Autobiografias na Educação de Jovens e Adultos: uma possibilidade de escrita
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.568Resumo
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem sido preocupação de estudo em várias áreas do conhecimento, na tentativa de compreender não só o processo de ensino-aprendizagem empregado nesta modalidade de ensino, como também entender a relação dos sujeitos que dela participam com a construção do conhecimento. Este artigo apresenta reflexões sobre a escrita de autobiografia por alunos da EJA, a partir do desenvolvimento de atividade compartilhada com diferentes disciplinas, numa atitude multidisciplinar. Por meio de pesquisa qualitativa, analisam-se três autobiografias escritas por alunos da EJA da cidade de São Paulo, nas quais eles fazem uma reflexão sobre um momento da vida. Pelo texto apresentado, fica evidenciado que, embora a escrita ainda seja um desafio para os alunos da EJA, eles conseguem vislumbrar por meio de sua escrita um posicionamento discursivo crítico.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
BRAIT, Beth. O processo interacional. In: PRETI, Dino. (Org.) Análise de textos orais. São Paulo: FFLCH/USP, 1993. (Projetos Paralelos: v.1), p. 189-214.
BRASIL. Cadernos EJA 1: trabalhando com a educação de jovens e adultos, alunos e alunas da EJA: Brasília: MEC/SECAD, 2006.
CARVALHO, Carlos Henrique de. Histórico, função social e formação do educador da EJA. In: SANTOS, Sônia Maria dos; OLIVEIRA, Marília Vilela de. EJA na diversidade: letramento acadêmico cultural. Uberlândia: Edufu, 2010. p. 27-47.
FONSECA, Maria Fátima da. A Educação de Jovens e Adultos na Perspectiva Freireana: Revisitando a experiência desenvolvida no município de Diadema, São Paulo. In: SAUL, Ana Maria; AGUIAR, Denise Regina da Costa (Org.). Políticas e Prática Curriculares: Contribuições de Paulo Freire. Curitiba: Crv, 2014. p. 165-180.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir - a educação como prática da liberdade. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 2017.
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo. 9. ed. São Paulo : Ática, 2007.
LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico. Trad. Jovita Maria G. Noronha e Maria Inês C. Guedes. 2. ed. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2014.
MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e Análise de Discurso. Trad. Sírio Possenti. São Paulo: Parábola, 2015.
SANTOS, Yuri Andrei Batista e TORGA, Vânia Lúcia Menezes. Autobiografia e (res)significação. Bakhtiniana. São Paulo: 15 (2), p. 119-144, abril/junho, 2020.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade : Educação de Jovens e Adultos : Tecnologias para Aprendizagem. – São Paulo : SME / COPED, 2019.
ROJO. Roxane. Letramento e Alfabetismo. Mimeo, em prep., 2008. Disponível em:
<http://homepage.mac.com/rrojo/LA102-103_2008/Textos> Acesso em setembro de 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.