O clima social de uma escola de ensino médio na percepção dos professores antes e durante a pandemia de Covid-19

Autores

  • Sáhira Michele da Silva Celestino Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Rita de Cássia de Souza Universidade Federal de Viçosa - UFV

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.391

Palavras-chave:

Clima social escolar, Ensino Médio, Pandemia, Docentes, Construcionismo Social

Resumo

O clima social escolar consiste em como as pessoas se sentem dentro da escola, estando relacionado às relações entre os professores, a gestão, os alunos, a família/comunidade, as atividades de ensino-aprendizagem e outros fatores internos e externos à escola e interfere no processo de ensino-aprendizagem e na qualidade de vida das pessoas envolvidas no ambiente escolar. Este artigo é parte de uma pesquisa visando compreender o clima social escolar no Ensino Médio de uma escola do Ensino Médio numa pequena cidade a Zona da Mata Mineira antes e durante a pandemia do Covid-19. A perspectiva teórica para o estudo foi o Construcionismo Social. Devido à pandemia e à inexistência de aulas presenciais, foi elaborado um questionário sobre temas relacionados ao clima social escolar antes e durante a pandemia. Dos 20 docentes do ensino médio da escola, sete devolveram o questionário. De maneira geral, os docentes relataram uma boa relação interpessoal com a gestão, os funcionários, os estudantes e a comunidade. Apesar do distanciamento social afetar o clima social da escola, consideramos que seria uma oportunidade para investigar se a pandemia teria afetado esse clima e de que forma. Os docentes enfatizaram que sentiam muita falta da convivência social e dos estudantes na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sáhira Michele da Silva Celestino, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui graduação em Geografia - Licenciatura pela Universidade Federal de Viçosa (2017) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2021). Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual Paulista. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: subjetividade, clima social escolar, construcionismo social, meio ambiente e recursos hídricos.

Rita de Cássia de Souza, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, escola nova, indisciplina escolar, metodologias diferenciadas de educação, construcionismo social, práticas colaborativas e dialógicas e pesquisas relacionais.

Referências

ARANTES, Valéria Amorim. Afetividade, cognição e moralidade na perspectiva dos modelos organizadores do pensamento. In: ARANTES, Valéria Amorim. Afetividade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 2003.

ARON, Ana María; MILICIC, Neva; ARMIJO, Iván. Clima Social Escolar: una escala de evaluación – Escala de Clima Social Escolar, ECLIS. Univ. Psychol., Bogotá, v. 11, n. 3, 2012. Disponível em: https://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revPsycho/article/view/749. Acesso em: 23 fev. 2021.

BEAUDOIN, Marie-Nathalie; TAYLOR, Maureen. Bullying e desrespeito: como acabar com essa cultura na escola. Porto Alegre: Artmed, 2006.

CADONÁ, Eliane; SCARPARO, Helena. Construcionismo social na atenção básica: uma revisão integrativa. Ciência & Saúde Coletiva, v. 20, n. 9, p. 2721-2730, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/csc/v20n9/1413-8123-csc-20-09-2721.pdf. Acesso em: 23 fev. 2021.

CARDOSO, David Tiago. Construcionismo social: em direção à assistência social. Nova Perspectiva Sistêmica, v. 26, n. 58, 2017, p. 60-73. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/nps/v26n58/n26a05.pdf. Acesso em: 23 fev. 2021.

CARDOSO, David Tiago; BEIRAS, Adriano. Contribuições do construcionismo social para o estudo das masculinidades. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women’s Worlds Congress, 2017, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis, 2017. Disponível em: http://www.en.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/1503076997_ARQUIVO_ContribuicoesdoCSparaoestudodasmasculinidades[textocompleto].pdf. Acesso em: 23 fev. 2021.

CEIA, Alda Maria dos Reis. Um olhar de dentro: o clima de escola na perspectiva dos alunos. 2011. 164 f. Dissertação (Mestrado em Administração e Gestão Educacional) – Departamento de Educação e Ensino a Distância, Universidade Aberta de Portugal, 2011. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/2055/1/Alda%20Ceia.pdf. Acesso em: 23 fev. 2021.

CORNEJO, Rodrigo; REDONDO, Jesús M. El clima escolar percibido por los alumnos de enseñanza media. Una investigación en algunos liceos de la Región Metropolitana. Ultima Década, Cidpa Viña Del Mar, v. 9, n. 15, p. 11-52, 2001. Disponível em: https://scielo.conicyt.cl/pdf/udecada/v9n15/art02.pdf. Acesso em: 23 fev. 2021.

GERGEN, Kenneth J.; GERGEN, Mary. Construcionismo social: um convite ao diálogo. Rio de Janeiro: Instituto Noos, 2010.

GERGEN, Kenneth J. O movimento do construcionismo social na Psicologia Moderna. R. Inter. Interdisc. INTERthesis, Florianópolis, v. 6, n. 1, p. 299-325, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/interthesis/article/view/1807-1384.2009v6n1p299/10807. Acesso em: 23 fev. 2021.

GUERRA VIO, Cristóbal et al. Percepción del Clima Escolar en Estudiantes de Enseñanza Media de Valparaíso de Colegios Municipales, Particulares Subvencionados y Particulares. Estudios Pedagógicos, Valdivia, v. 38, n.2, p. 103-115, 2012. Disponível em: https://scielo.conicyt.cl/pdf/estped/v38n2/art07.pdf. Acesso em: 23 fev. 2021.

JANOSZ, Michel; GEORGES, Patricia; PARENT, Sophie. L’environnement socioéducatif à l’école secondaire: un modèle théorique pour guider l’évaluation du milieu. Revue Canadienne de Psycho-Éducation, v. 27, n. 2, p. 285-306, 1998. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/255635944_L'environnement_socioeducatif_a_l'ecole_secondaire_Un_modele_theorique_pour_guider_l'evaluation_du_milieu. Acesso em: 23 fev. 2021.

PÉREZ, Cruz Pérez. Educacion para la convivencia como contenido curricular: propuestas de intervencionenel aula. Estudos Pedagógicos, n. 25, p. 113-130, 1999. Disponível em: https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-07051999000100007. Acesso em: 24 fev. 2021.

OESSELMANN, Dirk. Clima escolar. Belém: Unama, 2009.

PORTAL EDUCAÇÃO, 2013. Disponível em: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/plano-de-unidade-de-ensino/30231 . Acesso em: 30 nov. 2020.

RASERA, Emerson Fernando; JAPUR, Marisa. Os sentidos da construção social: o convite construcionista para a Psicologia. Paidéia, v. 15, n. 30, p. 21-29, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/paideia/v15n30/05.pdf. Acesso em: 24 fev. 2021.

SAMPSON, Edward E. Celebration the other: the dialogic turn. In: GERGEN, Kenneth J.; GERGEN, Mary. Celebration the other: a dialogic account of human nature. Ohio: Taos Institute Publication, 2008.

SOUZA, Rita de Cássia de. Uma análise construcionista social da liberdade na educação. Periódico Horizontes, v. 38, n. 1, p. p. e020034, jul. 2020. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/760/449. Acesso em: 24 fev. 2021.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-09-18

Como Citar

Celestino, S. M. da S., & Souza, R. de C. de . (2021). O clima social de uma escola de ensino médio na percepção dos professores antes e durante a pandemia de Covid-19. Devir Educação, 71–89. https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.391