Early Childhood Education: a program that articulates teaching, research and extension
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.376Abstract
O artigo tem como objetivo apresentar o Programa de Extensão Universitária Educação Infantil na Roda por meio dos projetos desenvolvidos, com ênfase na articulação entre ensino, pesquisa e extensão, destacando “testemunhos” de professoras que vivenciam as ações oportunizadas. O artigo foi dividido em cinco seções com as seguintes temáticas: a apresentação do Programa de Extensão Universitária Educação Infantil na Roda; o ensino como fonte de formação para a identidade docente em educação infantil; a pesquisa como subsídio das políticas e práticas pedagógicas; a extensão e a construção de parcerias no contexto da pandemia da Covid-19 e, finalizando, destaca o movimento que faz com que a roda gire em prol da defesa da educação infantil. As falas das participantes do Programa enfatizam que a perspectiva da articulação do ensino, da pesquisa e da extensão possui importância crucial na formação e na constituição da identidade da professora de EI, pois essa é uma etapa que precisa constantemente se legitimar a partir da luta da defesa de seus direitos. A metáfora da roda representa o movimento ensejado de articulação, no qual os professores e professoras são protagonistas no Programa, uma vez que propõem as pautas, compartilham dados de sua realidade profissional e colaboram nas reflexões da pesquisa e da extensão.
Downloads
References
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF:18 dez 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de2018. Disponível em: https://www.ufrgs.br/prorext/wpcontent/uploads/2015/10/PNE_07.11.2012.pdf
BRUSIUS, Ariete; SILVA, Denise Madeira de Castro e; FLORES, Maria Luiza Rodrigues. Pré-escola obrigatória no Rio Grande do Sul: desafios à garantia do direito. Educação Infantil: uma visão multidisciplinar. Porto Alegre: ESGC Publicações, 2020. E-book. Disponívelem:https://mail.google.com/mail/u/1/#inbox/FMfcgxwLtkcHqNfmKScVXGlqSqGvVRZC?projector=1&messagePartId=0.1. Acesso em: 12 maio. 2021.
CURY, Carlos Roberto Jamil; FERREIRA, Luiz Antonio Miguel. Obrigatoriedade da educação das crianças e Adolescentes: uma questão de oferta ou de Efetivo atendimento? Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 17, n. 18, p. 124-145, jan./dez. 2010. Disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/729/741. Acesso em: 18 jan. 2018.
FLORES, Maria Luiza R. Monitoramento das metas do plano nacional de educação no Rio Grande do Sul: um estudo de caso sobre a atuação do Tribunal de Contas do Estado do RS. In: 37ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 4 a 8 de outubro de 2015, UFSC, Florianópolis. Anais Eletrônicos... Disponível em: https://www.ufrgs.br/einaroda/wpcontent/uploads/2016/12/monitoramentodasmetastce.pdf. Acesso em: 16 ago. 2020.
FLORES, Maria Luiza Rodrigues; ALBUQUERQUE, Simone Santos de; LEITE, Deise Bruna Massena; BORTOLINI, Bianca. Programa educação infantil na roda: a articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Revista da Extensão, Porto Alegre, n. 12, p. 60-64, 2016. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/revext/article/view/112222/61060.
FLORES, Maria Luiza R.; BRUSIUS, Ariete; SANTOS, Claudéria dos. Expansão da pré-escola em instituições com oferta de ensino fundamental: reafirmando o direito das crianças à qualidade. Revista Zero-a-seis (UFSC), Florianópolis, v. 20, n. 38, p. 339-359, 2018. Disponível: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2018v20n38p339/37548. Acesso em: 16 ago. 2020.
ROCHA, Eloisa A. C. Educação e Infância: Trajetórias de Pesquisa e Implicações Pedagógicas. In: Educação Infantil: Enfoques em Diálogo. ROCHA, Eloísa, A. C. KRAMER, Sonia (Orgs.). Campinas, SP: Papirus, 2013.
SILVA, Denise Madeira de Castro e. As repercussões da obrigatoriedade da pré-escola no direito à educação infantil: relações entre o público e o privado. 2020. Tese. (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2020.
SILVA, Denise Madeira de Castro; FLORES, Maria Luiza Rodrigues. Reflexões sobre a obrigatoriedade de matrícula na pré-escola: um estudo de caso no Município de Farroupilha /RS. In: SILVA, Rodrigo Manoel Dias da; RIBOLI, César. (Orgs.). Políticas educacionais: abordagens, experiências e dilemas contemporâneos. Frederico Westphalen: URI; Erechim: Deviant, 2019. p. 117-134. Disponível em: < https://www.ufrgs.br/einaroda/wp-content/uploads/2017/11/PDF-C.pdf. Acesso em: 24 set. 2020.
STAKE, Robert. Pesquisa Qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso, 2011.
UFRGS. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO CURSO DE PEDAGOGIA. Disponível em: https://www.ufrgs.br/pedagogia/
ZEICHENER, Ken. Nuevas epistemologías en formación del profesorado. Repensando las conexiones entre lãs asignaturas del campus y lãs experiencias de prácticas en la formación del profesorado em la universidad. Revista Interuniversitaria de Formación Del Professorado, RIFOP, Espanha, nº 68, p.123-150, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Devir Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.