Identidade, desenvolvimento profissional e a aprendizagem docente:um olhar a partir do pibid pedagogia

Autores

  • Joseane Abílio de Sousa Ferreira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN
  • Iure Coutre Gurgel Universidade Estadual do Rio Grande do Norte-UERN
  • Soraya Nunes dos Santos Pereira Universidade Estadual do Rio Grande do Norte-UERN

DOI:

https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.309

Palavras-chave:

Identidade; Desenvolvimento Profissional Docente; Ensino-aprendizagem; PIBID.

Resumo

Identidade, desenvolvimento Profissional e a aprendizagem docente são categorias da educação que ganharam maior visibilidade nas pesquisas educacionais brasileiras recentemente e transformou-se em objeto de investigação do Grupo de Pesquisa Formação Docente – FORMACE do Campus Avançado de Patu – CAP da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN. Este artigo tem como objetivo discorrer sobre os resultados da pesquisa realizada sobre a identidade docente e as práticas e saberes mobilizados nos licenciandos do Curso de Pedagogia do CAP/UERN, por meio das vivências no subprojeto Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID Pedagogia do CAP/UERN. Teoricamente está baseado em Gatti (2013), Marcelo Garcia (1999), Nóvoa (2009) dentre outros. A metodologia utilizada caracteriza-se pela abordagem qualitativa, a partir de um estudo bibliográfico e de campo, utilizando a entrevista semiestruturada e a análise de conteúdo, subsidiada em Bardin (1977). Os resultados evidenciam que as reflexões sobre identidade, desenvolvimento e aprendizagem docente realizadas pelos licenciandos em Pedagogia perpassam pela experiência vivenciada através do PIBID e o significado de “ser professor” pode ser construído e desconstruídos em razão do contexto de trabalho. Investir na formação continuada é como condição fundamental em direção ao desenvolvimento profissional e construção da identidade docente na tentativa de superar os desafios e tensionamentos vividos no trabalho docente.

 

Palavras-chave: Identidade; Desenvolvimento Profissional Docente; Ensino-aprendizagem; PIBID.

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Biografia do Autor

Joseane Abílio de Sousa Ferreira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN

Doutora.UERN/Patu-RN-Brasil

Iure Coutre Gurgel, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte-UERN

Mestre. UERN/Patu-RN-Brasil 

Soraya Nunes dos Santos Pereira, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte-UERN

Mestre. UERN/Patu-RN-Brasil

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-11-29

Como Citar

Abílio de Sousa Ferreira, J., Iure Coutre Gurgel, & Soraya Nunes dos Santos Pereira. (2020). Identidade, desenvolvimento profissional e a aprendizagem docente:um olhar a partir do pibid pedagogia. Devir Educação, 4(2), 188–231. https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.309

Edição

Seção

Artigos