A cultura maker e o CEFR: uma pesquisa-ação articulatória entre esses conceitos

Autores

  • Vânia Cristina Marcon da Rocha Lusa Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP
  • Joel Cezar Bonin Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.866

Palavras-chave:

Cultura Maker, CEFR, Abordagem Orientada à Ação, Língua inglesa, BNCC.

Resumo

O presente texto expõe a análise de uma pesquisa-ação realizada ao longo do ano de 2022, que resultou na produção de um site de viagens em inglês que faz parte de uma dissertação defendida no programa de mestrado em educação básica (PPGEB) da Uniarp, de Caçador-SC, Brasil. Além disso, pretende estabelecer alguns pontos comuns entre a cultura maker e a Abordagem Orientada à Ação – AoA. A cultura maker combina o uso de recursos tecnológicos com a educação para criar produtos educacionais e a ideia de “fazer juntos”. O AoA, adotado pelo CEFR, proclama que “[...] a aprendizagem de uma língua deve ser orientada no sentido de permitir ao aluno atuar, em situações reais do cotidiano, expressando-se e realizando tarefas de diferentes naturezas” (Council of Europe, 2020, p. 29). Na sala de aula, implementar o AoA significa envolver o aluno no processo de aprendizagem, colocando a educação entre o social e o individual através da interação colaborativa na sala de aula (Council of Europe, 2020). Com base nos resultados obtidos durante a pesquisa, associados à base teórica da cultura maker e do CEFR, este artigo visa articular esses pontos e abrir caminhos para uma transformação na sala de aula, em que os verdadeiros protagonistas sejam os próprios alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vânia Cristina Marcon da Rocha Lusa, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Vânia Cristina Marcon da Rocha Lusa é professora na Escola Municipal de Educação Básica Pierina Santin Perret, Caçador, Santa Catarina. É mestre em Educação básica pelo PPGEB da UNIARP (Mestrado Profissional, 2021-2023) e é graduada em Letras (Português, Inglês e Espanhol) também pela  UNIARP. 

Joel Cezar Bonin, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Doutor pela PUC-PR em Filosofia (2015-2020). Professor do PPGEB-UNIARP desde 2020. 

Referências

ACAR, Ahmet. The Action-Oriented Approach: Integrating Democratic Citizenship Education Into Language Teaching. United Arab Emirates. ESBB, 5(1). (2019). Available In https://www.englishscholarsbeyondborders.org/wp-content/uploads/2019/06/ahmet-acar-2.pdf (Last Access 05.09.2023).

BRASIL, Ministério da Educação. (BNCC) Base Nacional Comum Curricular. (2018). Available in http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/bncc_ei_ef_110518_versaofinal_Site.Pdf (Last Access 11.09.2023).

CAMBRIDGE UNIVERSITY. Introductory Guide to The Common European Framework Of Reference (CEFR) For English Language Teachers. Cambridge University Press (2013). Available in https://www.englishprofile.org/images/pdf/guidetocefr.pdf (Last Access 15.09.2023.

CASLT, Canadian Association of Second Language Teachers. Action-Oriented Approach Handbook. Canada, Caslt/Acpls (2019). Available in https://Www.Caslt.Org/Wp-Content/Uploads/2021/12/Sample-Aoa-Handbook-En.Pdf (Last Access 15.11.2023).

COUNCIL OF EUROPE. Guide For The Development And Implementation Of Curricula For Plurilingual And Intercultural ... Education. S.L.: Council Of Europe. Strasbourg. (2016). Available in https://Rm.Coe.Int/Coermpubliccommonsearchservices/Displaydctmcontent?Documentid=09000016806ae621 (Last Access 05. 09.2023).

COUNCIL OF EUROPE. Common European Framework Of Reference For Languages: Learning, Teaching, Assessment. Companion Volume. S.L.: Council Of Europe. Strasbourg. (2020). Available in https://rm.coe.int/common-european-framework-of-reference-for-languages-learning-teaching/16809ea0d4 (Last Access 22.10.2023).

COUNCIL OF EUROPE. Common European Framework Of Reference For Languages: Learning, Teaching, Assessment. Council Of Europe. Cambridge University Press, Language Policy Unit, Strasbourg. 2001. Available in https://rm.coe.int/1680459f97 (Last Access 22.10.2023)

DUARTE, Adriana Yumi Sato; SANCHES Regina Aparecida; DEDINI, Franco Giuseppe. Do Movimento Maker À Customização Em Massa: O Uso Das Tecnologias Da Informação e Comunicação Na Indústria Têxtil E De Confecção. Blucher, São Paulo: (p. 876-885). (2017). DOI 10.5151/Cbgdp2017-092. Https://Pdf.Blucher.Com.Br/Designproceedings/Cbgdp2017/092.Pdf (Last Access 05.12.2023).

GAVASSA, Regina Célia Fortuna Broti. Educação maker: muito mais que papel e cola. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 33–48, 2020. DOI: 10.20396/tsc.v7i2.14851. Available in https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14851 (Last Access 19.04. 2024).

LUSA, Vânia Cristina Marcon Da Rocha. Abordagem Adotada Pelo Quadro Comum Europeu De Referência Para Línguas E A Base Nacional Comum Curricular Para O Ensino De Língua Inglesa. Repositório Digital Uniarp. Available in https://Acervo.Uniarp.Edu.Br/?P=2843 (Last Access 08.05.2023).

MARTINS, Cristina; GIRAFFA, Lucia; RAABE, André. Práticas Pedagógicas Remixadas: Tendências Da Cultura Digital. Joaçaba: Editora UNOESC. 2021. Available in https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/19381/2/Prticas_pedaggicas_remixadas_tendncias_da_cultura_digital.pdf (Last Access 15.12.2023).

OLIVEIRA, Maria Victória. Educação Mão Na Massa Ganha Espaço Nas Escolas e Amplia Protagonismo Do Estudante. (2022). Available in https://Porvir.Org/Educacao-Mao-Na-Massa-Ganha-Espaco-Nas-Escolas-E-Amplia-Protagonismo-Do-Estudante/ (Last Access 08.05.2023).

PAULA, Bruna Braga de; MARTINS, Camila Bertini; OLIVEIRA, Tiago de. Análise Da Crescente Influência Da Cultura Maker Na Educação. Educitec - Revista De Estudos E Pesquisas Sobre Ensino Tecnológico. Manaus, Brasil, v. 7. E134921. (2021): DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1349. Available in https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1349 (Last Access 30.09.2023).

PICCARDO, Enrica. From Communicative to Action-Oriented: A Research Pathway. Curriculum Services Canada. Toronto, Ontario, CSC. (2014). Available in https://transformingfsl.ca/wp-content/uploads/2015/12/tagged_document_csc605_research_guide_english_01.pdf (Last Access 09.12.2023).

PICCARDO, Enrica; NORTH, Brian. The Action-Oriented Approach. UK. Multilingual Matters. (2019).

RAABE, André; GOMES, Eduardo. Maker: Uma Nova Abordagem Para Tecnologia Na Educação. Revista Tecnologias Na Educação, Ano 10, Vol. 26 Edição Temática VIII. Minas Gerais (2018). Available in https://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2018/09/art1-vol.26-edicaotematicaviii-setembro2018.pdf (Last Access 10.12.2023).

Downloads

Publicado

2024-10-22

Como Citar

Marcon da Rocha Lusa, V. C. ., & Cezar Bonin, J. (2024). A cultura maker e o CEFR: uma pesquisa-ação articulatória entre esses conceitos . Devir Educação, 8(1), e–866. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.866

Edição

Seção

Artigos