O perfil socioeconômico dos discentes de Licenciaturas na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus do Pantanal (CPAN)

Autores

  • Fabiano Quadros Rückert Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Felipe Dartagan Maropo Teixeira de Castro Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Gonçalina Francisca de Oliveira Martta Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.815

Palavras-chave:

Democratização do Ensino Superior, discentes, Cursos de Licenciatura

Resumo

O artigo analisa o perfil socioeconômico de 120 discentes matriculados em cursos de Licenciatura na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no Campus do Pantanal (CPAN). Estes discentes representam uma amostra dos acadêmicos que cursam licenciaturas presenciais, na fronteira oeste do Brasil. O conjunto de participantes da pesquisa é composto por discentes que aceitaram responder um questionário disponibilizado na Plataforma Google Forms, no período entre 01 de agosto e 30 de setembro de 2023. O questionário contemplou aspectos como gênero; raça; faixa etária; situação laboral; composição familiar dos discentes; e também registrou informações sobre a trajetória escolar e as suas expectativas em relação à formação recebida no Ensino Superior. A partir dos dados coletados e com o auxílio de pesquisas que abordam o processo de democratização do Ensino Superior, o artigo busca ampliar o conhecimento existente a respeito dos discentes de Licenciaturas que residem na fronteira Brasil/Bolívia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Quadros Rückert, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Doutor em Patrimônio pela Universidade de Jaén (Espanha). Cursou Graduação e Mestrado em História na UNISINOS.  No período de 2013 a 2015, trabalhou como Editor da Revista Latino-Americana de História (RLAH) e como Coordenador do GT de História Ambiental da ANPUH-RS. Com o auxilio da CAPES, realizou intercâmbio na Universidad Nacional del Centro de la Província de Buenos Aires (UNICEN) e na Universidade de Jaén, ambos durante o curso de Doutorado. Em 2016, ingressou como Professor Adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS),Campus Pantanal, onde leciona no Curso de Licenciatura em História, no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços. Atualmente, é Editor da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais (RBHCS).

Felipe Dartagan Maropo Teixeira de Castro, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Graduado em Licenciatura Plena em História (UFMS-CPAN - 2009), Mestre pelo Programa de Mestrado em Estudos Fronteiriços (UFMS-CPAN - 2012) e doutor em Estudos Literários na linha de Historiografia Literária pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (UFMS-CPTL - 2022) tem interesse e pesquisas sobre a temática das migrações humanas. Atua como professor adjunto no curso de História nas disciplinas de História da América (Colonial e Republicana) e Introdução ao Ensino de História no Campus do Pantanal (UFMS)

Gonçalina Francisca de Oliveira Martta, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Licenciada em História pela UFMS. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS, Campus do Pantanal.

Referências

ANDIFES. V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos(as) graduandos(as) das IFES – 2018. Brasília: Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis, 2019. Disponível em: https://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2019/05/V-Pesquisa-Nacional-de-Perfil-Socioeconomico-e-Cultural-dos-as-Graduandos-as-das-IFES-2018.pdf Acesso em: 27 abr. 2024.

BARROS, Aparecida da Silva Xavier. Expansão da Educação Superior no Brasil: limites e possibilidades. Educ. Soc., Campinas, v. 36, nº. 131, p. 361-390, abr.-jun., 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/NGJT56LBxz9VCDCp7gr86Tf/ Acesso em: 21 nov. 2023.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Trad. Reynaldo Bairão. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora S/A, 1975.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J-C. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Trad. Ione Ribeiro do Valle e Nilton do Valle. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria no 1.386, de 15 de setembro de 1999. Dispõe sobre procedimentos para inscrição dos candidatos ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior - FIES e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 16 set.1999.

BRASIL. Lei n. 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Institui o Programa Universidade para Todos - PROUNI, regula a atuação de entidades beneficentes de assistência social no ensino superior; altera a Lei nº 10.891, de 9 de julho de 2004, e dá outras providências. Brasília, 2005. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11096.htm Acesso em: 21 nov. 2023.

CARVALHO, Cristina Helena Almeida de. O PROUNI no Governo Lula e o jogo político em torno do acesso ao Ensino Superior. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 96 - Especial, p. 979-1000, out. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/PWLcgtgCgvYP9tXx6NPfsHf Acesso em: 21 nov. 2023.

COULON, Alain. A condição de estudante: a entrada na vida universitária. Salvador: EDUFBA, 2008.

COULON, Alain. O ofício de estudante: a entrada na vida universitária. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 43, n. 4, p. 1239-1250, out./dez., 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/Y8zKhQs4W7NYgbCtzYRP4Tb/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 28 nov. 2023.

