Projetos interdisciplinares e multidisciplinares nos anos finais do ensino fundamental:uma possibilidade de alçar voos para além das gaiolas epistemológicas
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.687Keywords:
Ensino por Projetos, Interdisciplinaridade, Educação Básica, Transformação na convivênciaAbstract
The covid-19 pandemic brought many losses, but also allowed schools to reinvent their classroom space and time. From Epistemological Cages and Asas Schools, we report the teaching by projects developed by two public schools in the state of Rio Grande do Sul that, despite all the challenges imposed in 2020, broke the bars of their cages and encouraged students to fly in search of knowledge. Teaching through multidisciplinary and interdisciplinary projects, supported by information and communication technologies, in such an atypical universe, is in line with the pedagogical proposal of these two schools, which seek to interweave reason, doing and feeling. The role of the teacher in this pedagogical proposal is not restricted to working with concepts, but includes understanding and respecting the other's way of thinking, the other's situation, and the other's difficulties.
Downloads
References
ALVES, Rubem. Gaiolas e asas. Folha de São Paulo, São Paulo, 05 de dezembro de 2001. Opinião. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz0512200109.htm
ALVES, Rubem. Ostra feliz não faz pérola. São Paulo: Editora Planeta da terra, 2008.
AMARAL, Eliana.; POLYDORO, Soely. Os desafios da mudança para o ensino remoto emergencial na graduação na UNICAMP –Brasil. LINHA MESTRA, n. 41A, p.52-62, 2020.
ARAÚJO, Rafaele Rodrigues.; TAUCHEN, Gionara.; HECKLER, Valmir. Como a busca “da” e “pela” interdisciplinaridade permeia as pesquisas na área de formação de professores em Ciências da Natureza? Revista THEMA, v. 14, n. 3, p. 132-150, 2017.
ARAÚJO, Rafaele Rodrigues.; ALVES, Cristiane da Cunha. Na busca da Interdisciplinaridade: Percepções sobre a formação inicial de professores de Ciências da Natureza. Ciência e Natura, v. 36, n. 3, p. 349 –357, set/dez, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018.
CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
CASTELO, Maria de Fátima Gonçalves. A didática na reforma do ensino. 2 ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1985.
D’AMBROSIO, Ubiratan. A metáfora das gaiolas epistemológicas e uma proposta educacional. Perspectiva da Educação Matemática, Campo Grande, v. 9, n. 20, 2016.
FAZENDA, Ivani. C. A. (Org.). Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? São Paulo: Loyola, 2011.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.). Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 18 ed. Campinas: Papirus, 2012.
FONSECA, Dalanna Carvalho da. Educação socioemocional no RN: diálogos sobre práticas pedagógicas pós-BNCC. Revista Caparaó, v. 1, n. 2, p. e11, 2019.
FREIRE, Fernanda Maria Pereira; PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. Projeto pedagógico: pano de fundo para escolha de software educacional. In: VALENTE, J. A. (Org.) O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP, 1999, p. 111-129.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
HOLANDA, Francisca Helena de Oliveira; FRERES, Helena de Araújo; GONCALVES, Laurinete Paiva. A pedagogia das competências e a formação de professores: breves considerações. Revista Eletrônica Arma da Crítica, v.1, n.1, p. 122-135, 2009.
LENOIR, Yves.; HASNI, Abdelkrim. La Interdisciplinaridad: por un matrimonio abierto de la razón, de la mano y del corazón. Revista Iberoamericana de Educación, n. 35, p. 167-185, 2004.
MACHADO, Nílson José. Interdisciplinaridade e Matemática. Pro-Posições. Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 24–34, 2016.
MATURANA, Humberto. Uma nova concepção de aprendizagem. Revista Dois Pontos: Ed. UFMG, Belo Horizonte, v. 2, n. 15, p.28-35, out./inv.1993.
MATURANA, Humberto; REZEPKA, S. N. Formação e capacitação humana. Petrópolis: Vozes, 2000.
MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002.
MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. 5ªed. São Paulo: Palas Athena, 2005.
MATURANA, Humberto; DÁVILA, X. P. Biologia do Conhecer e Biologia do Amar: Educação a partir da Matriz Biológica da Existência Humana. Revista PRELAC, n. 2, p. 30-39, 2006.
PELLANDA, Nize Maria Campos. Maturana & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
SOARES, Aline Bairros.; MIRANDA, Pauline Viello. Os desafios da docência para a mediação pedagógica apoiada em tecnologias: o impacto da pandemia sobre a práxis. Redin, v.9, n.1, p.107-124, 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Devir Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.