A implantação da EaD: Um estudo sobre os dispositivos legais e a expansão do curso de Pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.244Keywords:
Higher Education, Distance Education, Educational legislationAbstract
This study focuses on the analysis of the growth and implementation of Distance Education in Brazil. For this, a survey was carried out based on official documents released by the Ministry of Education (MEC) and the Brazilian Association for Distance Education (ABED), thus creating a chronological history of events and data involving higher education in distance education modality. The objective of this article is to understand and discuss the implementation of higher education courses in Brazil. Documentary analysis was used in documents dated from 1996 to 2017. It was found that the search for distance undergraduate courses has been increasing year by year, highlighting the demand for graduate courses, and the Pedagogy course led the enrollments made in the years 2016 and 2017. The analysis made it possible to conclude that the expansion and flexibility of distance education, under the control of private institutions, and the way in which public policies operate in this type of higher education, show the strong influence of neoliberal models in Brazilian education. The individual is responsible for his training and the student for the search of professional qualification, but given to his financial conditions, he opts for distance education courses, as they are more affordable.
Downloads
References
ABED. Censo EaD.BR: Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil 2015. Curitiba: Ibpex, 2016.
ABED. Censo EaD.BR: Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil 2016. Curitiba: Ibpex, 2017.
ABED. Censo EaD.BR: Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil 2017. Curitiba: InterSaberes, 2018.
ANHANGUERA. Site Institucional. 2019. Disponível em: <http://www.anhanguera.com> Acesso 20 set 2019.
AZEVEDO, D. R. O Aluno Virtual: perfil e motivação. Florianópolis: Universidade do Sul de Santa Catarina, 2007.
BOURDIEU, Pierre (org). A miséria do mundo. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
BRASIL. Portaria n.º 11, de 20 de junho de 2017. Disponível em: http://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Port-Normativa-011-2017-06-20.pdf Acesso em: 17 set. 2019.
BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/lei9394.pdf> Acesso em: 20 mai. 2017.
BRASIL. Decreto n.º 2.494, de 10 de fevereiro de 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/D2494.pdf> Acesso em: 21 mai. 2017.
BRASIL. Decreto n.º 2.561, de 27 de abril de 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/D2561.pdf> Acesso em: 17 set. 2019.
BRASIL. Portaria MEC n.º 335, de 6 de fevereiro de 2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/lei9394.pdf> Acesso em: 20 mai. 2017.
BRASIL. Portaria n.º 4.059, de 10 de dezembro de 2004. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/nova/acs_portaria4059.pdf> Acesso em: 20 mai. 2017.
BRASIL. Decreto n.º 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/portarias/dec5.622.pdf> Acesso em: 20 mai. 2017.
BRASIL. Documento de Recomendações “Ações Estratégicas em Educação Superior a Distância em Âmbito Nacional”. BRASILIA: GTEADES/MEC/SESu, 2005. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/acoes-estrategicas-ead.pdf> Acesso em: 20 mai. 2017.
BRASIL. Portaria n.º 873, de 7 de abril de 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/portarias/portaria873.pdf> Acesso em: 20 mai. 2017.
BRASIL. Decreto nº 5.800, de 06 de junho de 2006. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5800.htm> Acesso em: 17 set. 2019.
BRASIL. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. Brasília: MEC, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf> Acesso em: 20 mai. 2017.
BRASIL. Parecer n.º 195, de 13 de setembro de 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2007/pces195_07.pdf> Acesso em: 17 set. 2019.
BRASIL. Parecer n.º 197, de 13 de setembro de 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2007/pces197_07.pdf> Acesso em: 17 set. 2019.
BRASIL. Portaria n.º 2, de 10 de janeiro de 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/portaria2.pdf> Acesso em: 17 set. 2019.
BRASIL. Relatório de Gestão 2008. Secretaria de Educação a Distância. Brasília: MEC, 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2707-2relatoriogestaopara-spo14-04-20091canexo&category_slug=janeiro-2010-pdf&Itemid=30192> Acesso em: 20 mai. 2017.
BRASIL. Parecer n.º 564, de 10 de dezembro de 2015. Disponível em: <http://www.abed.org.br/arquivos/parecer_cne_ces_564_15.pdf> Acesso em: 17 set. 2019.
BRASIL. Resolução n.º 1, de 11 de março de 2016. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=35541-res-cne-ces-001-14032016-pdf&category_slug=marco-2016-pdf&Itemid=30192> Acesso em: 20 mai. 2017.
BRASIL. Decreto n.º 9.057/2017, de 25 de maio de 2017. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=65251-decreto9057-pdf&category_slug=maio-2017-pdf&Itemid=30192> Acesso em: 06 ago. 2018.
CASTELLS, Manuel. A galáxia da Internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. 1 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ,2003.
CRUZEIRO DO SUL. Site Institucional. 2019. Disponível em: <http://www.cruzeirodosulvirtual.com.br> Acesso em: 20 set. 2019.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2016.
GATTI, Bernardete Angelina (org). Professores do Brasil: impasses e desafios. 1 ed. Brasília: UNESCO, 2009.
LAVAL, Christian. A Escola não é uma empresa: O neoliberalismo em ataque ao ensino público. 1. ed. Londrina: Editora Planta, 2004.
LOPES, Luis Fernando; PEREIRA, Maria de Fatima Rodrigues. O que e o quem da EaD. In: PEREIRA, Maria de Fatima Rodrigues; MORAES, Raquel de Almeida; TERUYA, Teresa Kasuco (org). Educação a Distância (EaD): Reflexões críticas e práticas. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017, p. 9-23.
MILL, D. Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância. 1 ed. São Paulo: Papirus, 2018.
PEQUENO, Mauro. Qual é o papel da ABED na discussão da qualidade da EaD no Brasil? In: ABED. Censo EaD.BR: Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil 2017. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 13-15.
PIMENTEL, Nara. A modalidade a distância no Brasil: aspectos conceituais, políticos e tecnológicos. In: PEREIRA, Maria de Fatima Rodrigues; MORAES, Raquel de Almeida; TERUYA, Teresa Kasuco (org). Educação a Distância (EaD): Reflexões críticas e práticas. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017, p.25-39.
UNOPAR. Site Institucional. 2019. Disponível em: <http://www.unopar.br> Acesso em: 20 set. 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.