Metodologias de pesquisa: um diálogo quantitativo, qualitativo e quali-quantitativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.697

Palavras-chave:

Método quantitativo, Método qualitativo, Método quanti-qualitativo, Metodologia de pesquisa

Resumo

O artigo prioriza algumas das abordagens de metodologias de pesquisas, num diálogo quantitativo, qualitativo e quanti-qualitativo, por entender a importância na construção acadêmica formativa do docente na investigação científica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, ou seja, uma revisão de literaturas e de levantamento de dados, em que se observa cuidadosamente o que, de fato, são essas metodologias de pesquisas na construção científica e formação acadêmica, suas definições, tal como o objeto de estudo. Não obstante esse trabalho traz breves características acerca dos tipos de conhecimentos, conduzindo-se pelas questões históricas da abordagem positivista, pela postura dialética e pelo método quali-quantitativo. Sobretudo, os conceitos que definem as pesquisas supracitadas e a relevância científica para a educação formativa são apresentados. Sendo assim, a pesquisa qualifica-se em uma investigação mista de acordo com seus métodos, numa postura discursiva, sem, contudo, presumir esgotá-lo, mas delimita-se na formação acadêmica, no intuito de referenciar as hipóteses positivistas e a importância da dialética na pesquisa científica, especialmente a postura mista entre a pesquisa qualitativa e quantitativa que, durante a dissertação dos textos são vistas na fundamentação dos trabalhos científicos na formação acadêmica, seja na graduação ou nas pós-graduações Lato Sensu ou Stricto Sensu. Com isso, espera-se alcançar o entendimento dos pesquisadores, de que é possível usufruir dos métodos quali-qualitativo no que tange as pesquisas científicas.

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Biografia do Autor

MACHADO, J. R. F, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Mestrando em Educação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE. Mestrado Internacional em Teologia pela Universidad Martin Lutero - UML (2022). Especialista em Docência do Ensino Religioso e em História e Cultura Afro-Brasileira pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI (2021). Especialista em Ensino de Filosofia e Sociologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante ? FAVENI (2020). Especialista em Direitos Humanos pelo Centro Universitário de Maringá ? UNICESUMAR (2019). Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário de Maringá ? UNICESUMAR (2015). Especialista em Ciência da Religião pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras - FACEL (2012). Licenciatura em Geografia pelo Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR (2021). Licenciatura em Letras/Inglês pelo Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR (2019). Licenciatura em Filosofia pela Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES (2018). Licenciatura em História pelo Centro Universitário de Jales - UNIJALES (2017). Graduado em Teologia pelo Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR (2011). Atuo como professor na área de Teologia, com ênfase em Teologia Sistemática, Teologia Prática, Teologia Histórica, Filosofia e História. Professor efetivo da Rede Estadual de ensino do Estado de Minas Gerais, pesquisador e escritor.

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Publicado

2023-07-30

Como Citar

MACHADO, J. R. F. (2023). Metodologias de pesquisa: um diálogo quantitativo, qualitativo e quali-quantitativo. Devir Educação, 7(1), e–697. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.697

Edição

Seção

Artigos