Surdo após egresso do curso de pedagogia: perspectiva de atuação na visão de docentes universitários
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.501Palavras-chave:
Educação, Formação Inicial de professores, Surdos, PEdagogiaResumo
Este artigo traz um recorte de minha dissertação de mestrado defendida em 2021, cujo objeto de estudo foi formação de professores surdos, onde objetivou analisar o que dizem os professores ouvintes a respeito da formação inicial e da qualificação de universitários surdos para o exercício da docência nas séries iniciais da educação básica. Trata-se de um trabalho de pesquisa qualitativa, caracterizada por um estudo de caso envolvendo a participação de professores do curso de Pedagogia de uma faculdade privada do interior de São Paulo. Os procedimentos de produção dos materiais envolveram dois momentos específicos. O primeiro compreendeu o levantamento de informações sobre a visão dos docentes em relação aos processos formativos de universitários surdos, realizado por meio do desenvolvimento e da aplicação de um questionário semiestruturado, disponibilizado por meio da ferramenta Google Forms. No segundo, foram realizadas entrevistas, com perguntas abertas a dois responsáveis pelas disciplinas de metodologias de ensino e língua portuguesa escrita no curso em questão. Os questionários foram organizados em gráficos e analisados com as articulações dos enunciados retirados da entrevista. O estudo demonstrou aspectos importantes sobre a visão dos professores acerca da temática. Revelou situações que aludem à restrição na oferta de práticas pedagógicas que considerem as especificidades linguísticas e formativas do público em questão, bem como pouca flexibilidade para reconhecer que estes estariam capacitados para o exercício da atribuição profissional ao concluírem o curso.
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