O uso das redes sociais na Educação Ambiental em tempos de isolamento social

Autores/as

  • Roniel Santos Figueiredo Faculdade de Tecnologia e Ciências - UNIFTC
  • Lais Machado de Souza Faculdade de Tecnologia e Ciências - UNIFTC

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v5i1.330

Palabras clave:

Redes Sociales; Artefacto Cultural, Pandemia; Educación Ambiental; Enseñanza Superior.

Resumen

Este estudio tiene como objetivo discutir el uso de las redes sociales para la Educación Ambiental en un contexto de aislamiento social, a partir de una propuesta metodológica desarrollada en una disciplina común a los cursos de educación superior de una institución privada. Los datos se construyeron mediante un examen de investigación. Los resultados señalaron el potencial y las limitaciones de usar Instagram como herramienta de enseñanza. Los principales aspectos positivos enumerados fueron: la velocidad de acceso, el gran público al que se llega, la interacción entre los usuarios y la democratización del conocimiento. Entre las limitaciones destacan: la falta de acceso universal, la dificultad para medir los impactos de la información en el quehacer cotidiano de la ciudadanía y la difusión de noticias falsas.

 

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Biografía del autor/a

Roniel Santos Figueiredo, Faculdade de Tecnologia e Ciências - UNIFTC

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2015), Especialista em Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2020); Especialista em Educação Especial e Inclusiva -UNIASSELVI (2020) e Mestre em Relações Étnicas e Contemporaneidade pelo PPGREC- UESB (2017). Docente da Faculdade de Tecnologia e Ciências - UniFTC, lecionando as disciplinas: Biologia Geral e Histologia; Anatomofisiologia I e II; Imunologia; e Meio Ambiente e Sociedade. Leciona também na Educação Básica as disciplinas Biologia e Iniciação Científica, no Colégio Estadual Edilson Freire - CEEF no ensino regular e técnico. Tem sua produção científica voltada principalmente para os seguintes temas: Ensino de ciências; Formação de professores; Educação, sexualidade e gênero; Relações Étnicas e contemporaneidade. Coordena o projeto de extensão Educação de trabalhadores de saúde para o respeito à diversidade sexual e de gênero, na UniFTC. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidades, certificado pelo CNPq e revisor dos periódicos Com a palavra, o Professor (ISSN 2526-2882 e Revista de Estudos em Educação e Diversidade.

Lais Machado de Souza, Faculdade de Tecnologia e Ciências - UNIFTC

Mestra em Educação Científica e Formação de Professores de Ciências e Matemática e Especialista em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Bacharela em Enfermagem pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (UniFTC) e licenciada em Ciências Biológicas (UESB). Docente assistente do Colegiado de Odontologia na UniFTC - Jequié-Ba ministrando as disciplinas: Anatomofisiologia Humana; Patologia geral; Saúde Coletiva; Meio Ambiente e Sociedade (MAS); Metodologia do Trabalho Científico (MTC) e Bioestatística. Assessora Técnica na Policlínica da Região de Saúde de Jequié - BA onde exerce a coordenação, o gerenciamento, a avaliação e o monitoramento de serviços e sistemas de saúde. Atua também, nessa instituição, enquanto coordenadora no Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e do Núcleo de Educação Permanente (NEP), além de fazer parte do Grupo de Humanização do Cuidado. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidades, certificado pelo CNPq. Colaboradora no projeto de extensão: "Educação de trabalhadores de saúde para o respeito à diversidade sexual e de gênero", na UniFTC. 

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Publicado

2021-05-29

Cómo citar

Santos Figueiredo, R., & Machado de Souza, L. . (2021). O uso das redes sociais na Educação Ambiental em tempos de isolamento social. Devir Educação, 5(1), 24–42. https://doi.org/10.30905/rde.v5i1.330

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo