Tecnologias digitais na escolarização de estudantes com dislexia uma revisão de literatura

Autores

  • Mariana Ferraz Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Ketilin Mayra Pedro Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.614

Palavras-chave:

Processo de Ensino-Aprendizagem, Dislexia, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação

Resumo

A dislexia é um transtorno específico de aprendizagem, de origem neurobiológica, caracterizada pela dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. A utilização de recursos tecnológicos em sala de aula pode ser considerada como uma prática adequada, em que o professor a utiliza para estimular o desenvolvimento das habilidades de leitura na intenção de ofertar aprendizagens mais significativas para os estudantes. Assim, o objetivo principal desta pesquisa consistiu em revisar a literatura nacional e internacional sobre o uso das tecnologias digitais no âmbito da dislexia. Para tanto, utilizaram-se as seguintes bases de dados: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Education Resources Information Center (ERIC). Para a realização das buscas, foram utilizados os descritores “Dislexia” and “Tecnologia” (BDTD e SciELO) e “Technology” and “Dyslexic” (ERIC). Ao todo foram levantadas para o presente artigo 18 produções acadêmicas, em relação às categorias temáticas observamos que as categorias Recursos e Ensino Superior alocaram os maiores números de produções, com quatro cada, em seguida temos Acessibilidade e Software (3); Formação Docente e Tecnologia Assistiva (2); Ambiente Virtual de Aprendizagem, Educação à Distância, Ensino Remoto, Fontes e Ludicidade (1). Algumas produções foram alocadas em mais de uma categoria, uma vez que contemplavam mais de uma temática. Evidencia-se a relevância de mais publicações sobre o assunto, sobretudo no âmbito da Educação Básica, com vistas a contribuir com o trabalho de professores, educadores, familiares, e profissionais da educação que apresentam interesse na área da dislexia e tecnologias digitais.

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Biografia do Autor

Mariana Ferraz, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutoranda em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui graduação em Letras Português e Inglês e em Pedagogia pelo Centro Universitário Sagrado Coração (Unisagrado). Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Câmpus Bauru.

 

Ketilin Mayra Pedro, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Câmpus Bauru, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Câmpus Marília, Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Câmpus Marília, com doutorado sanduíche na Universidade de Barcelona / Espanha, Pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Atualmente é docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos. Atua como professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Câmpus Bauru.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-04-06

Como Citar

Ferraz, M., & Pedro, K. M. (2023). Tecnologias digitais na escolarização de estudantes com dislexia uma revisão de literatura. Devir Educação, 7(1), e–614. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.614

Edição

Seção

Artigos