O uso das redes sociais na Educação Ambiental em tempos de isolamento social
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v5i1.330Palabras clave:
Redes Sociales; Artefacto Cultural, Pandemia; Educación Ambiental; Enseñanza Superior.Resumen
Este estudio tiene como objetivo discutir el uso de las redes sociales para la Educación Ambiental en un contexto de aislamiento social, a partir de una propuesta metodológica desarrollada en una disciplina común a los cursos de educación superior de una institución privada. Los datos se construyeron mediante un examen de investigación. Los resultados señalaron el potencial y las limitaciones de usar Instagram como herramienta de enseñanza. Los principales aspectos positivos enumerados fueron: la velocidad de acceso, el gran público al que se llega, la interacción entre los usuarios y la democratización del conocimiento. Entre las limitaciones destacan: la falta de acceso universal, la dificultad para medir los impactos de la información en el quehacer cotidiano de la ciudadanía y la difusión de noticias falsas.
Descargas
Citas
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, PT, Edições 70, 2006.
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa n. 9, de 16 de abril de 2020. Disciplina o requerimento, análise e emissão da Declaração de Reconhecimento de Limites em relação a imóveis privados. Brasília, DF: Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/web/dou/-/instrucao-normativa-n-9-de-16-de-abril-de-2020-253343033
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa n. 13, de 8 de abril de 2020. Dispõe sobre a aplicação de fungicidas e óleo mineral com uso de aeronaves agrícolas na cultura da banana. Brasília, DF: Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 2020a. Disponível em: http://www.in.gov.br/web/dou/-/instrucao-normativa-n-13-de-8-de-abril-de-2020-251908947
BRASIL, MS - Ministério da Saúde. Saúde sem fake news, 2020b. Disponível em: https://www.saude.gov.br/fakenews
CARDOSO, G. et al. As Fake News numa Sociedade Pós-Verdade: contextualização, potenciais soluções e análise. Reuters Digital News Report. Disponível em: https://obercom.pt/wp-content/uploads/2018/06/2018-Relatorios-Obercom-Fake-News.pdf
CEE – FIOCRUZ. Os efeitos que já podemos ver da pandemia sobre o meio ambiente, 2020. Disponível em: HTTPS://cee.fiocruz.br/?q=node/1182. Acesso em 05 de outubro de 2020.
DUBEUX, A.; BATISTA, M. P. Agroecologia e Economia Solidária: um diálogo necessário à consolidação do direito à soberania e segurança alimentar e nutricional. Redes, Santa Cruz do Sul, v. 22, n. 2, 2017. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/redes/article/view/9340
GONÇALVES, E. M; SILVA, M. da. A amplitude do diálogo nas redes sociais digitais: sentidos em construção. In: GOULART, E. (org.). Mídias sociais: uma contribuição de análise (pp. 85–106). Porto Alegre, RS: EDIPUCRS, 2014.
GUIMARÃES, M. (2016). Por uma educação ambiental crítica na sociedade atual. Revista Margens Interdisciplinar, 7(9): 11-22, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2767/2898
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2018. Uso de internet, televisão e celular no Brasil. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/materias-especiais/20787-uso-de-internet-televisao-e-celular-no-brasil.html
LEFF, E. Discursos sustentáveis. São Paulo: Cortez, 2010.
LOUREIRO, C. F. B. Questões ontológicas e metodológicas da educação ambiental crítica no capitalismo contemporâneo. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, 36(1), 2019. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8954
LOUREIRO, C. F. Sustentabilidade e educação: um olhar da ecologia política. São Paulo: Cortez, 2012
MAIA, B. R; DIAS, P. C. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia, 37, 2020. https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3402
OPAS - Organização Pan-Americana da Saúde. Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus), 2020. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875#datas-noticificacoes
RABELLO, C. R. L. Interação e aprendizagem em Sites de Redes Sociais: uma análise a partir das concepções sócio-históricas de Vygotsky e Bakhtin. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 15(3), 735-760, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982015000300735&lng=pt&tlng=pt
SANTOS, C. F. et al. (2013). Conflitos no centro da educação ambiental. In: C. Machado, C. F. Santos, C. F. Araújo & W. V. Passos (orgs.). Conflitos ambientais e urbanos – debates, lutas e desafios. Porto Alegre, RS: Evangraf.
SILVA, B; RIBEIRO, P. Sexualidade na sala de aula: tecendo aprendizagens a partir de um artefato pedagógico. Revista Estudos Feministas, 19(2), 521, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2011000200014&lng=pt&tlng=pt
SNOWDEN, E. Eterna Vigilância. Planeta do Brasil: São Paulo - SP, 2019, 288 p.
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL,l [ BBC News Brasil] (2020, 22 de abril). Ricardo Salles na reunião: com imprensa focada na covid-19, é hora de 'ir passando a boiada', 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BWDemNNMbeU
SABAT, R. Pedagogia cultural, gênero e sexualidade. Revista Estudos Feministas, Florianópolis – SC, vol. 9, n.1, p. 04-21, 2001.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.