Ensino em tempos de pandemia:um novo cenário, com (não tão) novas necessidades
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.403Keywords:
Ensino remoto emergencial, Formação de professores, Letramento digital, Letramento em avaliação, Metodologias ativasAbstract
The Covid-19 pandemic brought several changes to the educational scenario: the suspension of on-site classes and the adoption of emergency remote teaching tested the ability to adapt to the new context and brought to light important discussions about (initial and continuing) teacher training. To illustrate this point, the research “School education in times of pandemic” (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS, 2020) shows that digital literacy and assessment literacy constitute knowledge that was already essential even in times of face-to-face teaching, and that could have helped in making a smoother transition to emergency remote teaching. In this sense, this article aims at establishing a dialogue between the assumptions of digital literacy (DUDENEY et al., 2016; HEALEY et al., 2008) and assessment literacy (QUEVEDO-CAMARGO; SCARAMUCCI, 2018; STIGGINS, 1991) combined to active methodologies (BACICH, 2017; DIEHL, 2020; MITRE et al., 2008; RESER; ROCHA; SILVA, 2018) in meeting the demands generated in the context of remote teaching, be it during or after the pandemic period.
Downloads
References
AZEVEDO, Daniela Simone de et al. Letramento digital: uma reflexão sobre o mito dos “nativos digitais”. RENOTE, v. 16, n. 2, p. 615-625. dez. 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/89222/51474. Acesso em: 27 fev. 2021.
BACICH, Lilian. Inovação na educação. Disponível em: https://lilianbacich.com/2017/11/01/metodologias-ativas-para-uma-educacao-inovadora/. Acesso em: 29 jun. 2020.
BACICH, Lilian.; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 23 jun. 2020.
BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm. Acesso em: 23 jun. 2020.
DIEHL, Leandro Arthur. Metodologias ativas no ensino remoto. Palestra proferida no VIRTUEL, Londrina (Paraná), jun. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KDxRpF5fE4A&t=9s. Acesso em: 29 jun. 2020.
DUDENEY, Gavin; HOCKLY, Nicky; PEGRUM, Mark. Letramentos digitais. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
FULCHER, Glenn. Assesment literacy for the language classroom. Language Assesment Quarterly, v. 9, n. 2, p. 113-132, 2012. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/15434303.2011.642041. Acesso em: 12 ago. 2020.
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (Brasil). Educação escolar em tempos de pandemia. [São Paulo], 2020. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-pandemia-informe-n-1 e https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-pandemia-informe-n-2 Acesso em: 22 jun. 2020.
FURTOSO, Viviane Aparecida Bagio. Desempenho oral em português para falantes de outras línguas: da avaliação à aprendizagem de línguas estrangeiras em contexto online. 2011. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto, 2011. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/103505. Acesso em: 19 maio 2020.
HAYDT, Regina Célia Cazaux. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. In: HAYDT, Regina Célia C. Curso de didática geral. 1. ed. São Paulo: Ática, 2011. p. 286-319. Disponível em: https://www.academia.edu/11148299/Curso_de_Didatica_Geral_-_Regina_Celia_C._Haydt. Acesso em: 14 maio 2020.
HEALEY, Deborah et al. TESOL Technology Standards Framework. Alexandria, VA: TESOL, 2008. Disponível em: https://www.tesol.org/docs/default-source/books/bk_technologystandards_framework_721.pdf?sfvrsn=4bd0bee6_2. Acesso em: 09 dez. 2020.
LÉVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Ed. 34, 1996.
MARZARI, Gabriela; LEFFA, Vilson. O letramento digital no processo de formação de professores de línguas. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Porto Alegre, v. 2, p. 1-18, dez. 2013. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1816. Acesso em: 4 fev. 2021.
MITRE, Sandra Minardi et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, supl. 2, p. 2133-2144, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/csc/v13s2/v13s2a18.pdf. Acesso em: 25 jun. 2020.
MORAES, Dirce Aparecida Foletto. Reflexões sobre a didática: planejamento e avaliação em tempos de atividades remotas. Palestra proferida no VIRTUEL, Londrina (Paraná), jun. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SAmvFtsEMVM&t=6s. Acesso em: 26 jun. 2020.
OLIVEIRA, Hudson do Vale de; SOUZA, Francimeire Sales de. Do conteúdo programático ao sistema de avaliação: reflexões educacionais em tempos de pandemia (COVID-19). Boletim de Conjuntura, Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 15-24, 2020. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/OliveiraSouza. Acesso em: 22 jun. 2020.
PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. MCB University Press, 2001.
QUEVEDO-CAMARGO, G.; SCARAMUCCI, M. V. R. O conceito de letramento em avaliação de línguas: origem de relevância para o contexto brasileiro. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Catalão-GO, v. 22, n. 1, p. 225-245, jan./jun. 2018.
RESER, Marcelo Rodrigues; ROCHA, Cristine da; SILVA, Sabrina Lacerda da. Metodologias ativas no processo formativo em saúde. Saberes plurais: educação na saúde. Porto Alegre, v. 21, n. 3, p. 91-103, dez. 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/saberesplurais/article/view/88488. Acesso em: 22 jun. 2020.
SCARAMUCCI, Matilde Virgínia Ricardi. Letramento em avaliação (em contexto de línguas): contribuições para a linguística aplicada, educação e sociedade. In: JORDÃO, Clarissa Menezes (Org.) A linguística aplicada no Brasil: rumos e passagens. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016. p. 141-165.
STIGGINS, Rick. Assessment Literacy. Phi Delta Kappan, v. 72, p. 534-539, 1991.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.