A teoria da evolução no currículo de biologia

uma revisão bibliográfica

Autores

  • Sofia Domingues Carvalhaes Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" https://orcid.org/0000-0001-8578-3689
  • Márcio Magalhães da Silva Universidade Federal de Lavras - UFLA

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.583

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Currículo, Pedagogia histórico-crítica

Resumo

O presente trabalho se fundamenta na pedagogia histórico-crítica para discutir a importância de se ter a teoria da evolução como conteúdo central nos currículos de biologia da educação básica, tendo em vista a concretização da função social escolar de criar as condições subjetivas para a superação do capitalismo, por meio da socialização dos conhecimentos produzidos historicamente pela humanidade, e da formação da consciência crítica. Partindo dessa discussão, foi feita uma pesquisa bibliográfica que investigou o quantitativo de publicações brasileiras acerca da centralidade da teoria evolutiva para o currículo de biologia, buscando contribuir com o avanço dos trabalhos que fazem a relação entre a pedagogia histórico-crítica e o currículo de ciências e biologia. Foram encontradas 23 publicações que discutem propostas de construção do componente curricular “Ciências da Natureza” e que fazem análises de currículos estaduais já construídos, propostas pedagógicas para o ensino de evolução, que discutem a inserção da teoria da evolução nos livros didáticos, a aceitação do ensino da teoria da evolução pelas/os estudantes, e que discutem a importância do pensamento evolutivo para o ensino de biologia. Nenhum dos trabalhos discute a centralidade da teoria da evolução na constituição do currículo de biologia, porém algumas dessas publicações, ao afirmarem a relevância histórica e científica dessa teoria para o ensino de biologia, dão respaldo para a defesa da organização desse currículo em torno da evolução biológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sofia Domingues Carvalhaes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". São Paulo, Brasil. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Lavras. Minas Gerais, Brasil

Márcio Magalhães da Silva, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutor em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras da Unesp/Araraquara. Docente dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Filosofia, Física, Letras, Matemática e Pedagogia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e docente colaborador do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Ambiental da UFLA. Minas Gerais, Brasil.

Referências

CARVALHAES, Sofia Domingues. O pensamento evolutivo no currículo de biologia: estudo bibliográfico. 2020. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia ,Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

COELHO, Leandro Jorge. Ensino de ciências fundamentado na psicologia histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica: indicativos a partir da produção acadêmica. 2019. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2019.

CAMPOS, Raquel Sanzovo Pires de. Ensino de ciências e de biologia sob a perspectiva histórico-crítica na literatura científica. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 26, p. 225-241, jan-abr. 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7284/pdf. Acesso em: 03 de junho de 2022.

DELLA FONTE, Sandra Soares. Fundamentos teórico da pedagogia histórico-crítica. In: MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão (Org.). Pedagogia Histórico-Crítica: 30 anos. 1. ed. Campinas: Autores Associados, 2011, cap. 2, p. 23-42.

DUARTE, Newton. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuições à teoria histórico-crítica do currículo. 2. ed. Campinas: Autores Associados. 2016.

FLACH, Pâmela Ziliotto Sant‟Ana; del PINO, José Claudio. Afinal, para que servem a história e a filosofia da biologia? Educação por Escrito, Porto Alegre, v.7, n. 2, p. 236-252, jul-dez. 2016.

HUXLEY, Julian. The modern synthesis. London: George Allen & Unwin L.T.D. 1943.

KONDER, Leandro. O que é dialética. 28. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 2008.

LAGOA, Maria Izabel. A ofensiva neoliberal e o pensamento reacionário-conservador na política educacional brasileira. Revista HISTEDBR On-line. Campinas, v. 19, p. 1-14, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653195/19237. Acesso em: 03 de junho de 2022.

LAVOURA, Tiago Nicola. Uma face contemporânea da barbárie: a BNCC e a ofensiva do capital na devastação da educação pública. Revista Fluminense de Educação Física, Niterói, v. 2, n. 1, p. 1-22, jun. 2021. Disponível em: https://periodicos.uff.br/edfisicafluminense/article/view/50043/29472. Acesso em: 03 de junho de 2022.

LESSA, Sérgio; TONET, Ivo. Introdução ao método de Marx. 2.ed. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2011.

MARX, Karl. Sobre a questão judaica. 1.ed. São Paulo: Boitempo, 2010.

MEYER, Diogo; EL-HANI, Charbel Niño. Evolução. In: EL-HANI, Charbel Niño; VIDEIRA; Antônio Augusto Passos. O que é vida?: para entender a biologia do Século XXI. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000. cap. 7, p. 153-186.

NARDI, Roberto. Memórias do ensino de ciências no brasil: a constituição da área segundo pesquisadores brasileiros, origens e avanços da pós-graduação. Revista do Imea, Foz do Iguaçu, v. 2, n. 2, p. 13-46, 2014. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/IMEAUNILA/article/view/341/295. Acesso em: 03 de junho de 2022.

NETTO, José Paulo. O leitor de Marx. 1. ed. RJ: Civilização Brasileira, 2012.

PINO, Angel. Ciência e educação: a propósito do bicentenário do nascimento de Charles Darwin. Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, n. 108, p. 845-866, out. 2009.

ROSA, Julia Mazini. A apropriação dos princípios fundamentais da teoria da evolução e os alcances abstrativos na concepção de mundo. 2018. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2018.

SANTOS, Charles Morphy D; KLASSA, Bruna. Despersonalizando o ensino de evolução: ênfase nos conceitos através da sistemática filogenética. Educação: teoria e prática, Rio Claro, v. 22, n. 40, p. 62-81, maio-ago. 2012.

SAVIANI, Dermeval. Escola e demoracia. 42. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 12. ed. Campinas: Autores Associados, 2021.

SAVIANI, Dermeval.; DUARTE, Newton. A formação humana na perspectiva histórico-ontológica. In: SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton. (org). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. 1. ed. Campinas: Autores Associados, 2012, p. 13-35.

SILVA, Márcio Magalhães da. A formação de competências socioemocionais como estratégia para captura da subjetividade da classe trabalhadora. 2018. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Araraquara, 2018.

SMOCOVITIS, Vassiliki Betty. Unifying biology: the evolutionary synthesis and evolutionary biology. Journal of the History of Biology, v. 25, n. 1, p. 1-65, mar. 1992.

TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marini. Pesquisa em Ensino de Biologia no Brasil (1972-2004): um estudo baseado em dissertações e teses. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-10-01

Como Citar

Domingues Carvalhaes, S., & Magalhães da Silva, M. . (2022). A teoria da evolução no currículo de biologia: uma revisão bibliográfica. Devir Educação, 6(1), e–583. https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.583

Edição

Seção

Artigos