Projetos interdisciplinares e multidisciplinares nos anos finais do ensino fundamental:uma possibilidade de alçar voos para além das gaiolas epistemológicas

Authors

  • Sabrina Pellegrini Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Domingos Antonio Lopes Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Suzi Samá Universidade Federal do Rio Grande - FURG https://orcid.org/0000-0002-7490-9722

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.687

Keywords:

Ensino por Projetos, Interdisciplinaridade, Educação Básica, Transformação na convivência

Abstract

The covid-19 pandemic brought many losses, but also allowed schools to reinvent their classroom space and time. From Epistemological Cages and Asas Schools, we report the teaching by projects developed by two public schools in the state of Rio Grande do Sul that, despite all the challenges imposed in 2020, broke the bars of their cages and encouraged students to fly in search of knowledge. Teaching through multidisciplinary and interdisciplinary projects, supported by information and communication technologies, in such an atypical universe, is in line with the pedagogical proposal of these two schools, which seek to interweave reason, doing and feeling. The role of the teacher in this pedagogical proposal is not restricted to working with concepts, but includes understanding and respecting the other's way of thinking, the other's situation, and the other's difficulties.

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Author Biographies

Sabrina Pellegrini, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em QUÍMICA LICENCIATURA HABILITAÇÃO CIÊNCIAS pela Universidade Federal do Rio Grande(2005), especialização em Pós-Graduação Lato Sensu Educação Inclusiva pela Universidade Castelo Branco(2006), ensino-medio-segundo-graupelo Instituto de Educação Juvenal Miller(1997), aperfeicoamento em A BNCC do Ensino Médio: Linguagens e suas tecnologias pelo Ministério da Educação(2020), aperfeicoamento em A BNCC nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Ciências pelo Ministério da Educação(2020), aperfeicoamento em 1ª Feira Municipal de Ciências pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura-São José do Norte(2019), aperfeicoamento em Formação para Articuladores do Programa Educação Conectada pelo Ministério da Educação(2020), aperfeicoamento em ll Seminário de Educação Ambiental escolar pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura-São José do Norte(2017), aperfeicoamento em Instrumentos de controle social e cidadania como exercer seus direitos pelo Ministério da Educação(2020) e aperfeicoamento em 4º Encontro dos Trabalhadores em educação pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura-São José do Norte(2018). Atualmente é Professora: nível II da Prefeitura Municipal de Rio Grande e Professor Ciências da Prefeitura Municipal de São josé do Norte. Tem experiência na área de Educação.

Domingos Antonio Lopes, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências na FURG na Linha de Pesquisa em Linguagens e tecnologias na Educação em ciências com foco na Habilidades Socioemocionais em docentes na unidade temática Probabilidade e Estatística alicerçado na BNCC. Mestre pelo Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT, pela Universidade Federal do Rio Grande. Possui graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA PLENA pela Universidade Federal do Rio Grande (2008) e graduação em ENGENHARIA CIVIL pela Universidade Federal do Rio Grande (1988). Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho(2010) pela Universidade Católica de Pelotas.Especialização em Gestão Escolar EAD pela Instituição SENAC/SP(2016) e Especialização em Ensino Lúdico EAD pela Faculdade Barão de Mauá/ SP(2015). Concursado pela Prefeitura Municipal da Cidade do Rio Grande, para desenvolver suas atividades enquanto docente e coordenador pedagógico, atendendo os Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Seguro e Docente/Coordenador nos cursos Técnicos Segurança do Trabalho e Administração da instituição SENAC Rio Grande. Atuou como Professor Substituto na Universidade Federal do Rio Grande, pela Escola de Engenharia com a disciplina de Engenharia de Segurança Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Estatística, Probabilidade e Geometria e, em Engenharia Civil, com ênfase na construção civil e segurança do trabalho e, com experiência na área de gestão, com ênfase na área de marketing e vendas. Faz parte do grupo de pesquisa EADTEC da Universidade Federal do Rio Grande e do GT 12 ( Educação Estatística) pela SBEM.

Suzi Samá, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestrado em Engenharia Oceânica (2001) e Doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Pós-Doutorado pela UFS sobre a contribuição da Neurociência Cognitiva no ensinar e aprender Estatística. Professora do Instituto de Matemática, Estatística e Física na área de Estatística da FURG. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências - FURG. Participa do grupo de pesquisa em Educação a Distância e Tecnologia e do Grupo de Pesquisa em Educação Estatística. Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Ciências ? Anos Finais do Ensino Fundamental ?Ciência é Dez?, ofertado pela CAPES/UAB. Coordenadora adjunta da área de Projetos de Vida do PNLD 2021 e Especialistas da área de matemática/estatística de Projetos Integradores do PNLD. Coordenadora do Grupo de Trabalho de Educação Estatística (GT12) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) de 2015 a 2021 e 1º secretária da SBEM - Regional do Rio Grande do Sul desde 2018. Desenvolve pesquisa na área de Educação Estatística, implantação de tecnologias na educação e Educação a Distância.

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Published

2023-06-20

How to Cite

Pellegrini, S., Antonio Lopes, D., & Samá, S. (2023). Projetos interdisciplinares e multidisciplinares nos anos finais do ensino fundamental:uma possibilidade de alçar voos para além das gaiolas epistemológicas. Devir Educação, 7(1), e–687. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.687

Issue

Section

Dossiê temático: Múltiplos olhares sobre a formação de professores e as práticas pedagógicas