Estado do conhecimento em publicações científicas

entre teorias, práticas e metodologias

Autores/as

  • Antonio Matheus do Rosário Corrêa Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.528

Resumen

Este texto é uma resenha da obra Estado do Conhecimento: teoria e prática de Marília Morosini, Pricila Kohls-Santos e Zoaraia Bittencourt, dedicado a elaboração de pesquisas denominadas Estado do Conhecimento (EC), na qual considera aspectos teóricos e metodológicos, disposição de repositórios de publicações científicas e a prática de escrita do EC, vislumbrando os resultados e análises, assim como concentrado na área de conhecimento da Educação. O livro propõe contribuir para a compreensão e discussão do EC em publicações científicas, possibilitando à pesquisadoras, pesquisadores, docentes e estudantes a visualização de formas para construção de suas pesquisas, além de propiciar o entendimento desse campo científico em interfaces com objetos de estudo diversos. A arquitetura da obra dispõe de uma breveapresentação, o prefácio escrito por João Ferreira de Oliveira e o corpo dolivro, composto por dois eixos – sendo o primeiro de caráter teórico e metodológico e o segundo com teor prático, direcionado a escrita e a produção do EC –, além das referências bibliográficas e índice remissivo.

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Biografía del autor/a

Antonio Matheus do Rosário Corrêa, Universidade Federal do Pará

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPLSA/UFPA). Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros (NEAB/UFPA), Campus Bragança

Citas

BARDIN, Lawrence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

MOROSINI, Marília; KOHLS-SANTOS, Pricila; BITTENCOURT, Zoraia. Estado do Conhecimento: teoria e prática. Curitiba: Editora CRV, 2021.

Publicado

2022-05-06

Cómo citar

Corrêa, A. M. do R. (2022). Estado do conhecimento em publicações científicas: entre teorias, práticas e metodologias. Devir Educação, 6(1), e–528. https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.528