A pedagogia dos multiletramentos e a multiplicidade semiótica no texto infantil
DOI:
https://doi.org/10.30905/ded.v0i0.226Keywords:
Produção de texto; Multiletramentos; Formação docenteAbstract
This article aims to discuss the possibilities of using multiple semioses in retextualizations made by children in literacy. To this end, the article brings studies on the role of the literacy teacher in the process of producing children's texts and on the multi-tools. The text, which results from a master's thesis, highlights the approach of children's texts in a discursive perspective, which considers aspects of the dialogical process of the literacy process beyond the study of the alphabetical system. It is revealed, with this study, that technological resources can favor the process of producing children's texts and contemplate an interaction between society and school.
Keywords: Text production; Multiliteracies; teacher education
Downloads
References
ABAURRE, M. B. M.; FIAD, R. S.; MAYRINK-SABINSON, M. L. (1997). Em busca de pistas. Cenas de aquisição de escrita: o trabalho com o texto. Campinas, SP: Associação de Leitura do Brasil (ABL), Mercado de Letras (Coleção Leituras no Brasil):13-49.
ASPILICUETA, P. Movimento de Subjetivação da Criança na Escrita de Textos: entre o texto do outro e o texto próprio. 2014. 140 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
BAKHTIN, M. Palavra própria e palavra outra na sintaxe da enunciação. A palavra na vida e na poesia: introdução ao problema da poética sociológica. Org. e equipe de trad. V. Miotello. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011.
BORGES, S. O quebra-cabeça: a alfabetização depois de Lacan. Ed. da Universidade Católica de Goiás, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/>. Acesso em: nov/2018.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. Rio de Janeiro: 34, 1995.
FERREIRA, H. M. Lição de casa: considerações sobre a relação criança/escrita.
Tese de Doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. 25. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
GERALDI, J. W. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. São Pauo: Mercado das Letras, 2009.
LEMOS, M. T. G. de. Sobre o que faz texto: uma leitura de Cohesion in English. Delta: Documentação de Estudos em Línguística Teórica e Aplicada, São Paulo, v.8, n.1, p.21-42, 1992.
LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MOTA, S. B. V. O quebra-cabeça da escrita: a instância da letra na aquisição da escrita. São Paulo: 1995. 271 f. Tese (doutorado) – Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUCS. 1995.
OLIVEIRA, E. C. Autoria: a criança e a escrita de histórias inventadas. Maceió: EDUFAL, 1998.
PEREIRA CASTRO, M. F. Ainda a negação: indo mais além na interpretação. Cadernos de Estudos Lingüísticos (UNICAMP), Campinas, v. 29, p. 27-38, 1995
ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. (org). Multiletramentos na Escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
ROJO, R.; MOURA, E. (org). Multiletramentos na Escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SOARES, M. Letramento: Um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
SOUZA, I. V. de. Multiletramentos e práticas pedagógicas. Rev. Artefactum, v.15, n.2, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.