.7052 Acesso em: 20 jun. 2022.
PASSARELLI, Lilian MARIA GHIURO. Conexão entre pesquisa e prática na sala de aula: do produto para o processo. In: PASSARELLI, Lilian MARIA GHIURO. Ensinando a escrita: o processual e o lúdico. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2004. p. 79-101.
PASSARELLI, Lilian MARIA GHIURO. Ensino e correção na produção de textos escolares. São Paulo: Cortez, 2012.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas autobiográficas: solidariedade e ética em educação. Rizoma Freireano, n. 11, 2011a. Disponível em http://www.rizoma-freireano.org/narrativas-autobiograficas-solidariedade-e-etica-em-educacao-maria-da-conceicao-passeggi. Acesso em 08 set. 2020.
PASSOS, Laurizete Ferragut. Uma janela de possibilidades na educação da infância em tempos de pandemia. In: SANCHES, Emilia Maria Bezerra Cipriano Castro (Org.) et al. Uma janela de possibilidades na educação da infância em tempos de pandemia. Manifesto do Grupo de Pesquisa de Políticas Públicas da Infância- Criando PUC-SP/ Organizadoras: Emília Cipriano Sanches, Sandra Cavaletti Toquetão e Shirlei Nadaluti Monteiro – 1, ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020.
PERÉZ-GOMÉZ, Angel. A Cultura Escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
REIS, Adriana Teixeira; ARANHA, Elvira Maria Godinho.; ANDRÉ, Μarli Eliza Dalmazo Afonso de. Uso de narrativas na construção de projeto de pesquisa dos mestrandos do FORMEP/PUC-SP. Revista Ciências Humanas - Educação e Desenvolvimento Humano (UNITAU) Taubaté/SP. Brasil, v. 12, n 2, edição 24, p. 244 - 251, Maio/Agosto 2019. Disponível em: https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/537 Acesso em: 7 maio 2022.
RETALLICK, Jamie. Teacher´s Workplace Learning: towards legitimation and accreditation. Teachers and teaching: theory and practice, 5 (1), 33-50, 1999. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/1354060990050103 Acesso em: 4 maio 2022.
SIGALLA, Luciana Andréa Afonso. Tutoria acadêmica entre pares na Pós-Graduação stricto sensu: contribuições desse espaço coletivo-colaborativo de trabalho e formação. A experiência do Formep na PUCSP. 251f. 2018. TESE. (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21050 Acesso em: 3 maio 2022.
SIGALLA, Luciana Andréa Afonso; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. Aprendizagens de mestrandas do curso de Mestrado Profissional em Educação: formação de formadores (FORMEP), da PUC-SP, no contexto da tutoria acadêmica entre pares. Revista Ciências Humanas - Educação e Desenvolvimento Humano (UNITAU) Taubaté/SP. Brasil, v. 12, n 2, edição 24, p. 144 - 153, Maio/Agosto 2019. Disponível em: https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/533 Acesso em: 6 maio de 2022.
SIGALLA, Luciana Andréa Afonso, PENTEADO, Maria Emiliana Lima; PEREIRA, Rodnei. A tutoria acadêmica do programa de mestrado profissional em educação: formação de formadores, da PUC-SP: um espaço de aprendizagem colaborativa e crítica. Revista Ciências Humanas, 11(2), 2018. Disponível em: https://doi.org/10.32813/rchv11n22018artigo9 Acesso em: 5 maio 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.