Afluentes que irrigam os territórios dos discursos docentes sobre a inclusão de pessoas com deficiência nas salas de ensino regular
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.534Palavras-chave:
Inclusão; Discurso; Escolarização; Pessoa com deficiência; Docente.Resumo
Este artigo discute e propõe reflexões sobre os desdobramentos ideológicos que perpassam pelos discursos docentes e suas (re) significações a respeito da inclusão de alunos com deficiência nas salas de ensino regular no Brasil. A pesquisa tem caráter bibliográfico e de cunho qualitativo, a partir de uma abordagem crítico-dialética frente aos discursos docentes comumente produzidos no cotidiano escolar que se estruturam pelas forças de ordem conservadora próprias da sociedade capitalista e se estabelecem ora na defesa intransigente da garantia dos direitos à educação dos sujeitos com deficiência nas salas de ensino regular, ora em defesa do atendimento a este público em classes ou instituições especializadas. As análises realizadas evidenciam que estes discursos influenciam as práticas educacionais voltadas às pessoas com deficiência, sendo necessária uma reflexão docente crítica para a implementação de uma proposta educacional inclusiva. Faz-se necessário um repensar sobre a concepção que os professores estabelecem acerca do que seja a deficiência, que incite um fazer didático-pedagógico voltado para a possibilidade de superação das desigualdades diante de uma sociedade excludente.
Downloads
Referências
ABDALLA, A. P. Representações de professores sobre a inclusão escolar. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, São Paulo, 2016.
ALMEIDA, M. A. Formação do professor para a Educação especial: história, legislação e competências. R. Educação Especial, Rio Grande do Sul, n. 24. p. 1-7, mar. 2004.
BAPTISTA, C. R. Ação pedagógica e educação especial: para além do AEE. In: JESUS, D. M.; BAPTISTA, C. R.; CAIADO, K. R. M. Prática pedagógica na educação: multiplicidade do atendimento educacional especializado. Araraquara: Junqueira & Marin, 2013. p. 43-61.
BEYER, H. O. A proposta da educação inclusiva: contribuições da abordagem vygotskiana e da experiência alemã. R. Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 9, n. 2, p. 163-180, jul./dez. 2003.
BEZERRA, G. F.; ARAUJO, D. A. C. Em busca da flor viva: para uma crítica ao ideário inclusivista em educação. R. Educ. Soc., Campinas, v. 34, n. 123, p. 573-588, abr/jun. 2013.
BEZERRA, G. F. Preparando a primavera: contribuições preliminares para uma crítica superadora à pedagogia da inclusão. R. Histedbr On-line, Campinas, n. 68, p. 272-287, jun. 2016.
BRASIL. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: MEC, 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res3_b.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2021.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. São Paulo: Saraiva, 1996.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC, 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res4_b.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2021.
BRASIL. Resolução n. 4. Brasília: MEC, 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2021.
BOTTOMORE, T. Dicionário do pensamento marxista. Rio de Janeiro: Zahar, 1988.
BUENO, J. G. S. As Políticas de Inclusão Escolar: uma prerrogativa da educação especial? In: BUENO, J. G. S.; MENDES, G. M. L.; SANTOS, R. A. Deficiência e escolarização: novas perspectivas de análise. Araraquara: Junqueira & Marin; Brasília. 2008. p. 43-63.
CASSIN, M. Louis Althusser: referências para pesquisa em educação. In: LOMBARDI, J.C.; SAVIANI, D. (org.). Marxismo e educação: debates contemporâneos. 2. ed. Campinas: Autores Associados. 2008. p. 161-179.
CURY, C. R. J. Educação e contradição: elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
DUARTE, N. Vigostky e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigostkiana. 2. ed. rev. Campinas. Autores Associados, 2001.
FOUCAULT, M. O que é a crítica? Espaço Michel Foucault. 1990. Disponível
em:. Acesso em: 14 fev. 2021.
FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREITAS, J. F. de.; ARAÚJO, P. F. de. Desafios da prática pedagógica na educação inclusiva: a realidade dos professores de Hortolândia-SP. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, 8., Londrina. Anais [...]. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2013. p. 324-337.
