Taxonomias curriculares e pedagogias críticas
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.814Palabras clave:
Taxonomías, Pedagogías críticas, Reproducción, ResistenciasResumen
As taxonomias construíram uma hegemonia silenciosa ao marcar a sequência, a ordem e a hierarquia da aprendizagem, padronizando o trabalho pedagógico. Este tem sido o sinal da depedagogização dos últimos cinquenta anos, uma dinâmica associada ao antigo regime de reprodução e controlo pelo biopoder. As taxonomias dos objetivos educacionais constituem um quadro ideológico que concebe a mente como uma máquina e a aprendizagem como programação. O paradoxo é que estas taxonomias constroem hegemonia no declínio do regime biopolítico e na emergência do novo regime de reprodução de dados e conteúdos que o sistema mundial capitalista implementa como resultado da aceleração da inovação científico-tecnológica e da transição para a quarta revolução industrial. Neste artigo, faremos também uma revisão dos recentes desenvolvimentos taxonômicos devido à importância que assumiram para o design de interfaces em plataformas educacionais, não apenas na indústria tecnológica, mas em protótipos financiados pelos estados nacionais. Nossa perspectiva é que essas taxonomias reprodutivas foram úteis para o sistema mundial capitalista no campo educacional durante as primeiras revoluções industriais, mas hoje constituem um problema não apenas para a educação emancipatória, mas até mesmo para o novo modelo de reprodução do capitalismo da quarta revolução industrial. Longe de desaparecer o interesse pelo tema taxonômico, há um ressurgimento das pesquisas porque os programadores de computador exigem uma rota sequencial para sua programação e interfaces. Este artigo, juntamente com outros esforços complementares de pedagogias críticas, procuram contribuir para desencadear um big bang epistêmico neste campo.
Descargas
Citas
ANDERSON, Lorin; KRATHWOHL, David (Eds.). A Taxonomy for Learning, Teaching and Assessing: a Revision of Bloom's Taxonomy of Educational Objectives. Longman, New York, 2001. Disponible: https://www.uky.edu/~rsand1/china2018/texts/Anderson-Krathwohl%20%20A%20taxonomy%20for%20learning%20teaching%20and%20assessing.pdf
ANWAAR, Ahmad Gulzar. Dominio psicomotor: taxonomía de Dave. Sitio web de Educare, 2021. Disponible en https://educarepk.com/psychomotor-domain-daves-taxonomy.html
ANWAAR, Ahmad Gulzar. Dominio psicomotor: taxonomía de Harrow. Ediciones Educare. 2021 Disponible en https://educarepk.com/psychomotor-domain-harrows-taxonomy.html?_gl=1*1n36hu2*_ga*MjAxMDI4OTYzOS4xNjkxNzY0NjUy*_ga_56G3WHKHV1*MTY5MTc2NDY1MS4xLjAuMTY5MTc2NDY1MS4wLjAuMA..*_ga_F76BPXJLJ1*MTY5MTc2NDY1MS4xLjAuMTY5MTc2NDY1NC41Ny4wLjA.&_ga=2.5827825.350505424.1691764652-2010289639.1691764652#google_vignette
BERARDI, Franco. Fenomenología del fin: sensibilidad y mutación conectiva. Ediciones caja negra. Buenos Aires. 2017.
BONILLA-MOLINA, Luis. Apagón Pedagógico Global (APG). Las reformas educativas en clave de Resistencias. Revista Viento Sur de España. 2016. Disponible en https://vientosur.info/wp-content/uploads/spip/pdf/vs147_l_bonilla_molina_apagon_padagogico_global_apg_las_reformas_educativas_en_clave_de_resistencias.pdf
BONILLA-MOLINA, Luis. El Puente roto y los problemas para atravesar aguas turbulentas: las pedagogías críticas en la era digital. Publicado en la Revista arbitrada del Profesorado de la Universidad de Granada, España. 2023. Disponible en https://luisbonillamolina.com/2023/04/14/el-puente-roto-y-los-problemas-para-atravesar-aguas-turbulentas-las-pedagogias-criticas-en-la-era-digital/.
BONILLA-MOLINA, Luis. Inteligencia Artificial, transformación digital de la educación y mercado de inversiones. Elaborado a solicitud de la CLADE para la revista COCAR, Brasil. 2023. Disponible en https://luisbonillamolina.com/2023/08/12/inteligencia-artificial-transformacion-digital-de-la-educacion-y-mercado-de-inversiones/.
BLOOM, Benjamin. Taxonomía de los objetivos educativos. La clasificación de las metas educacionales. Manuales I y II. Ediciones El Ateneo editorial. Argentina. 1972.
COMBS, P.H. The world educational crisis—A systems analysis. Oxford University Press. 1968.
BYUNG-CHUL, HAN. Psicopolítica. Ediciones Herder. Alemania. 2022.
BYUNG.CHUL, Han. Infocracia: la digitalización y la crisis de la democracia. Ediciones Taurus. España. 2022.
CHURCHES, Andrew (2009) Taxonomía de Bloom para la era digital. 2009. Disponible en https://eduteka.icesi.edu.co/articulos/TaxonomiaBloomDigital
DAVE, R.; ARMSTRONG, RJ et al. Niveles psicomotores en Desarrollo y Redacción de Objetivos Conductuales. Tucson, Arizona. 1970.
FISHER, Mark. Realismo capitalista ¿No hay alternativa? Ediciones Caja negra. Argentina. 2016.
FOUCAULT, Michel. El nascimiento de la biopolítica. Textos de clase. Fondo de Cultura Económica México. 2007
GALIMBERTI, Umberto. Diccionario de Psicología. Siglo XXI. México. 2002
GIROUX, Henry. Teoría educativa y resistencias. Editorial Siglo XXI. 1972
GRADA, Anita J. Una taxonomía del dominio psicomotor: una guía para desarrollar objetivos conductuales . Nueva York: David McKay Co. 1972
KURZWEIL, R. Como crear una mente. Ediciones Titivillus. España. 2014
LESLIE-OWEN, Wilson. Three Domains of Learning - Cognitive, Affective, Psychomotor». Owen Wilson Editor. EEUU. 2001
LESLIE-OWEN, Wilson. (2001). El segundo principio. Disponible en el sitio web: https://thesecondprinciple.com/essential-teaching-skills/blooms-taxonomy-revised/
MARZANO, R. J.; KENDALL, J.S. The new taxonomy of educational objectives. California, EE.UU.: Corwnin Press. 2007.
MARZANO, R. J.; KENDALL, J.S. Designing and assessing educational objectives: Applying the new taxonomy. California, EE.UU. Corwnin Press. 2008
MOROZOV, Evgeny. Big Tech: A ascensäo dos dados e a norte da politica. Edición en portugués. Libro digital de Amazon. 2018.
SEELS; GLASGOW. Ejercicios en diseño instruccional. Columbus OH: Merrill Publishing Company. 1990
SIMPSOM, Elizabeth. Taxonomía de Simpsom. 1972. Disponible en https://es.slideshare.net/EscueladeFtbolSudAmrica/taxonomia-elizabeth-simpson
WILLIAMS, Alex; SRNICEK, Nick. Acelera: manifiesto por una política aceleracionista. 2013. Disponible en https://syntheticedifice.files.wordpress.com/2013/08/manifiesto-aceleracionista1.pdf
ZUBOF, Shoshana. La era del capitalismo de la vigilancia. La lucha por un futuro humano frente a las nuevas fronteras del poder. Ediciones Paidós. España. 2020
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Devir Educação

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.