Êxitos e desfechos no Ensino, Pesquisa e Extensão do curso de Pedagogia da FACELI durante a pandemia da Covid-19

Autores/as

  • Joana Lúcia Alexandre de Freitas Faculdade de Ensino Superior de Linhares- FACELI https://orcid.org/0000-0002-1547-1505
  • Márcia Perini Valle Faculdade de Ensino Superior de Linhares- FACELI
  • Valéria Vieira dos Santos Pin Faculdade de Ensino Superior de Linhares- FACELI

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.404

Palabras clave:

Ensino Remoto; Relato de Experiência; Didática; Estágio Supervisionado; Fundamentos Teóricos e Metodológicos; Pandemia.

Resumen

El artículo es un relato de experiencia sobre los resultados obtenidos en las disciplinas de Didáctica, Pasantía Supervisada y Fundamentos Teóricos y Metodológicos de las Artes, Ciencias y Geografía de la asignatura de Pedagogía de un Colegio público, municipal y gratuito ubicado en un municipio del interior del país. Estado de Espírito Santo. Con el fin de promover el intercambio de experiencias, relatos de experiencias y reflexiones sobre los procesos de enseñanza y aprendizaje llevados a cabo durante la pandemia en la Educación Superior, se llevó a cabo este estudio. Se adoptó como metodología una investigación exploratoria cualitativa, adoptando hipótesis inductivas a partir de una revisión de la literatura para comprender las respuestas de 49 académicos en una encuesta sobre los procesos de enseñanza y aprendizaje al final del primer semestre de 2020, en la cual se eligió la técnica de análisis del discurso del sujeto colectivo para representar la concepción de los estudiantes universitarios. De los resultados obtenidos se destacan: mejora en el dominio de producción de recursos audiovisuales; mejora en el desarrollo y dominio de la escritura científica en varios géneros textuales académicos; adquisición de habilidades y competencias para aprender y enseñar a través de la enseñanza a distancia y expansión del aprendizaje realizado por el uso intencional de las TIC. Sin embargo, también existen resultados frágiles como problemas de inclusión digital y no adaptación al aprendizaje a distancia que sirvieron de buenas reflexiones en esta investigación y que servirán para mejorar la Práctica Docente del Docente Universitario y también la de Educación Básica.

 

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Biografía del autor/a

Joana Lúcia Alexandre de Freitas, Faculdade de Ensino Superior de Linhares- FACELI

Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde-Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Cuiabá (2006), graduação em Química pela Universidade Metropolitana de Santos (2012) e mestrado em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015). Atualmente é professora efetiva de Ciências da Prefeitura Municipal de Linhares e regente de classe efetiva no curso de pedagogia da Faculdade de Ensino Superior de Linhares- Faceli. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Genética e prática de ensino de ciências, atua principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências Naturais, Empoderamento negro; Racismo e Antirracismo; Pedagogia, Histologia, Sexualidade e Orientação Sexual para alunos de séries iniciais; Educação Ambiental, Ensino de Artes.  2) Universidade Federal de Santa Maria-UFSM.  

Márcia Perini Valle, Faculdade de Ensino Superior de Linhares- FACELI

Pedagoga, formada pela Faculdade de Ciências Aplicadas Sagrado Coração (ES), Psicopedagoga, formada pela mesma instituição e Mestre em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (SP) . Atualmente é professora da Faculdade de Ensino Superior de Linhares - FACELI e pedagoga da Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Linhares.

Valéria Vieira dos Santos Pin, Faculdade de Ensino Superior de Linhares- FACELI

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Aplicadas "Sagrado Coração" Linhares- ES (1990); especialização em Planejamento Educacional pela Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura- Faculdades Integradas de São Gonçalo (1992); mestrado em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos São Paulo (2002); especialização em Supervisão Escolar pela Faculdade de Ciências Aplicadas "Sagrado Coração" Linhares- ES (2007); graduação em Letras - Português- Inglês pelo Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia (2009) e especialização em Língua Inglesa nas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2010). Atualmente é professora na FACELI - Faculdade de Ensino Superior de Linhares e pedagoga da Prefeitura Municipal de Linhares. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa.

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Publicado

2021-09-18

Cómo citar

de Freitas, J. L. A., Márcia Perini Valle, & Valéria Vieira dos Santos Pin. (2021). Êxitos e desfechos no Ensino, Pesquisa e Extensão do curso de Pedagogia da FACELI durante a pandemia da Covid-19. Devir Educação, 161–182. https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.404