Somente financiamento importa? Possíveis fatores associados à escolha de modos de oferta de creche

Authors

  • Zara Figueiredo Tripodi Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
  • Erisvaldo Pereira dos Santos Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
  • Marco Antonio Torres Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

DOI:

https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.299

Keywords:

Educational Policy, Child education, Educational Governance

Abstract

The article examines, based on research results, the constitution of the fabric of the Brazilian State, within the scope of public and private interaction, in the provision of day care, seeking to understand the logics of expanding access explained in the Municipal Education Plans formulated and / or reformulated in 2015, as determined by art. 8 of Law No. 13,005 / 2014, which institutes the National Education Plan for the decade 2014-2024. It is also discussed, from a statistical sample of 169 municipalities, the possible explanatory factors of choices expressed by the ten-year documents, with respect to this educational stage

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Author Biographies

Zara Figueiredo Tripodi, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Doutora em Educação pela USP, Profª. do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Erisvaldo Pereira dos Santos, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Realizou estágio de Pós-doutorado na Universidade Federal da Bahia no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africano sob a supervisão do professor Dr. Jocélio Teles. É doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e bacharel em Filosofia pelo Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus - Jesuítas. Atua como como professor Associado IV no Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, na área de Metodologia Científica e de Relações Étnico-Raciais. É professor do Mestrado Acadêmico em Educação da UFOP. Tem experiência em administração universitária. Atua também no ensino, pesquisa e extensão com a temática da cultura afro-brasileira e das religiões de matrizes africanas, em nível de graduação e de pós-graduação. Na 36ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd - realizada em Goiânia, foi eleito coordenador do GT-21 de Educação e Relações Étnico-Raciais para o biênio 2014-2015. É membro da Brazilain Studies Association.. Coordena o projeto de pesquisa aprovado pelo Edital Equidade Racial na Educação Básica-CEERT -2020: EPISTEMOLOGIAS ANTIRRACISTAS E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UMA PESQUISA APLICADA NO ÂMBITO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE CONTAGEM-MG.

Marco Antonio Torres, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Doutor em Psicologia pela UFMG, Prof. do Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP, Ouro Preto, Minas Gerais. Brasil.

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Published

2020-11-29

How to Cite

Figueiredo Tripodi, Z., Pereira dos Santos, E., & Antonio Torres, M. (2020). Somente financiamento importa? Possíveis fatores associados à escolha de modos de oferta de creche. Devir Educação, 4(2), 431–444. https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.299

Issue

Section

Artigos de fluxo contínuo