GeoGebra: uma experiência no ensino-aprendizagem das funções seno e cosseno

Autores

  • Tânia Patrícia Silva e Silva Universidade Federal do Piauí
  • Maria José Herculano Macedo Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.554

Palavras-chave:

Funções seno e cosseno; GeoGebra; Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS).

Resumo

O objetivo deste trabalho consiste em avaliar os resultados de aulas sem e com aplicação da teoria da aprendizagem significativa, fazendo o uso do software GeoGebra, na abordagem dos conteúdos funções seno e cosseno. Os instrumentos de coleta de dados foram questionário diagnóstico, testes e questionário de percepções aplicados a 14 discentes universitários, divididos em Grupo A e Grupo B. Em ambos, foram realizadas abordagens similares dos conteúdos matemáticos, porém, para o Grupo B durante a aplicação da intervenção didática, utilizou-se o software e algumas orientações da Teoria de Aprendizagem de Ausubel enquanto para o outro grupo teve apenas a abordagem tradicional dos conteúdos função seno e cosseno. O uso do software possibilitou uma conexão entre a Matemática teórica (ou abstrata) e a prática possibilitando a visualização mais detalhada dos gráficos das funções seno e cosseno, de modo que essa apresentou mais vantagens quando comparadas as aulas tradicionais. Os grupos não apresentaram bom desempenho quanto às aplicações das funções, revelando a necessidade de ampliação na abordagem didática desse tipo de questão pelos docentes em todos os níveis de ensino.

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Biografia do Autor

Tânia Patrícia Silva e Silva, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Naturais/Química pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus São Bernardo - MA (2019). Possui especialização em Metodologia do Ensino de Química pela Faculdade Dom Alberto/Grupo Faveni (FDA), Polo Santa Cruz do Sul - RS (2020). Possui especialização em Metodologia do Ensino de Biologia e Química pela Faculdade Única de Ipatinga/Grupo Prominas, Polo Ipatinga - MG (2021). Atualmente, é mestranda do curso de Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0147541416824939. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3468-5808. E-mail: tpsstania@hotmail.com.

Maria José Herculano Macedo, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestre em Meteorologia pela UFCG. Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). E-mail: maria.macedo@ufma.br, ORCID:  https://orcid.org/ 0000-0001-6160-8659, Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3379977348826105

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Publicado

2022-06-19

Como Citar

Silva e Silva, T. P., & Herculano Macedo, M. J. . (2022). GeoGebra: uma experiência no ensino-aprendizagem das funções seno e cosseno. Devir Educação, 6(1), e–554. https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.554

Edição

Seção

Artigos