Afluentes que irrigam os territórios dos discursos docentes sobre a inclusão de pessoas com deficiência nas salas de ensino regular

Autores

  • Jarlisse Nina Beserra da Silva Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • Jackson Ronie Sá-Silva Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
  • Marcia Raika e Silva Lima Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.534

Palavras-chave:

Inclusão; Discurso; Escolarização; Pessoa com deficiência; Docente.

Resumo

Este artigo discute e propõe reflexões sobre os desdobramentos ideológicos que perpassam pelos discursos docentes e suas (re) significações a respeito da inclusão de alunos com deficiência nas salas de ensino regular no Brasil. A pesquisa tem caráter bibliográfico e de cunho qualitativo, a partir de uma abordagem crítico-dialética frente aos discursos docentes comumente produzidos no cotidiano escolar que se estruturam pelas forças de ordem conservadora próprias da sociedade capitalista e se estabelecem ora na defesa intransigente da garantia dos direitos à educação dos sujeitos com deficiência nas salas de ensino regular, ora em defesa do atendimento a este público em classes ou instituições especializadas. As análises realizadas evidenciam que estes discursos influenciam as práticas educacionais voltadas às pessoas com deficiência, sendo necessária uma reflexão docente crítica para a implementação de uma proposta educacional inclusiva. Faz-se necessário um repensar sobre a concepção que os professores estabelecem acerca do que seja a deficiência, que incite um fazer didático-pedagógico voltado para a possibilidade de superação das desigualdades diante de uma sociedade excludente.

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Biografia do Autor

Jarlisse Nina Beserra da Silva, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Mestra em Educação Inclusiva pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Especialista em Arte Mídia e Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Bacharela em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).  Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Professora da Rede Municipal   de   Educação   de   São   Luís –MA (SEMED).  

Jackson Ronie Sá-Silva, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Professor Adjunto do Departamento de Biologia da Universidade Estadual do Maranhão (DBIO –UEMA) e Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências, Saúde e Sexualidade (GP-ENCEX/ UEMA). Doutor em Educação pela UNISINOS. Pós-Doutor em Educação pela UFRGS; Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (PPGE –Mestrado Profissional/UEMA).  Professor do Mestrado profissional em Educação Inclusiva em Rede (PROFEI) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Marcia Raika e Silva Lima, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Doutora em Educação (UFPI). Mestre em Educação (UFPI). Especialista em Educação Especial e Inclusiva com ênfase na Neurociência (FAMART). Especialista em Supervisão Escolar (UFPI). Licenciada em Pedagogia (UFPI). Professora Adjunta do Departamento de Educação, campus Caxias. Professora do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede (PROFEI) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

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Publicado

2022-10-24

Como Citar

Jarlisse Nina Beserra da Silva, Jackson Ronie Sá-Silva, & Marcia Raika e Silva Lima. (2022). Afluentes que irrigam os territórios dos discursos docentes sobre a inclusão de pessoas com deficiência nas salas de ensino regular. Devir Educação, 6(1), e–534. https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.534

Edição

Seção

Artigos