O uso das redes sociais na Educação Ambiental em tempos de isolamento social

Authors

  • Roniel Santos Figueiredo Faculdade de Tecnologia e Ciências - UNIFTC
  • Lais Machado de Souza Faculdade de Tecnologia e Ciências - UNIFTC

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v5i1.330

Keywords:

Social networks; Cultural Artifact; Pandemic; Environmental Education; Higher education.

Abstract

This study aims to discuss the use of social networks for Environmental Education in a context of social isolation, based on a methodological proposal developed in a discipline common to higher education courses from a private institution. The data were constructed using an investigative survey. The results pointed to the potential and limitations of using Instagram as a teaching tool. The main positive aspects listed were: the speed of access, the large public reached, the interaction between users and the democratization of knowledge. Among the limitations, the following stand out: the lack of universal access, the difficulty in measuring the impacts of information on the public's daily actions and the dissemination of fake news.

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Author Biographies

Roniel Santos Figueiredo, Faculdade de Tecnologia e Ciências - UNIFTC

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2015), Especialista em Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2020); Especialista em Educação Especial e Inclusiva -UNIASSELVI (2020) e Mestre em Relações Étnicas e Contemporaneidade pelo PPGREC- UESB (2017). Docente da Faculdade de Tecnologia e Ciências - UniFTC, lecionando as disciplinas: Biologia Geral e Histologia; Anatomofisiologia I e II; Imunologia; e Meio Ambiente e Sociedade. Leciona também na Educação Básica as disciplinas Biologia e Iniciação Científica, no Colégio Estadual Edilson Freire - CEEF no ensino regular e técnico. Tem sua produção científica voltada principalmente para os seguintes temas: Ensino de ciências; Formação de professores; Educação, sexualidade e gênero; Relações Étnicas e contemporaneidade. Coordena o projeto de extensão Educação de trabalhadores de saúde para o respeito à diversidade sexual e de gênero, na UniFTC. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidades, certificado pelo CNPq e revisor dos periódicos Com a palavra, o Professor (ISSN 2526-2882 e Revista de Estudos em Educação e Diversidade.

Lais Machado de Souza, Faculdade de Tecnologia e Ciências - UNIFTC

Mestra em Educação Científica e Formação de Professores de Ciências e Matemática e Especialista em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Bacharela em Enfermagem pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (UniFTC) e licenciada em Ciências Biológicas (UESB). Docente assistente do Colegiado de Odontologia na UniFTC - Jequié-Ba ministrando as disciplinas: Anatomofisiologia Humana; Patologia geral; Saúde Coletiva; Meio Ambiente e Sociedade (MAS); Metodologia do Trabalho Científico (MTC) e Bioestatística. Assessora Técnica na Policlínica da Região de Saúde de Jequié - BA onde exerce a coordenação, o gerenciamento, a avaliação e o monitoramento de serviços e sistemas de saúde. Atua também, nessa instituição, enquanto coordenadora no Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e do Núcleo de Educação Permanente (NEP), além de fazer parte do Grupo de Humanização do Cuidado. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidades, certificado pelo CNPq. Colaboradora no projeto de extensão: "Educação de trabalhadores de saúde para o respeito à diversidade sexual e de gênero", na UniFTC. 

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Published

2021-05-29

How to Cite

Santos Figueiredo, R., & Machado de Souza, L. . (2021). O uso das redes sociais na Educação Ambiental em tempos de isolamento social. Devir Educação, 5(1), 24–42. https://doi.org/10.30905/rde.v5i1.330

Issue

Section

Artigos de fluxo contínuo