A metodologia da problematização no ensino de ética profissional na enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.653Palavras-chave:
Metodologia da Problematização, Técnico em Enfermagem, Ética profissionalResumo
O estudo abordou a utilização da Metodologia da Problematização no ensino de Ética Profissional em um Curso Técnico em Enfermagem. A Metodologia da Problematização é uma metodologia ativa, que utiliza problemas da realidade para construção do conhecimento. O objetivo geral deste estudo foi investigar a contribuição da Metodologia da Problematização para o ensino de Ética Profissional em um Curso Técnico em Enfermagem. Foi elaborado um Manual Didático, como material de apoio para o professor, orientando as etapas para desenvolvimento da Metodologia da Problematização, trabalhando a reflexão sobre problemas éticos na Enfermagem. O estudo incluiu pesquisa experimental, com aplicação do Manual Didático e levantamento de dados, por meio de questionário com estudantes. Os resultados mostraram que a Metodologia da Problematização aproximou os conteúdos teóricos com a prática profissional, ao utilizar problemas da realidade, permitindo maior participação dos estudantes nas aulas e contribuindo para o aprendizado do conteúdo. Por meio deste estudo, foi possível perceber que a Metodologia da Problematização contribuiu significativamente para o ensino de Ética Profissional na Enfermagem.
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