Somente financiamento importa? Possíveis fatores associados à escolha de modos de oferta de creche
DOI:
https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.299Keywords:
Educational Policy, Child education, Educational GovernanceAbstract
The article examines, based on research results, the constitution of the fabric of the Brazilian State, within the scope of public and private interaction, in the provision of day care, seeking to understand the logics of expanding access explained in the Municipal Education Plans formulated and / or reformulated in 2015, as determined by art. 8 of Law No. 13,005 / 2014, which institutes the National Education Plan for the decade 2014-2024. It is also discussed, from a statistical sample of 169 municipalities, the possible explanatory factors of choices expressed by the ten-year documents, with respect to this educational stage
Downloads
References
ARELARO, L. A não-transparência nas relações público- privadas: o caso das creches conveniadas. In: Theresa Adrião; Vera Peroni. (Org.). Público e Privado na Educação: novos elementos para o debate. 1 ed. São Paulo: Xamã, 2008, v. 1, p. 51-66.
BRASIL. Lei n˚ 13.005, de 24 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências.
BRASIL. Lei n˚ 13.019, de 31 de julho de 2014. Estabelece o regime jurídico das parcerias voluntárias, envolvendo ou não transferências de recursos financeiros, entre a administração pública e as organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação, para a consecução de finalidades de interesse público; define diretrizes para a política de fomento e de colaboração com organizações da sociedade civil; institui o termo de colaboração e o termo de fomento; e altera as Leis nos 8.429, de 2 de junho de 1992, e 9.790, de 23 de março de 1999.
CAMPOS, Maria Malta. Educação infantil: o debate e a pesquisa. Cadernos de Pesquisa, 1997.
CAMPOS, Maria Malta; COELHO, Rita de Cássia; CRUZ, Silva Vieira H. Consulta sobre a qualidade da educação infantil. São Paulo: FCC/DPE, 2006. Relatório Final.
CARDOSO, F. H. “Aspectos políticos do planejamento”. In. LAFER, Bettly Mindlin. Planejamento no Brasil. São Paulo: Editora Perspectiva, 1975.
DINIZ, E. Governabilidade, governance e reforma do Estado: considerações sobre o novo paradigma. Revista do Serviço Público. Ano 47, vol. 120, n˚ 2, Mai-Ago 1996.
DOURADO, Luiz Fernandes (Org). Plano Nacional de Educação (2011-2020): avaliação e perspectivas. Belo Horizonte: Autêntica; Goiás: UFG, 2011.
KOOIMAN, J. Modern Governance. New Government-Society Interactions. Sage.1993.
MADEIRA, Rafael Machado.; TAROUCO, Gabriela da Silva. Esquerda e direita no Brasil: uma análise conceitual. Revista Pós Ciências Sociais, v.8, n.15, p.171-186, jan-jun. 2011.
MARQUES, E. C. Estado e Redes sociais: permeabilidade e coesão nas políticas urbanas no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Revan; São Paulo: Fapesp, 2000.
MELO, M. M. Governance e Reforma do Estado: O Paradigma Agente X Principal. Revista do Serviço Público, 1996, ano 47, vol. 120, nº 1, pp. 67-82, jan/abr, 1996.
PERONI, Vera. A relação público/privado e a gestão da educação em tempos de redefinição do papel do Estado. In. ADRIÃO, Theresa; PERONI, Vera (Org.). Público e Privado na Educação: novos elementos para o debate. São Paulo: Xamã Editora, 2008, p. 111-127.
RHODES, R.A.W. The New Governance: Governing without Government. In. Political Studies, XLIV, 1996, p.652-667.
SÃO PAULO (SP). Proposta de Substitutivo ao PL nº 415/2012 – Versão Preliminar. Diário Oficial do Município. São Paulo, 2014.
SÃO PAULO (SP). Lei n˚ 16.271, de 17 de setembro de 2015. Aprova o Plano Municipal de São Paulo. Diário Oficial do Município. São Paulo, 2015.
TRIPODI, Zara Figueiredo; DELGADO, Victor Maia Senna; RODRIGUES, Érica Castilho. Permeabilidade estatal e atores privados na oferta da educação infantil: o que dizem os Planos Municipais de Educação (2014-2024)? Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 23, e230064, 2018 .
TRIPODI, Zara Figueiredo; SOUSA, Sandra Zákia. Do governo à governança: permeabilidade do estado a lógicas privatizantes na educação. Cad. Pesqui., São Paulo, v. 48, n. 167, p. 228-253, Mar. 2018.
ZUCCO JR, C. Esquerda, direita e governo: a ideologia dos partidos políticos brasileiros. Seminário Legislator Views of Brazilian Governance. Universidade de Oxford, setembro de 2009. p. 1-18.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.