O uso das redes sociais na Educação Ambiental em tempos de isolamento social
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v5i1.330Keywords:
Social networks; Cultural Artifact; Pandemic; Environmental Education; Higher education.Abstract
This study aims to discuss the use of social networks for Environmental Education in a context of social isolation, based on a methodological proposal developed in a discipline common to higher education courses from a private institution. The data were constructed using an investigative survey. The results pointed to the potential and limitations of using Instagram as a teaching tool. The main positive aspects listed were: the speed of access, the large public reached, the interaction between users and the democratization of knowledge. Among the limitations, the following stand out: the lack of universal access, the difficulty in measuring the impacts of information on the public's daily actions and the dissemination of fake news.
Downloads
References
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, PT, Edições 70, 2006.
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa n. 9, de 16 de abril de 2020. Disciplina o requerimento, análise e emissão da Declaração de Reconhecimento de Limites em relação a imóveis privados. Brasília, DF: Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/web/dou/-/instrucao-normativa-n-9-de-16-de-abril-de-2020-253343033
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa n. 13, de 8 de abril de 2020. Dispõe sobre a aplicação de fungicidas e óleo mineral com uso de aeronaves agrícolas na cultura da banana. Brasília, DF: Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 2020a. Disponível em: http://www.in.gov.br/web/dou/-/instrucao-normativa-n-13-de-8-de-abril-de-2020-251908947
BRASIL, MS - Ministério da Saúde. Saúde sem fake news, 2020b. Disponível em: https://www.saude.gov.br/fakenews
CARDOSO, G. et al. As Fake News numa Sociedade Pós-Verdade: contextualização, potenciais soluções e análise. Reuters Digital News Report. Disponível em: https://obercom.pt/wp-content/uploads/2018/06/2018-Relatorios-Obercom-Fake-News.pdf
CEE – FIOCRUZ. Os efeitos que já podemos ver da pandemia sobre o meio ambiente, 2020. Disponível em: HTTPS://cee.fiocruz.br/?q=node/1182. Acesso em 05 de outubro de 2020.
DUBEUX, A.; BATISTA, M. P. Agroecologia e Economia Solidária: um diálogo necessário à consolidação do direito à soberania e segurança alimentar e nutricional. Redes, Santa Cruz do Sul, v. 22, n. 2, 2017. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/redes/article/view/9340
GONÇALVES, E. M; SILVA, M. da. A amplitude do diálogo nas redes sociais digitais: sentidos em construção. In: GOULART, E. (org.). Mídias sociais: uma contribuição de análise (pp. 85–106). Porto Alegre, RS: EDIPUCRS, 2014.
GUIMARÃES, M. (2016). Por uma educação ambiental crítica na sociedade atual. Revista Margens Interdisciplinar, 7(9): 11-22, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2767/2898
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2018. Uso de internet, televisão e celular no Brasil. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/materias-especiais/20787-uso-de-internet-televisao-e-celular-no-brasil.html
LEFF, E. Discursos sustentáveis. São Paulo: Cortez, 2010.
LOUREIRO, C. F. B. Questões ontológicas e metodológicas da educação ambiental crítica no capitalismo contemporâneo. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, 36(1), 2019. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8954
LOUREIRO, C. F. Sustentabilidade e educação: um olhar da ecologia política. São Paulo: Cortez, 2012
MAIA, B. R; DIAS, P. C. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia, 37, 2020. https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3402
OPAS - Organização Pan-Americana da Saúde. Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus), 2020. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875#datas-noticificacoes
RABELLO, C. R. L. Interação e aprendizagem em Sites de Redes Sociais: uma análise a partir das concepções sócio-históricas de Vygotsky e Bakhtin. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 15(3), 735-760, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982015000300735&lng=pt&tlng=pt
SANTOS, C. F. et al. (2013). Conflitos no centro da educação ambiental. In: C. Machado, C. F. Santos, C. F. Araújo & W. V. Passos (orgs.). Conflitos ambientais e urbanos – debates, lutas e desafios. Porto Alegre, RS: Evangraf.
SILVA, B; RIBEIRO, P. Sexualidade na sala de aula: tecendo aprendizagens a partir de um artefato pedagógico. Revista Estudos Feministas, 19(2), 521, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2011000200014&lng=pt&tlng=pt
SNOWDEN, E. Eterna Vigilância. Planeta do Brasil: São Paulo - SP, 2019, 288 p.
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL,l [ BBC News Brasil] (2020, 22 de abril). Ricardo Salles na reunião: com imprensa focada na covid-19, é hora de 'ir passando a boiada', 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BWDemNNMbeU
SABAT, R. Pedagogia cultural, gênero e sexualidade. Revista Estudos Feministas, Florianópolis – SC, vol. 9, n.1, p. 04-21, 2001.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.