As contribuições da equoterapia no processo de ensino aprendizagem em alunos do ensino inclusivo durante o período pandêmico
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.633Palavras-chave:
ensino inclusivo; ensino especial; equoterapia; pandemia.Resumo
Esse trabalho objetivou mostrar a importância da prática de equoterapia durante o período pandêmico, em alunos com necessidades especiais de ensino (AEE) e alunos do ensino inclusivo, como forma de mitigação dos prejuízos em suas aprendizagens e em todo desenvolvimento psicomotor, sendo observados aspectos positivos em alunos praticantes, tanto pelos professores quanto pelos pais como redução da ansiedade, desenvolvimento de fala, coordenação motora, melhora na socialização, concentração entre outros efeitos benéficos constatados, evidenciando a relevância da prática de equoterapia como uma ferramenta pedagógica capaz de otimizar o processo de ensino – aprendizagem e reduzir os danos observados nesse processo durante a pandemia.
Downloads
Referências
AGÊNCIA BRASIL. Organização Mundial de Saúde declara pandemia de coronavírus. Agência Brasil, 2021. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-03/organizacao-mundial-da-saude-declara-pandemia-de-coronavirus> Acesso em 18 jun. 2021.
ANDRÉ, Marli. O que é um estudo de caso qualitativo em educação?. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, v. 22, n. 40, p. 95-103, 2013. Disponível em: Acesso em 18 jun.2021.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE EQUOTERAPIA (ANDE-BRASIL). Equoterapia. 2021. Disponível em: <http://equoterapia.org.br/articles/index/articles_list/138/81/0> Acesso em 18 jun.2021.
ASSOCIAÇÃO EQUOTERAPIA SANTOS. Equoterapia é qualidade de vida. 2019. Disponível em: <https://associacaoequoterapia.com.br/beneficios/> Acesso em 09 mai.2022
BARBOSA, G. O., MUNSTER, M. de A. Equoterapia: implicações nos aspectos psicomotores das crianças com TDAH. In: Anais do VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Londrina, 2011.
BARROS, Edmila Lima de; SOBRAL, Maria do Socorro Cecílio. A Relevância da Equoterapia no Desenvolvimento de Crianças com Necessidades Especificas no Âmbito Escolar. ID on line. Revista de psicologia, [S.l.], v. 12, n. 42, p. 1181-1190, out. 2018. ISSN 1981-1179. Disponível em: Acesso em 18 jun.2021.
BITTENCOURT, M. S. et al. COVID-19 e a reabertura das escolas: uma revisão sistemática dos riscos de saúde e uma análise dos custos educacionais e econômicos. BID – Banco Internacional do Desenvolvimento, 2021.
CARNEIRO MANHÃES, Carlos.; CARVALHO DOMINGUES, C. Pedagogia aliada à equoterapia: união capaz de produzir conquistas no processo de aprendizagem. Humanas Sociais & Aplicadas, v. 5, n. 12, 10 jun. 2015. Disponível em:< https://ojs3.perspectivasonline.com.br/humanas_sociais_e_aplicadas/article/view/491> Acesso em 18 jun.2021.
JESUS, L. P et al. Utilizando a equoterapia como ferramenta psicopedagógica para crianças com necessidades educativas especiais. Multitemas, 23(55), 155-176, 2018. Disponível em:< https://www.multitemas.ucdb.br/multitemas/article/view/1843> Acesso em 18 jun 2021.
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ). O que é uma Pandemia. 2021. Disponível em: <https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/noticias/1763-o-que-e-uma-pandemia> Acesso em 28 jun.2022.
JOYE, C. R., MOREIRA, M. M. & ROCHA, S. S. D. Educação a distância ou atividade educacional remota emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19. Research, Society And Development, 9(7), 29, 2020.
MENEZES, S. K. de O.; FRANSCISCO, D. J. Educação em tempos de pandemia: aspectos afetivos e sociais no processo de ensino aprendizagem. Revista Brasileira de Informática na Educação. Disponível em: <http://ojs.sector3.com.br/index.php/rbie/article/view/v28p985/6749> Acesso em 25 jun.2022.
NASCIMENTO, Vilma; QUEIROZ, Letícia; REIS, Patrício. Pandemia faz crescer a evasão escolar e põe em risco o futuro de alunos mais pobres: Desigualdades se ampliaram. G1 Tocantins, 2021. Disponível em: <https://www.lealjunior.com.br/Noticias/Tocantins/Pandemia-faz-crescer-a-evasao-escolar-e-poe-em-risco-o-futuro-de-alunos-mais-pobres-desigualdades-se-ampliaram-60652> Acesso em 23 jul.2022
PEREIRA, R. C. Educação na pandemia da covid-19: garantia de dias letivos ou de aprendizado necessário? Boletim de Conjuntura, Boa Vista, 2021.
QUEIROZ, M. de; SOUSA, F. G. A. de.; PAULA, G. Q. de. Educação e Pandemia: impactos na aprendizagem de alunos em alfabetização. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 4, p. 1–9, 2021. Disponível em:<https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6057>. Acesso em 18 jan. 2022.
RORIG, P. F. M. Equoterapia: tratando as dificuldades de aprendizagem e a psicomotricidade com o trote do cavalo. 2022. Disponível em: <https://repositorio.uninter.com/bitstream/handle/1/995/EQUOTE~1.PDF?sequence=1&isAllowed=y> Acesso em 18 jan.2022.
SILVA, A. R.; BATISTA, F. A.; JAKOBY, M. Programa “Passo acolhedor: equoterapia ressignificando a vida”: contribuições na aprendizagem de crianças com dificuldades de aprendizagem. Modalidade do trabalho: Relato de experiência Evento: 2011. XII Jornada de Extensão.
SILVA, M.C. da. Impactos da pandemia de COVID-19 na aprendizagem de crianças e adolescentes. v. 11, n. 5, 2022. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/27837> Acesso em 18 jun. 2022.
SILVA, S. & MACHADO, E. Reflexões sobre a educação em época de crise, o impacto da pandemia: a partir da visão de professores da educação básica. Simpósio: Formação integral de crianças, adolescentes e jovens. A prevenção e mitigação de multirriscos de desastres naturais, tecnológicos e sanitários, 2020.
VYGOTSKI, L.S. A formação social da mente. Editora Martins Fontes ltda. São Paulo -SP 1991, 4ª edição brasileira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.