A metodologia da problematização no ensino de ética profissional na enfermagem

Autores

  • Ana Carolina Gonçalves Correia Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0002-3315-3156
  • Ernani Viriato de Melo Instituto Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.653

Palavras-chave:

Metodologia da Problematização, Técnico em Enfermagem, Ética profissional

Resumo

O estudo abordou a utilização da Metodologia da Problematização no ensino de Ética Profissional em um Curso Técnico em Enfermagem. A Metodologia da Problematização é uma metodologia ativa, que utiliza problemas da realidade para construção do conhecimento. O objetivo geral deste estudo foi investigar a contribuição da Metodologia da Problematização para o ensino de Ética Profissional em um Curso Técnico em Enfermagem. Foi elaborado um Manual Didático, como material de apoio para o professor, orientando as etapas para desenvolvimento da Metodologia da Problematização, trabalhando a reflexão sobre problemas éticos na Enfermagem. O estudo incluiu pesquisa experimental, com aplicação do Manual Didático e levantamento de dados, por meio de questionário com estudantes. Os resultados mostraram que a Metodologia da Problematização aproximou os conteúdos teóricos com a prática profissional, ao utilizar problemas da realidade, permitindo maior participação dos estudantes nas aulas e contribuindo para o aprendizado do conteúdo. Por meio deste estudo, foi possível perceber que a Metodologia da Problematização contribuiu significativamente para o ensino de Ética Profissional na Enfermagem.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Gonçalves Correia, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Enfermagem - Bacharelado e Licenciatura, pela Universidade Federal de Uberlândia (2003). Docente da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade de Uberaba.

Ernani Viriato de Melo, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), Mestrado (2006) e Doutorado (2016) em ciência da computação pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é professor no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - campus Uberaba Parque Tecnológico.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-10-26

Como Citar

Correia, A. C. G., & Melo, E. V. de . (2023). A metodologia da problematização no ensino de ética profissional na enfermagem. Devir Educação, 7(1), e–653. https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.653

Edição

Seção

Artigos