As relações público-privado na educação em tempos de pandemia do COVID-19: um olhar freireano

Autores

  • Bruna Kin Slodkowski Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Taila Poliana Becker Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Patricia Alejandra Behar Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.648

Palavras-chave:

Educação, Neoliberalismo, COVID-19, Paulo Freire

Resumo

O neoliberalismo se constitui como uma ideologia caracterizada por um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que visam estimular o desenvolvimento econômico, sobretudo, sem a intervenção do Estado. No âmbito educacional, esse processo ocorre de modo sutil no qual a escola é compreendida na lógica de mercado. Além disso, a partir de 2019 o cenário mundial foi demarcado pela pandemia do coronavírus (COVID-19) que impactou as esferas econômicas, sociais, políticas e, sobretudo, a educação. Assim, este artigo tem como objetivo identificar e analisar a influência da relação público-privado no contexto educacional pandêmico a partir do viés teórico subsidiado em Paulo Freire. Desse modo, é utilizada como metodologia a pesquisa de revisão sistemática da literatura. Foram analisados 79 artigos sobre a temática sendo que somente 3 passaram pelos critérios de qualidade. Portanto, observou-se que em ambos artigos estava presente as relações público-privadas na educação brasileira balizadas nas desigualdades sociais e mercantilização da educação que se intensificaram com o período pandêmico haja visto que já existiam e estavam à serviço das agendas empresariais.

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Biografia do Autor

Bruna Kin Slodkowski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEdu/UFRGS) (2022). Possui graduação em licenciatura em Pedagogia pelaUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (2019). É pesquisadora no Núcleo de Tecnologia Digital Aplicado à Educação (NUTED/UFRGS) e professora na Unidade de Inclusão Digital de Idosos (UNIDI/UFRGS) desde 2015.

Taila Poliana Becker, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Atualmente é técnica em educação na equipe de produtos do Senac RS, mestranda em Educação no PPGEDU - UFRGS com a linha de pesquisa em Tecnologias Digitais na Educação, Pós-Graduada em Liderança Coaching e Gestão pelo Senac-RS e graduada em Pedagogia com hab. em Orientação Educacional, Pedagogia Empresarial e disciplinas do Ensino Médio com ênfase em Psicopedagogia do Centro Universitário Feevale; Possui ampla experiência no planejamento, desenvolvimento, acompanhamento e formação de professores, principalmente da área de Tecnologia da Informação assim como na gestão de projetos educacionais (planejamento, execução e avaliação). Conhecimento em metodologias de ensino e aprendizagem em espaços formais e não formais buscando sempre a inovação e o protagonismo do estudante em sua formação. Participa do programa de formação de lideranças de impacto social da fundação Gerações, denominado Geração DUX. 

Patricia Alejandra Behar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora Titular da Faculdade de Educação e dos Cursos de Pós Graduação em Educação (PPGEdu) e em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Visitor Professor pelo Programa Fulbright no Teachers College da Columbia University (2018-2019). Possui bolsa de Produtividade em Pesquisa (DT/Cnpq), nível I. Mestre (1991-1993) e Doutora (1994-1998) em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância (EAD) e Informática na Educação. Atua, principalmente, nos seguintes temas: desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), arquiteturas pedagógicas, modelos pedagógicos para EAD, competências em EAD, recomendação pedagógica em EAD, formação de professores em AVAs, produção e avaliação de materiais educacionais digitais. Coordena o Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação (NUTED/Cnpq) da Faculdade de Educação (FACED) e vinculado ao Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED), desde 2000. Lídel do grupo de pesquisa Cnpq. Desenvolveu o ambiente virtual ROODA, utilizado como uma das plataforma de EAD da UFRGS em cursos presencias, hibridos e totalmente a distância. Coopera com grupos de pesquisa a nivel nacional e internacional, como Argentina, Espanha, Portugal, EUA, Uruguai, Republica Tcheca, entre outros. Membro do comitê IFIP (International Federation for Information Processing) Technical Committee 3-Education. Autora dos Livros MODELOS PEDAGÓGICOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. ArtMed: Porto Alegre, 2009, COMPETÊNCIAS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Penso: Porto Alegre, 2013, RECOMENDAÇÃO PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Penso: Porto Alegre, 2019 e COMPETÊNCIAS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO: DO CONCEITO À PRÁTICA. Artesanato Educacional: SP, 2022. Ganhadora do Prêmio CAPES de TESE EDIÇÃO 2012 na área INTERDISCIPLINAR, como orientadora. Membro da Rede Nacional de Ciência para Educação desde 2016. Coautora de um dos documentos temáticos Competências Socioemocionais, Metacognição e Tecnologia Educacional. Membro do Comitê Assessor de EDUCAÇÃO da FAPERGS

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-20

Como Citar

Kin Slodkowski, B., Poliana Becker, T., & Alejandra Behar, P. . (2023). As relações público-privado na educação em tempos de pandemia do COVID-19: um olhar freireano. Devir Educação, 7(1), e–648. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.648

Edição

Seção

Artigos