Para além da pedagogia e da didática: ensaio acadêmico sobre problemas da formação de professores no Brasil.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.682

Palavras-chave:

Formação docente, Práticas pedagógicas, Didática

Resumo

Este artigo apresenta reflexões e análises desenvolvidas na disciplina "Formação de Professores e Práticas Pedagógicas" do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. O objetivo é discutir a formação de professores e práticas pedagógicas em cursos de Pedagogia e Licenciaturas no Brasil, tendo como base três textos analisados na disciplina. A pesquisa bibliográfica foi utilizada como metodologia para a construção desse ensaio acadêmico de cunho qualitativo. Nas conclusões do artigo afirma-se que a didática, como prática histórica e social, é fundamental para o desenvolvimento educacional dos indivíduos e da sociedade como um todo.

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Biografia do Autor

Rodrigo da Silva Menezes, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Tiradentes (2009), Pós-Graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade São Luís de França (2010), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe (2013). Desenvolveu trabalhos na Área de Geoprocessamento e Gestão Ambiental como Assessor Técnico da Secretaria de Planejamento de Estado de Sergipe (2008 - 2014). Foi Professor Substituto dos cursos de Humanidades e Geografia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM (2015 - 2016). Foi professor de Geografia do Ensino Fundamental (anos finais) e Médio da Rede Estadual e da Rede Particular de Ensino no Estado de Seergipe (2017 - 2021). Integrante dos Grupos de Pesquisa "Observatório do Ensino de História e Geografia: formação permanente de professores e pesquisadores em ambiente digital" - FACED / UFU e "Formação de Professores e tecnologias da Informação e Comunicação" - FOPTIC / UFS.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-06-18

Como Citar

Menezes, R. da S. (2023). Para além da pedagogia e da didática: ensaio acadêmico sobre problemas da formação de professores no Brasil . Devir Educação, 7(1), e–682. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.682

Edição

Seção

Dossiê temático: Múltiplos olhares sobre a formação de professores e as práticas pedagógicas