DAFLON, Verônica Toste; FERES JÚNIOR, João; CAMPOS, Luiz Augusto. Ações afirmativas raciais no ensino superior público brasileiro: um panorama analítico. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 148, p. 302-327, jan./abr. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/MBtLrKDNWYWY8ntQDwBSGYb/abstract/?lang=pt Acesso em: 25 nov. 2023.

DAYRELL, Juarez et. al. (Orgs.). Família, Escola e Juventude. Olhares cruzados Brasil-Portugal. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.

GODOI, Marciano Seabra de; SANTOS, Maria Angélica dos. Dez anos da lei federal das cotas universitárias Avaliação de seus efeitos e propostas para sua renovação e aperfeiçoamento. RIL, Brasília, Vol. 58, n. 229, p. 11-35 jan./mar. 2021. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/ril/edicoes/58/229/ril_v58_n229_p11 Acesso em: 25 nov. 2023.

IBGE. Agência IBGE Notícias. PNAD Educação 2019: Mais da metade das pessoas de 25 anos ou mais não completaram o ensino médio. [Publicado em 15/07/2020]. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/28285-pnad-educacao-2019-mais-da-metade-das-pessoas-de-25-anos-ou-mais-nao-completaram-o-ensino-medio Acesso em: 27 nov. 2023.

LARA, Luciane Dianin de; et. al. O Adolescente e a Escolha Profissional: Compreendendo o Processo de Decisão. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 9(1). jan./abr., 2005. Disponível em: https://ojs.revistasunipar.com.br/index.php/saude/article/view/1356/1207 Acesso em: 21 nov. 2023.

LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.

LAHIRE, Bernard. Retratos sociológicos: Disposições e variações individuais. Porto Alegre: Artmed, 2004.

LEMOS, Caioá G. de; et al. Carreira Profissional e Relações de Gênero: um estudo comparativo em estudantes universitários. Boletim de Psicologia, São Paulo, v. 55, n. 123, p. 129-148, 2005. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/bolpsi/v55n123/v55n123a02.pdf Acesso em: 28 nov. 2023.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Censo da Educação Superior 2020. Notas Estatísticas. Brasília, DF: INEP, 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/notas_estatisticas_censo_da_educacao_superior_2020.pdf Acesso em: 25 nov. 2023.

NOGUEIRA, Maria Alice; ROMANELLI, Geraldo; ZAGO, Nadir. (Org.). Família & Escola: trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. Petrópolis: Vozes, 2000.

OLIVEIRA, Adrielly Aparecida de; et. al. Os Institutos Federais no processo de expansão do ensino superior no Brasil. Conhecimento & Diversidade, Niterói, v. 14, n. 33, p. 75-95, maio/ago. 2022.

PEREIRA, Fábio Nogueira; GARCIA, Agnaldo. A. Amizade e escolha profissional: influência ou cooperação? Revista Brasileira de Orientação Profissional, v.8, n.1, p.71-86, 2007. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v8n1/v8n1a07.pdf Acesso em: 27 nov. 2023.

PESSOA, Maria Fernanda; VAZ, Daniela Verzola; BOTASSIO, Diego Camargo. Viés de Gênero na escolha profissional no Brasil. Cad. de Pesqu., São Paulo, V. 51, p. 01-22, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/GGGh6ct6TqyWGcXZRxsmtMb/?format=pdf&lang=pt

Acesso em: 21 nov. 2023.

ROSSI, S. M. M. Escolha profissional: a questão do ser é estar na família. Arq. Ciênc. Saúde Unipar, Londrina, v. 3, n.2, 179-185, 1999. Disponível em: https://ojs.revistasunipar.com.br/index.php/saude/article/view/966 Acesso em: 05 out. 2023.

SILVA, Cristina Gomes da. Escolhas escolares, heranças sociais. Origens, Expectativas e aspirações dos jovens no Ensino Secundário. Lisboa: Celta Editora, 1999.

SOARES, Francisco Luiz Batista. A escolha no ensino superior: fatores de decisão. 2007. 125 f. Dissertação de Mestrado Profissional em Economia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/10775/000600123.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 29 de nov. 2023.

TEIXEIRA, Marco A. P.; ROCHA, Camile C. da; MENEGOTTO, Patrícia V. Valores de Trabalho, Gênero e Escolha Profissional na Adolescência. Revista do Centro de Ciências Sociais e Humanas, Rio Grande do Sul, v.19, n.1, p. 79-89, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1344/777 Acesso em: 02 set. 2023.

Downloads

Publicado

2024-06-11

Como Citar

Rückert, F. Q., Felipe Dartagan Maropo Teixeira de Castro, & Gonçalina Francisca de Oliveira Martta. (2024). O perfil socioeconômico dos discentes de Licenciaturas na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus do Pantanal (CPAN). Devir Educação, 8(1), e–815. https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.815

Edição

Seção

Artigos