Crise na educação e suas interfaces curriculares

Autores

  • Flávia Regina Schimanski dos Santos Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Natasha Yukari Schiavinato Nakata Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Marta Regina Furlan Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.626

Palavras-chave:

Educação, Currículo, crise na educação

Resumo

Este estudo resulta de construções teóricas e reflexões do conhecimento curricular relacionado à educação, desenvolvidos em uma disciplina de um curso de Pós-graduação. O texto busca refletir sobre as questões curriculares e suas relações com a crise na educação da contemporaneidade, tendo como referência estudiosos do campo de conhecimento curricular e as contribuições da pensadora alemã Hannah Arendt. Ainda, elucida os tipos de currículo e suas respectivas intenções inseridas em seus modelos pedagógicos; métodos didáticos, métodos de pesquisa; concepções de mundo, de conhecimento, de educação, de escola e de avaliação. O percurso metodológico se deu por meio de uma pesquisa bibliográfica em uma abordagem qualitativa.  Os resultados apontam que,  com a crise da autoridade que se estabeleceu na modernidade atingindo todas as instâncias da sociedade, o campo da educação em seus processos formativos e educacionais viram-se imersos em uma crise educacional que, desde o século XX vem se alastrando mundialmente. Desse modo, justifica-se a necessidade de aprofundamentos teóricos nas questões curriculares do nosso tempo, na intenção de conceber um currículo cada vez mais multicultural considerando de fato a nossa realidade.

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Biografia do Autor

Flávia Regina Schimanski dos Santos, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual de Londrina - UEL. Possui Mestrado em Educação - UEL (2021). Especialização em Educação Física na Educação Básica (UEL-2020). Possui graduação em Licenciatura em Educação Física (UEL - 2017).

Natasha Yukari Schiavinato Nakata, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL (2018-2019). Licenciada em Pedagogia pela UEL (2013-2017). Membro do GEPEITC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica.

Marta Regina Furlan, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1999), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2003), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2011), Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2021).

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-01-28

Como Citar

Schimanski dos Santos, F. R., Yukari Schiavinato Nakata, N., & Regina Furlan, M. (2023). Crise na educação e suas interfaces curriculares. Devir Educação, 7(1), e–626. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.626

Edição

Seção

Artigos