A cultura maker e o CEFR: uma pesquisa-ação articulatória entre esses conceitos

Autores

  • Vânia Cristina Marcon da Rocha Lusa Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP
  • Joel Cezar Bonin Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.866

Palavras-chave:

Cultura Maker, CEFR, Abordagem Orientada à Ação, Língua inglesa, BNCC.

Resumo

O presente texto expõe a análise de uma pesquisa-ação realizada ao longo do ano de 2022, que resultou na produção de um site de viagens em inglês que faz parte de uma dissertação defendida no programa de mestrado em educação básica (PPGEB) da Uniarp, de Caçador-SC, Brasil. Além disso, pretende estabelecer alguns pontos comuns entre a cultura maker e a Abordagem Orientada à Ação – AoA. A cultura maker combina o uso de recursos tecnológicos com a educação para criar produtos educacionais e a ideia de “fazer juntos”. O AoA, adotado pelo CEFR, proclama que “[...] a aprendizagem de uma língua deve ser orientada no sentido de permitir ao aluno atuar, em situações reais do cotidiano, expressando-se e realizando tarefas de diferentes naturezas” (Council of Europe, 2020, p. 29). Na sala de aula, implementar o AoA significa envolver o aluno no processo de aprendizagem, colocando a educação entre o social e o individual através da interação colaborativa na sala de aula (Council of Europe, 2020). Com base nos resultados obtidos durante a pesquisa, associados à base teórica da cultura maker e do CEFR, este artigo visa articular esses pontos e abrir caminhos para uma transformação na sala de aula, em que os verdadeiros protagonistas sejam os próprios alunos.

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Biografia do Autor

Vânia Cristina Marcon da Rocha Lusa, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Vânia Cristina Marcon da Rocha Lusa é professora na Escola Municipal de Educação Básica Pierina Santin Perret, Caçador, Santa Catarina. É mestre em Educação básica pelo PPGEB da UNIARP (Mestrado Profissional, 2021-2023) e é graduada em Letras (Português, Inglês e Espanhol) também pela  UNIARP. 

Joel Cezar Bonin, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Doutor pela PUC-PR em Filosofia (2015-2020). Professor do PPGEB-UNIARP desde 2020. 

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Publicado

2024-10-22

Como Citar

Marcon da Rocha Lusa, V. C. ., & Cezar Bonin, J. (2024). A cultura maker e o CEFR: uma pesquisa-ação articulatória entre esses conceitos . Devir Educação, 8(1), e–866. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.866

Edição

Seção

Artigos