GAMBOA, S. S. Pesquisa em educação: métodos e epistemologia. Chapecó: Argos, 2007.
GARCIA, R. M. C. Políticas públicas de inclusão: uma análise no campo da educação especial brasileira. 2004. Tese (Doutorado em Educação) – Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
GARCIA, R. M. C. (Org.). Políticas de Educação Especial no Brasil no Início do Século XXI. Florianópolis: UFSC/CED/NUP, 2017.
GENTILLI, P. Três Teses sobre a relação trabalho e educação em tempos neoliberais. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D.; SANFELICE, J. L. (Orgs.). Capitalismo, trabalho e educação. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2005. p. 45-59.
GLAT, R.; BLANCO, L. M. V. Educação Especial no Contexto de uma Educação Inclusiva. In: Glat, R. (org.). Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007.
GOMES, Nilma. Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. Brasília: Ministério da Educação, 2007.
GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. Tradução Carlos Nelson Coutinho. 10. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.
JODELET, D.. Les représentation sociales: un domaine en expansion. In JODELET, D. Les représentations sociales: un domaine en expansion. Paris: Presses Universitaire de France, 1989.
LOPES, R. P. Pedagogia e Emancipação Humana. São Paulo: Editora Olho d’Água, 2000.
MARIN, M.; BRAUN, P. Ensino colaborativo como prática de inclusão escolar. In: GLAT, R.; PLETSH, M. D. Estratégias educacionais diferenciadas para alunos com necessidades Especiais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013.
MARX, K. Para a crítica da filosofia do Direito de Hegel: Introdução. Tradução de Artur Morão. Covilhã: LusoSofia, 2008.
MARX, K. Textos sobre educação e ensino. Campinas: Navegando, 2011. Disponível em: http://eventohistedbr.com.br/editora/wp-content/uploads/2011/09/ marx_engels_educacao_ensino_navegando_ebook.pdf. Acesso em: 13 fev. 2021.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus, 2015.
MENDES, E. G. Sobre alunos “incluídos” ou “da inclusão”: reflexões sobre o conceito de inclusão escolar. In: VICTOR, S. L.; VIEIRA, A. B.; OLIVEIRA, I. M. de. Educação especial inclusiva: conceituações, medicalização e políticas. Campos dos Goytacazes: Brasil Multicultural, 2017.
PRIETRO, R. G. et al. Inclusão escolar e constituição de políticas públicas. In: JESUS, D. M. de.; BAPTISTA, C. R.; CAIADO, K. R. M. Prática pedagógica na educação: multiplicidade do atendimento educacional especializado. p. 105-126, 2013. Disponível em: http://www.producao.usp.br/handle/BDPI/44411. Acesso em: 20 mar. 2021.
SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 14. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2002.
SAWAIA, B. B. Fome de felicidade e liberdade. In: CENPEC. Muitos lugares para aprender. São Paulo: UNICEF, 2003.
SCAVONI, M. P. P. Representações sociais de professores sobre inclusão e o projeto político pedagógico: a escola em movimento. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, São Paulo, 2016.
SEVERINO, Antônio Joaquim Metodologia do Trabalho Científico. Cortez, São Paulo, 2007.
SILVA, F. de C. T. Cultura escolar: quadro conceitual e possibilidades de pesquisa. R. Educar. UFPR, n. 28, p. 201-216, jul./dez. 2006.
SKLIAR, C. Introdução - abordagens socioantropológicas em educação especial. In: SKLIAR, C. (Org.). Educação e Exclusão: abordagens socioantropológicas em educação especial. 5. ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2006.
SOUZA, F. F et al. Políticas e práticas de educação inclusiva: condições e contradição no cotidiano de uma escola de ensino fundamental. R. Arizona State University, v. 22, n. 82, p. 1-24, ago. 2014.
VIÑAO, Frago; ESCOLANO, Agustin. Currículo, espaço e subjetividade: arquitetura como programa. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.