Contribuições de Umberto Eco para a tessitura de uma tese em ciências humanas: lições sobre a pesquisa na atualidade

Autores

  • Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN
  • Karoline Louise Silva da Costa Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/RN
  • Marlúcia Menezes de Paiva Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.624

Palavras-chave:

Notas de leitura; Escrita da tese; Ciências humanas; Pesquisa acadêmica.

Resumo

O trabalho se constitui em notas de leitura da obra Como se faz uma tese em ciências humanas, de autoria de Umberto Eco. O livro estudado é uma tradução de Ana Falcão e Luís Leitão, 14ª Edição, em São Paulo, pela editora Perspectiva, no ano de 2007. A questão que norteou o estudo foi: Como devemos proceder a fim de escrevermos uma tese de doutoramento? Com isso, objetiva-se analisar o livro, a fim de apresentarmos as lições explicitadas pelo autor, no que se refere à construção da tese na área de Ciências Humanas. No tocante à metodologia adotada, segue as proposições de uma abordagem qualitativa e destaca-se a elaboração de notas de leitura que emergiram das discussões e interpretações ensejadas pela análise da obra. Como resultados, depreendemos que apesar do livro ter sido publicado em 1980, apresenta orientações ainda em vigor, no âmbito da escrita de uma tese de doutorado, uma vez que o início/fio condutor dessa produção acadêmica, se dá por meio da formulação de uma pergunta a um número finito de movimentos. Assim, a lição mais evidente, é a de que o pesquisador deve se encantar pela tese, de modo que a sua construção primária, possa se ramificar em fontes secundárias, para novas produções posteriores, a exemplo de artigos e livros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional - PPGEP do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, Campus Natal central, na linha de História, Memória e Historiografia da Educação Profissional. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN na linha de Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente (2015). Especialista em Educação, na área de Ensino e Currículo (2010) pela UERN e graduada em Pedagogia pela UERN (2007). Professora de Didática, em regime de dedicação exclusiva, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Mossoró. Professora do curso de Especialização em Educação e Contemporaneidade do IFRN, Campus Mossoró. Atuou como professora efetiva da Educação Infantil na rede pública municipal (2010 a 2012). Atuou como professora colaboradora do Departamento de Educação da Faculdade de Educação da UERN de 2010 a 2015 ministrando disciplinas pedagógicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na educação profissional, prática de ensino e saberes docentes, educação e trabalho, didática, alfabetização e letramento, educação infantil, desenvolvimento profissional, educação inclusiva e narrativas (auto) biográficas.

Karoline Louise Silva da Costa, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/RN

Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação Profissional (PPGEP), pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN, campus Natal na linha de História, Memória e Historiografia da Educação Profissional.  Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Licenciada em Pedagogia pela UFRN. Atua na Educação Profissional como Pedagoga na instituição de Ensino Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/RN, além de ser professora e orientadora do Curso de Pedagogia. Possui experiência em docência no ensino superior e na Educação Profissional, com ênfase nos seguintes temas: História da Educação, Ensino Profissional, Intelectuais, Higienismo, Alfabetização, Didática, Prática de professoras e Ensino-Aprendizagem, além da Gestão Educacional e Empresarial.

Marlúcia Menezes de Paiva, Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professora Titular do Centro de Educação da UFRN. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1969), doutorado em Educação: História e Filosofia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e pós-doutorado em educação na Ècole des Hautes Études en Sciences Sociales-EHESS e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000-2001). Tem experiência na área de Educação (pesquisa, ensino e extensão), com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história da educação, história das práticas sócio-educativas da igreja Católica. A ênfase de suas pesquisas e publicações ocorre na área da educação não formal, particularmente na educação popular.

Referências

CAVALCANTE, Ilane Ferreira. Sobre notas de leitura. [Natal], [202-?]. No prelo.

ECO, Umberto. Como se faz uma tese em ciências humanas. Tradução de Ana Falcão e Luís Leitão. 13. Ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.

EDITORA, Umberto Eco: Vida, obra e contribuições. Editora Albatroz, 15 abr. 2016. Disponível em: https://editoraalbatroz.com.br/umberto-eco-vida-obra-e-contribuicoes/. Acesso em 7 de jul., 2022.

FERREIRA, Manuel Aníbal Silva Portugal Vasconcelos. A Pesquisa e a Estruturação do Artigo Acadêmico em Administração. Revista Ibero-Americana de Estratégia - RIAE, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 01-11, abr./jun., 2013.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução de Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FREITAS, Henrique Mello Rodrigues de; PESCE, Gabriela; MARCOLIN, Carla Bonato; BEHR, Ariel; MARTENS, Cristina Dai Prá. Processo de construção de uma tese de doutorado na área de administração: produzindo sentido a partir de interação orientador-orientando. ConTexto, Porto Alegre, v. 19, n. 43, p. 58-73, set./dez., 2019.

FREITAS, Maria Ester de. Viver a tese é preciso! Reflexões sobre as aventuras e desventuras da vida acadêmica. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 42, n. 1, p. 88-93, jan./mar., 2002.

LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. São Paulo: Rocco, 2008.

LOPES, Ana Paula B. Escrita eficiente sem plágio. [S.l.]: Construindo um Aprendizado, 2012. Disponível em https://construindoumaprendizado.files.wordpress.com/2012/12/escrita-eficiente-sem-plagio-ana-lopes.pdf. Acesso em 27 de jul. 2022.

PEREIRA, Marcos Villela. A escrita acadêmica: do excessivo ao razoável. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, vol. 18, n. 52, p. 213-228, jan./mar., 2013.

RIEDO, Cássio Ricardo Fares; PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar. O processo de Bolonha e suas consequências na Itália. Educação Temática Digital, Campinas, v. 9, n. esp., p. 29-49, dez., 2007.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-04-06

Como Citar

Nogueira de Oliveira Fernandes, A., Silva da Costa, K. L. ., & Menezes de Paiva, M. (2023). Contribuições de Umberto Eco para a tessitura de uma tese em ciências humanas: lições sobre a pesquisa na atualidade. Devir Educação, 7(1), e–624. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.624

Edição

Seção

Artigos