História local no ensino de história: o “fenômeno” do progresso agrário, São José dos Quatro Marcos – MT (1979-1984)
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.555Palavras-chave:
Fotografia. História. Ensino.Resumo
Este trabalho apresenta uma experiência didática realizada com estudantes do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual “Lourenço Peruchi”. Como centralidade dessa experiência, analisamos uma fotografia da Avenida São Paulo, do município de São José dos Quatro Marcos-MT no ano de 1980. Esta atividade proporcionou um conhecimento significativo para os alunos, contemplando o currículo proposto no livro didático com elementos da história local. Problematizamos como ações do governo federal influenciaram o cotidiano da população de um município em formação do interior do estado de Mato Grosso e como tais ações contribuíram para o povoamento do município. Percebemos que, ao trabalhar com a fotografia da principal avenida do município, provocamos uma condição de pertencimento e inserção histórica nos alunos. Constatamos que com poucos recursos é possível realizar uma aula que contemple de forma significativa o currículo proposto.
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