Expectativas profissionais e percepções dos concluintes: formação e atuação de pedagogos nos espaços não escolares

Autores

  • Luciana Silva Dias Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Douglas Pereira da Costa Logos University International- MI- FL (USA)
  • Maria das Dôres de Sousa Universidade Federal do Piauí - UFPI

DOI:

https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.295

Palavras-chave:

Curso de Pedagogia, Pedagogia, Campo de atuação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as expectativas profissionais e as percepções dos concluintes sobre a qualidade da formação acadêmica do curso de Pedagogia, no que tange, a atuação em espaços não escolares, do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros da Universidade Federal do Piauí. A pesquisa tem caráter qualitativo e foi desenvolvida junto a esses graduandos. Este estudo se subsidia em aportes teóricos como, Severo (2015), Libâneo (2008), Saviani (2007), Franco (2008), dentre outros. Portanto, as informações obtidas através da análise dos questionários, apontam que os concluintes, em sua maioria, estão insatisfeitos e suas expectativas ao longo do curso não foram atingidas, pelo fato do curso ter como base a docência, já que muito dos estudantes almejam trabalhar nos espaços não escolares.

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Biografia do Autor

Luciana Silva Dias, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestre em Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Douglas Pereira da Costa, Logos University International- MI- FL (USA)

Mestre em Educação, Logos University International, Miami, Flórida, EUA.

Maria das Dôres de Sousa, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2002), Especialização em Ensino pela Universidade Federal do Piauí (1984), Graduada em Bacharelado em Ciências Sociais - Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (1980). Professora - Associada 4 da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação popular. Desenvolve estudos sobre identidade e docência, sociologia no ensino médio, movimentos sociais, juventude, práticas educativas. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Teorias e Práticas Pedagógicas (CSHNB/UFPI), especificamente nas linhas de investigação em educação, diversidades e movimentos sociais.

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-11-29

Como Citar

Silva Dias, L., Pereira da Costa, D., & Sousa, M. das D. de. (2020). Expectativas profissionais e percepções dos concluintes: formação e atuação de pedagogos nos espaços não escolares. Devir Educação, 4(2), 328–342. https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.295

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo