Alfabetização na concepção do programa pnaic
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.557Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar as propostas e fundamentos da alfabetização presente no programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Para tanto, optou-se pela pesquisa documental, centrando a análise nos cadernos de formação que fundamentam o referido programa. A pesquisa aproximou-se da compreensão que o PNAIC se estrutura a partir de um currículo inclusivo, que torna viável a criança se apropriar não só da leitura e da escrita, mas da alfabetização em sua dimensão política e pedagógica, respeitando a diversidade e heterogeneidade associadas a esse processo e, para tanto, coloca suas bases pedagógicas na valorização do direito à educação e no tempo de alfabetização, pensando principalmente, os currículos, a organização do trabalho pedagógico e a formação de professor.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Elementos Conceituais e Metodológicos para Definição dos Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento do Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos) do Ensino Fundamental. Brasília, dezembro/ 2012b.
BALL, Stephen. Sociologia das Políticas Educacionais e pesquisa crítico-social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa política educacional. Currículo sem fronteiras. V.6, n.2, pp10-32, Jul/Dez.2006. Disponível em: www.currículosemfronteiras.org.
CRUZ, Magno do Carmo Silva. Avaliação no ciclo de alfabetização: o monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem das crianças. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem. Brasília: MEC, SEB, 2012.
MOREIRA, Antônio Flávio; ARROYO, Miguel Gonzáles; et. al. (Coordenadores). Brasília:
MEC/Secretaria de Educação Básica, 2007.
FERNANDES, Domingos. Articulação da aprendizagem, da avaliação e do ensino: questões teóricas, práticas e metodológicas. In: ALVES, Maria Palmira; KETELE, Jean-Marie de (orgs.). Do currículo à avaliação, da avaliação ao currículo. Porto Editora: Portugal, 2011.
FREIRE, Paulo. Considerações sobre o ato de estudar. In: ________. Ação cultural para a
liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.
GATTI, Bernadete Angelina. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília:Liber Livro Editora, 2007.
HOFFMANN, Jussara. Avaliar respeitar primeiro avaliar depois - Porto Alegre; Mediação, 2013.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mito & Desafio: uma perspectiva construtivista. 18. ed.
Porto Alegre: Mediação, 1995.
MAINARDES, J. A organização da escolaridade em ciclos: ainda um desafio para os sistemas de ensino. In: Franco, Creso (org.). Avaliação, ciclos e promoção na educação. Porto Alegre: Artmed, 2001. P. 35-68.
MÉNDEZ, Juan Manuel Álvarez. Avaliar para conhecer, examinar para excluir.
Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico[recurso
eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo:
Feevale, 2013.
SOUSA, Sandra Zákia. Avaliação, ciclos e qualidade do Ensino Fundamental: uma relação a ser construída. In: CAPES: Revista EstuLIBÃNEO. J.C.; OLIVEIRA, J.F.; TOSCHI, M. S. EDUCAÇÃO ESCOLAR: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012.
ZABALZA, Miguel. Qualidade na Educação Infantil. Artmed: Porto Alegre, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.