O perfil socioeconômico dos discentes de Licenciaturas na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus do Pantanal (CPAN)
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v8i1.815Palavras-chave:
Democratização do Ensino Superior, discentes, Cursos de LicenciaturaResumo
O artigo analisa o perfil socioeconômico de 120 discentes matriculados em cursos de Licenciatura na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no Campus do Pantanal (CPAN). Estes discentes representam uma amostra dos acadêmicos que cursam licenciaturas presenciais, na fronteira oeste do Brasil. O conjunto de participantes da pesquisa é composto por discentes que aceitaram responder um questionário disponibilizado na Plataforma Google Forms, no período entre 01 de agosto e 30 de setembro de 2023. O questionário contemplou aspectos como gênero; raça; faixa etária; situação laboral; composição familiar dos discentes; e também registrou informações sobre a trajetória escolar e as suas expectativas em relação à formação recebida no Ensino Superior. A partir dos dados coletados e com o auxílio de pesquisas que abordam o processo de democratização do Ensino Superior, o artigo busca ampliar o conhecimento existente a respeito dos discentes de Licenciaturas que residem na fronteira Brasil/Bolívia.
Downloads
Referências
ANDIFES. V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos(as) graduandos(as) das IFES – 2018. Brasília: Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis, 2019. Disponível em: https://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2019/05/V-Pesquisa-Nacional-de-Perfil-Socioeconomico-e-Cultural-dos-as-Graduandos-as-das-IFES-2018.pdf Acesso em: 27 abr. 2024.
BARROS, Aparecida da Silva Xavier. Expansão da Educação Superior no Brasil: limites e possibilidades. Educ. Soc., Campinas, v. 36, nº. 131, p. 361-390, abr.-jun., 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/NGJT56LBxz9VCDCp7gr86Tf/ Acesso em: 21 nov. 2023.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Trad. Reynaldo Bairão. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora S/A, 1975.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J-C. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Trad. Ione Ribeiro do Valle e Nilton do Valle. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria no 1.386, de 15 de setembro de 1999. Dispõe sobre procedimentos para inscrição dos candidatos ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior - FIES e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 16 set.1999.
BRASIL. Lei n. 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Institui o Programa Universidade para Todos - PROUNI, regula a atuação de entidades beneficentes de assistência social no ensino superior; altera a Lei nº 10.891, de 9 de julho de 2004, e dá outras providências. Brasília, 2005. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11096.htm Acesso em: 21 nov. 2023.
CARVALHO, Cristina Helena Almeida de. O PROUNI no Governo Lula e o jogo político em torno do acesso ao Ensino Superior. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 96 - Especial, p. 979-1000, out. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/PWLcgtgCgvYP9tXx6NPfsHf Acesso em: 21 nov. 2023.
COULON, Alain. A condição de estudante: a entrada na vida universitária. Salvador: EDUFBA, 2008.
COULON, Alain. O ofício de estudante: a entrada na vida universitária. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 43, n. 4, p. 1239-1250, out./dez., 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/Y8zKhQs4W7NYgbCtzYRP4Tb/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 28 nov. 2023.
DAFLON, Verônica Toste; FERES JÚNIOR, João; CAMPOS, Luiz Augusto. Ações afirmativas raciais no ensino superior público brasileiro: um panorama analítico. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 148, p. 302-327, jan./abr. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/MBtLrKDNWYWY8ntQDwBSGYb/abstract/?lang=pt Acesso em: 25 nov. 2023.
DAYRELL, Juarez et. al. (Orgs.). Família, Escola e Juventude. Olhares cruzados Brasil-Portugal. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.
GODOI, Marciano Seabra de; SANTOS, Maria Angélica dos. Dez anos da lei federal das cotas universitárias Avaliação de seus efeitos e propostas para sua renovação e aperfeiçoamento. RIL, Brasília, Vol. 58, n. 229, p. 11-35 jan./mar. 2021. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/ril/edicoes/58/229/ril_v58_n229_p11 Acesso em: 25 nov. 2023.
IBGE. Agência IBGE Notícias. PNAD Educação 2019: Mais da metade das pessoas de 25 anos ou mais não completaram o ensino médio. [Publicado em 15/07/2020]. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/28285-pnad-educacao-2019-mais-da-metade-das-pessoas-de-25-anos-ou-mais-nao-completaram-o-ensino-medio Acesso em: 27 nov. 2023.
LARA, Luciane Dianin de; et. al. O Adolescente e a Escolha Profissional: Compreendendo o Processo de Decisão. Arquivos De Ciências Da Saúde Da UNIPAR, 9(1). jan./abr., 2005. Disponível em: https://ojs.revistasunipar.com.br/index.php/saude/article/view/1356/1207 Acesso em: 21 nov. 2023.
LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.
LAHIRE, Bernard. Retratos sociológicos: Disposições e variações individuais. Porto Alegre: Artmed, 2004.
LEMOS, Caioá G. de; et al. Carreira Profissional e Relações de Gênero: um estudo comparativo em estudantes universitários. Boletim de Psicologia, São Paulo, v. 55, n. 123, p. 129-148, 2005. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/bolpsi/v55n123/v55n123a02.pdf Acesso em: 28 nov. 2023.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Censo da Educação Superior 2020. Notas Estatísticas. Brasília, DF: INEP, 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/notas_estatisticas_censo_da_educacao_superior_2020.pdf Acesso em: 25 nov. 2023.
NOGUEIRA, Maria Alice; ROMANELLI, Geraldo; ZAGO, Nadir. (Org.). Família & Escola: trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. Petrópolis: Vozes, 2000.
OLIVEIRA, Adrielly Aparecida de; et. al. Os Institutos Federais no processo de expansão do ensino superior no Brasil. Conhecimento & Diversidade, Niterói, v. 14, n. 33, p. 75-95, maio/ago. 2022.
PEREIRA, Fábio Nogueira; GARCIA, Agnaldo. A. Amizade e escolha profissional: influência ou cooperação? Revista Brasileira de Orientação Profissional, v.8, n.1, p.71-86, 2007. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v8n1/v8n1a07.pdf Acesso em: 27 nov. 2023.
PESSOA, Maria Fernanda; VAZ, Daniela Verzola; BOTASSIO, Diego Camargo. Viés de Gênero na escolha profissional no Brasil. Cad. de Pesqu., São Paulo, V. 51, p. 01-22, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/GGGh6ct6TqyWGcXZRxsmtMb/?format=pdf&lang=pt
Acesso em: 21 nov. 2023.
ROSSI, S. M. M. Escolha profissional: a questão do ser é estar na família. Arq. Ciênc. Saúde Unipar, Londrina, v. 3, n.2, 179-185, 1999. Disponível em: https://ojs.revistasunipar.com.br/index.php/saude/article/view/966 Acesso em: 05 out. 2023.
SILVA, Cristina Gomes da. Escolhas escolares, heranças sociais. Origens, Expectativas e aspirações dos jovens no Ensino Secundário. Lisboa: Celta Editora, 1999.
SOARES, Francisco Luiz Batista. A escolha no ensino superior: fatores de decisão. 2007. 125 f. Dissertação de Mestrado Profissional em Economia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/10775/000600123.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 29 de nov. 2023.
TEIXEIRA, Marco A. P.; ROCHA, Camile C. da; MENEGOTTO, Patrícia V. Valores de Trabalho, Gênero e Escolha Profissional na Adolescência. Revista do Centro de Ciências Sociais e Humanas, Rio Grande do Sul, v.19, n.1, p. 79-89, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1344/777 Acesso em: 02 set. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.