Práticas e saberes docentes de professoras alfabetizadoras

Autores

  • Márcia Lima Xavier Sistema Municipal de Ensino de Jequié-Bahia, Brasil
  • Silvia Regina Marques Jardim Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.541

Resumo

O presente artigo é o recorte da dissertação de mestrado que teve como tema estudar concepções teóricas e metodológicas desenvolvidas por uma professora considerada bem-sucedida em uma escola pública do município de Jequié-BA. Para desenvolver o presente texto, utilizamos os resultados do levantamento bibliográfico de teses e dissertações, defendidas entre os anos 2009 e 2019 e publicadas no Banco de Dados da CAPES que abordaram as práticas e saberes docentes de professoras alfabetizadoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os dados revelaram a relevância da formação docente e a consciência de que é necessário aliar teoria e prática, distinguir e, ao mesmo tempo, associar alfabetização e letramento, considerando a personalização da aprendizagem.

 

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Biografia do Autor

Márcia Lima Xavier, Sistema Municipal de Ensino de Jequié-Bahia, Brasil

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB (2003), Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2005), Especialização em Língua Portuguesa e Literatura pela FINOM (2011), Especialização em Ludopedagogia pela FETREMIS (2015), Especialização em Mídias na Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2017), Especialização em Educação Especial Inclusiva pela FAVENI (2018), Especialização em Formação Docente e Práticas Pedagógicas pelo Instituto Federal da Bahia IFBA, campus de Jequié (2021) e Mestrado em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2021). Professora do Sistema Municipal de Ensino de Jequié-BA.

Silvia Regina Marques Jardim, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus de Araraquara (2000), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus de Araraquara (2011) . É professora na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Campus de Vitória da Conquista (2004), na área de Educação: gestão, didática e práticas pedagógicas.

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Publicado

2022-05-09

Como Citar

Lima Xavier, M., & Silvia Regina Marques Jardim. (2022). Práticas e saberes docentes de professoras alfabetizadoras. Devir Educação, 6(1), e–541. https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.541

Edição

Seção

Dossiê tematico 2 - Alfabetização e Formação de Professores: limites e perspectivas