Saberes e concepções sobre evolução biológica para alunos do 3o ano do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.584Resumen
Pesquisas tem mostrado que o ensino de biologia evolutiva é fragmentado, e muitas vezes nem chega a ser abordado, isso é preocupante, visto que é um tema central dentro da Biologia e dá sentido aos diversos graus de biodiversidade observados no dia-a-dia e na natureza. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo principal investigar os principais desafios para o ensino de evolução biológica para alunos do ensino médio da cidade de Manaus, Amazonas. Para tanto, foram aplicados questionários de acordo com a escala likert com perguntas que versaram sobre evolução biológica e concepções dos alunos sobre o tema, antes e após uma aula exclusiva sobre evolução Biológica. Foram um total de 56 alunos de 3 escolas do ensino médio que participaram da pesquisa, a escolha dessa série se deu em virtude do tema evolução ser abordado com mais ênfase nesse período. Esse referencial teórico-metodológico foi adotado para que fosse possível analisar as concepções e o conhecimento dos alunos sobre o assunto, no qual foi possível verificar que os alunos não conhecem corretamente os conceitos relacionados aos processos de evolução biológica, porém, foi constatado mudanças na média de erros das respostas dos alunos após a aplicação da aula, com um certo reforço da ideia correta sobre a teoria da evolução.
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