O racismo estrutural e as visões de mundo de estudantes cotistas raciais da FURG

Autores

  • Elina Oliveira Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Ricardo Severo Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.523

Palavras-chave:

racial quotas; affirmative action; structural racism; institutional racism; anti-racism.

Resumo

O acesso de estudantes negros/as ao ensino superior através da política de cotas no Brasil resulta da luta e mobilização do movimento negro do país bem como de influências externas. A implementação da Lei n. º 12.711/2012, a lei de cotas no ensino superior, nos leva a outras discussões, como a permanência e a preparação dos/as profissionais e instituições para receber o/a aluno/a cotista racial. Através da realização de entrevistas narrativas com oito estudantes de cursos de graduação da FURG, que tiveram seu conteúdo analisado através do Método Documentário, verificou-se a ocorrência do racismo estrutural e institucional na universidade, o que demonstra a necessidade de que haja mudanças na estrutura da universidade e a implementação de uma política antirracista pela instituição.

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Biografia do Autor

Elina Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande. Professora de Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande. Economista pela Universidade Federal do Rio Grande. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar Lélia Gonzalez.

Ricardo Severo, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas. Realiza estudos de Pós-doutorado em Educação na Universidade de Brasília (Unb), sob orientação da professora Wivian Weller. Atualmente é professor e pesquisador na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), compondo corpo docente da Especialização em Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Integra o grupo Gerações e Juventude (GERAJU/Unb) e é líder do grupo de pesquisa Dinâmicas políticas, Estado e movimentos sociais (DIPEM/FURG).

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Publicado

2022-05-06

Como Citar

Rodrigues de Oliveira, E., & Gonçalves Severo, R. (2022). O racismo estrutural e as visões de mundo de estudantes cotistas raciais da FURG. Devir Educação, 6(1), e–523. https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.523

Edição

Seção

Artigos