Apropriações, desvios e reempregos no processo de receptividade docente às iniciativas de formação continuada
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.559Resumo
Este trabalho, de natureza bibliográfica, partiu de inquietações sobre o processo de receptividade de professores alfabetizadores às iniciativas de formação continuada. Com base na perspectiva de estudiosos do campo da formação docente bem como de autores pertencentes ao aporte teórico da História Cultural, foram estruturadas seções com o intuito de responder às seguintes questões norteadoras: Como os professores alfabetizadores recebem as iniciativas de formação continuada? Quais são os fatores determinantes para que os docentes sejam receptivos à formação continuada? Entre outros aspectos, destaca-se que, como os professores irão, de todo modo, se apropriar, desviar e reempregar o que lhes for proposto, é válido pensar que partir da análise de suas práticas e de situações corriqueiras que envolvam o trabalho docente poderia ser um caminho oportuno para que eles se sintam motivados a participar das ações formativas e a aprofundar as questões analisadas na esfera das discussões teóricas.
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