O conceito de ciência presente em desenhos animados: semiformação e formatação do pensamento

Authors

  • Rosangela Trabuco Malvestio Silva Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Luiz Roberto Gomes Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Abstract

O objetivo deste artigo é desvelar as ideologias existentes em desenhos animados, particularmente nos aspectos concernentes ao conceito de ciência, modelo de cientistas e construção da ciência. Conforme Ela (2012) existe um modelo de ciência criado no Ocidente que determina o que é válido ou não, e que autoriza alguns a fazerem ciência ou não. Este estudo de natureza bibliográfica está pautado em autores que fundamentam a discussão. Discorre em um primeiro momento sobre o histórico da construção da Ciência Moderna e sua vinculação com a tecnologia na sociedade Industrial. Na sequência analisa o conceito de ciência veiculado por um desenho animado norte americano – Laboratório de Dexter - exibido no canal pago Cartoon Netwok. Por fim destaca a necessidade de se repensar o modelo de ciência veiculado atualmente, questionando seus métodos e as finalidades de seus resultados, não abdicando de debates e embates, levando em conta a interdisciplinaridade, o questionamento e o espírito crítico que estão na base da ciência. Ao final deste busca-se desvelar como o conceito de ciência tradicional tem sido veiculado em desenhos animado, contribuindo para formar este conceito no pensamento dos expectadores, elucidando a necessidade de repensar o conceito de ciência hegemônico, possibilitando um novo olhar nas formas de fazer ciência na atualidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rosangela Trabuco Malvestio Silva, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Pedagoga, Mestre em Educação ela Universidade Estadual de Maringá – UEM, Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos.

Luiz Roberto Gomes, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor Associado do Departamento de Educação da UFSCar, Professor Permanente do Programa de Pós-graduação da UFSCar e Líder do Grupo de Pesquisa “Teoria Crítica e Educação” UFSCar.

Published

2017-04-27

How to Cite

Silva, R. T. M., & Gomes, L. R. (2017). O conceito de ciência presente em desenhos animados: semiformação e formatação do pensamento. Devir Educação, 1(1), 97–109. Retrieved from https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/16

Issue

Section

Artigos de pesquisa