Avaliação da aprendizagem no contexto do ensino remoto: desafios e possibilidades

Autores

  • Erica Dantas da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Maria da Conceição Costa Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN
  • Adriana Moreira de Souza Corrêa Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v5i2.510

Palavras-chave:

Avaliação, Ensino remoto, Desafios, Possibilidades

Resumo

Em decorrência da emergência do ensino remoto, uma prática mediada por tecnologias digitais, várias atividades realizadas pelos docentes precisaram ser refletidas, entre elas, a avaliação da aprendizagem. Assim, este estudo busca discutir os limites e as possibilidades da avaliação da aprendizagem no contexto do ensino remoto nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, no que se refere aos objetivos; bibliográfica quanto aos procedimentos de coleta de dados e qualitativa no que se refere à abordagem da análise dos dados. Os resultados apontaram que os principais desafios à redefinição do trabalho docente são à concepção da avaliação como o exame, a definição dos critérios de avaliação, bem como a ausência de equipamentos eletrônicos, acesso restrito à internet e conhecimentos para o manuseio dos instrumentos avaliativos no meio digital. Quanto às possibilidades, elencamos a análise das condições de acesso à tecnologia digital pelos estudantes, o entendimento da avaliação como um momento pedagógico que visa redirecionar os percursos da aprendizagem, o uso de instrumentos de avaliação diversificados, o fortalecimento da relação professor-aluno e a prática da autoavaliação.

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Biografia do Autor

Erica Dantas da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Mestranda em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Pós-Graduada em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal de Campina Grande; Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande.

Maria da Conceição Costa, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo; Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Professora permanente do Mestrado Acadêmico em Ensino do Programa de Pós-graduação em Ensino – PPGE da UERN

Adriana Moreira de Souza Corrêa, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Mestra em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Bacharela em Letras-Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina; Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará; Professora Assistente da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

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Publicado

2021-11-27

Como Citar

Dantas da Silva, E., Costa, M. da C. ., & Moreira de Souza Corrêa, A. (2021). Avaliação da aprendizagem no contexto do ensino remoto: desafios e possibilidades. Devir Educação, 5(2), 267–289. https://doi.org/10.30905/rde.v5i2.510

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo