Paralelo entre planejamentos de atividades presenciais e remotas na formação inicial de professores de química envolvendo a conservação e restauração de bens culturais

Autores

  • Matheus de Castro e Silva Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG https://orcid.org/0000-0003-4256-6320
  • Penha Souza Silva Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.396

Palavras-chave:

TIC, planejamento didático, conservação de bens culturais, formação de professores, ensino remoto

Resumo

A inclusão das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas licenciaturas ocorreu como forma de possibilitar um ensino superior remoto em diferentes instituições e universidades. Essa inclusão fez com que os planejamentos das disciplinas fossem alterados, de modo a transpor atividades presenciais em práticas assíncronas e encontros síncronos. Neste relato de experiências, discutimos de que forma o planejamento de um conjunto de atividades de formação inicial de professores de Química e licenciandos em Pedagogia foi modificado para o ensino remoto, contemplando as TIC e suas potencialidades. Inicialmente, apresentamos um panorama do contexto pandêmico e das políticas de ensino remoto emergencial da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – local onde ocorreu a coleta de dados a partir de uma disciplina optativa com a participação de dezoito licenciandos. A partir da participação desses licenciandos em atividades assíncronas e encontros síncronos, percebemos as possibilidades de cada TIC para a formação inicial de professores. Ademais, fazendo um paralelo entre os planos presenciais e remotos, destacamos a perda de aspectos investigativos das atividades e a necessidade de estudos envolvendo propostas curriculares envolvendo ensino remoto, TIC e contextos investigativos na formação de professores.

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Biografia do Autor

Matheus de Castro e Silva, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestre em Educação, PROMESTRE – Mestrado Profissional em Educação e Docência, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. matheuscastroqui@gmail.com. Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1524304388085935. 

Penha Souza Silva, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutora em Educação, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. penhadss@gmail.com. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8502422679229022. 

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-09-18

Como Citar

de Castro e Silva, M., & Souza Silva, P. (2021). Paralelo entre planejamentos de atividades presenciais e remotas na formação inicial de professores de química envolvendo a conservação e restauração de bens culturais. Devir Educação, 90–117. https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.396