Ensino em tempos de pandemia:um novo cenário, com (não tão) novas necessidades

Authors

  • Leila Miyuki Saito Universidade Estadual de Londrina - UEL https://orcid.org/0000-0003-0594-6906
  • Marcelo Cristiano Acri Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.403

Keywords:

Ensino remoto emergencial, Formação de professores, Letramento digital, Letramento em avaliação, Metodologias ativas

Abstract

The Covid-19 pandemic brought several changes to the educational scenario: the suspension of on-site classes and the adoption of emergency remote teaching tested the ability to adapt to the new context and brought to light important discussions about (initial and continuing) teacher training. To illustrate this point, the research “School education in times of pandemic” (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS, 2020) shows that digital literacy and assessment literacy constitute knowledge that was already essential even in times of face-to-face teaching, and that could have helped in making a smoother transition to emergency remote teaching. In this sense, this article aims at establishing a dialogue between the assumptions of digital literacy (DUDENEY et al., 2016; HEALEY et al., 2008) and assessment literacy (QUEVEDO-CAMARGO; SCARAMUCCI, 2018; STIGGINS, 1991) combined to active methodologies (BACICH, 2017; DIEHL, 2020; MITRE et al., 2008; RESER; ROCHA; SILVA, 2018) in meeting the demands generated in the context of remote teaching, be it during or after the pandemic period.

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Author Biographies

Leila Miyuki Saito, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Graduada em Letras - Português e Inglês com suas respectivas literaturas, pela Universidade Estadual de Londrina (2008). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Norte do Paraná (2009). Especialista em Recursos Humanos, pelo Centro Universitário Filadélfia (2011). Mestra pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas - MEPLEM, pela Universidade Estadual de Londrina (2018). Doutoranda em Estudos da Linguagem, pela Universidade Estadual de Londrina (previsão de conclusão em 2024). Atua na área educacional desde 2004. Experiência em ensino de inglês e coordenação pedagógica em institutos de línguas. Atualmente, exerce cargo Técnico-Administrativo em Educação na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 

Marcelo Cristiano Acri, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Aluno do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, em nível de Doutorado, pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (PR) (início em 2020), mestre em Estudos da Linguagem (2013) e graduado em Letras (1999), pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Participante do grupo de pesquisas LEDINT - "Letramento Digital nas aulas de Língua Portuguesa: práticas e concepções em pesquisas de intervenção", como colaborador, e dos projetos de pesquisa PRALE - "Dimensões da Prática como Componente Curricular das Licenciaturas Paranaenses em Letras" - e TDIC-ENALP - "Tecnologias Digitais no Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa", também como colaborador. Profissionalmente, professor de Língua Portuguesa, pela Secretaria de Educação do Paraná, desde 2000. Atuante em Rolândia, no Colégio Estadual Professor Francisco Villanueva.

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Published

2021-09-18

How to Cite

Saito, L. M., & Acri, M. C. (2021). Ensino em tempos de pandemia:um novo cenário, com (não tão) novas necessidades. Devir Educação, 141–160. https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.403