Ensino em tempos de pandemia:um novo cenário, com (não tão) novas necessidades

Autores/as

  • Leila Miyuki Saito Universidade Estadual de Londrina - UEL https://orcid.org/0000-0003-0594-6906
  • Marcelo Cristiano Acri Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.403

Palabras clave:

Ensino remoto emergencial, Formação de professores, Letramento digital, Letramento em avaliação, Metodologias ativas

Resumen

La pandemia Covid-19 provocó varios cambios en el escenario educativo: la suspensión de las clases presenciales y la adopción de la enseñanza remota de emergencia puso a prueba la capacidad de adaptación al nuevo contexto y sacó a la luz importantes discusiones sobre la formación (inicial y continuada) de los profesores. A modo de ilustración, la investigación "La educación escolar en tiempos de pandemia" (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS, 2020) muestra que la alfabetización digital y la alfabetización en evaluación constituyen conocimientos que ya eran imprescindibles incluso en tiempos de enseñanza presencial, y que podrían han ayudado a suavizatransición al aprendizaje remoto de emergencia. En este sentido, este artículo pretende establecer un diálogo entre los supuestos de la alfabetización digital (DUDENEY et al., 2016; HEALEY et al., 2008) y la alfabetización en evaluación (QUEVEDO-CAMARGO; SCARAMUCCI, 2018; STIGGINS, 1991) combinado con metodologías activas (BACICH, 2017; DIEHL, 2020; MITRE et al., 2008; RESER; ROCA; SILVA, 2018) en atender las demandas generadas en el contexto de la educación remota durante y después de la pandemia.

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Biografía del autor/a

Leila Miyuki Saito, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Graduada em Letras - Português e Inglês com suas respectivas literaturas, pela Universidade Estadual de Londrina (2008). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Norte do Paraná (2009). Especialista em Recursos Humanos, pelo Centro Universitário Filadélfia (2011). Mestra pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas - MEPLEM, pela Universidade Estadual de Londrina (2018). Doutoranda em Estudos da Linguagem, pela Universidade Estadual de Londrina (previsão de conclusão em 2024). Atua na área educacional desde 2004. Experiência em ensino de inglês e coordenação pedagógica em institutos de línguas. Atualmente, exerce cargo Técnico-Administrativo em Educação na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 

Marcelo Cristiano Acri, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Aluno do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, em nível de Doutorado, pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (PR) (início em 2020), mestre em Estudos da Linguagem (2013) e graduado em Letras (1999), pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Participante do grupo de pesquisas LEDINT - "Letramento Digital nas aulas de Língua Portuguesa: práticas e concepções em pesquisas de intervenção", como colaborador, e dos projetos de pesquisa PRALE - "Dimensões da Prática como Componente Curricular das Licenciaturas Paranaenses em Letras" - e TDIC-ENALP - "Tecnologias Digitais no Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa", também como colaborador. Profissionalmente, professor de Língua Portuguesa, pela Secretaria de Educação do Paraná, desde 2000. Atuante em Rolândia, no Colégio Estadual Professor Francisco Villanueva.

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Publicado

2021-09-18

Cómo citar

Saito, L. M., & Acri, M. C. (2021). Ensino em tempos de pandemia:um novo cenário, com (não tão) novas necessidades. Devir Educação, 141–160. https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.403