A formação identitária docente na educação profissional e as narrativas formadoras
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.537Abstract
O processo de significação da identidade docente e a formação do professor da educação profissional constituem o objeto deste estudo. Com o objetivo de identificar como os professores significam a sua identidade docente e sua formação docente, esse estudo foi guiado pela seguinte questão: qual a possibilidade de as narrativas formadoras serem utilizadas como instrumento na formação docente? O método descritivo exploratório com uma revisão bibliográfica foi usado para o desenvolvimento deste estudo aliado com a pesquisa narrativa que também foi adotada como eixo metodológico com professores que atuam no ensino técnico de cursos que pertencem ao eixo tecnológico de controle e processos industriais de uma Escola Técnica Estadual em São Paulo. A análise dos dados coletados revela que as narrativas formadoras podem auxiliar no processo de significação da identidade docente, bem como na sua formação profissional.
Downloads
References
BRAGANÇA, I. F. S. Sobre o conceito de formação na abordagem (auto) biográfica. Educação, Porto Alegre, v.34, n.2, p. 157-164, mai./ago. 2011. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8700/6352 Acesso em: 02 nov. 2019.
BRAUN, V. ; CLARKE, V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3 (2). p. 77-101, 2006.Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1191/1478088706qp063oa> Acesso em: 03 fev. 2021.
DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. Paris: UNESCO. 1996.
FIORENTINI, Dário; CRECCI, Vanessa. Desenvolvimento Profissional docente: um termo guarda-chuva ou um novo sentido à formação? Revista Brasileira de Pesquisa sobre formação docente. Belo Horizonte, v.5, n.8, p. 11-23, jan/jun 2013. Disponível em: http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br Acesso em: 04 de abril de 2020.
GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. S. Professores do Brasil: Novos cenários de Formação. Brasília: UNESCO, 2019. Disponível em: <http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/professores_do_brasil_novos_cenarios_de_formacao/> Acesso em 24 nov.2019
GUADAGNIM, Valéria Cristina. Percursos de autoria: exercícios de pesquisa. In: PRADO, G.V.T et al. (Org.) Encaminhar: Mostrar o caminho. Qual caminho? Há tantos jeitos diferentes de caminhar... . Campinas: Alínea, 2007. Cap. 5, p. 113-127.
HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.22, n. 2, p.15-46, 1997.
______. A identidade cultural na pós-modernidade. 12. Ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2019.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Escola e desenvolvimento profissional da docência. In: GATTI, B. et al.(Org) Por uma política nacional de formação de professores. São Paulo: editora UNESP, 2011. Cap. 1, p.23-54.
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, Antonio (Org). Os professores e a sua formação. Lisboa. Dom Quixote, 1992, Cap.1, p. 15-33.
PAIVA, C. M. F. A identidade docente na educação profissional: como se forma o professor. XVI ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino – UNICAMP, 2012.
PÉREZ -GÓMEZ, Angel. O pensamento prático do professor – A formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, Antonio (Org). Os professores e a sua formação. Lisboa. Dom Quixote, 1992, Cap.5, p. 93-114.
PETEROSSI, H. G.; MENINO, S. E. A formação do formador. São Paulo, SP: Centro Paula Souza, 2017.
RAMIREZ, R. A. Histórias de Vida na formação do professor. São Paulo: CEETEPS, 2014.
SACRISTÁN, J. G. Educar e conviver na cultura global. Porto Alegre, Artmed Editora, 2002.
SOUZA, Luciana Karine de. Pesquisa com análise qualitativa de dados: conhecendo a Análise Temática. Arquivos Brasileiros de Psicologia. Rio de Janeiro, v.71, n.2, p. 51-67, 2006 Disponível em: <https://www.academia.edu/40195402/Pesquisa_com_an%C3%A1lise_qualitativa_de_dados_conhecendo_a_An%C3%A1lise_Tem%C3%A1tica> Acesso em: 03 fev. 2021.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Devir Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.