Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: temáticas e estratégias formativas nos encontros de orientadores e professores

Autores

  • Juliana de Melo Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Ana Claudia Rodrigues Gonçalves Pessoa Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Juliana Maria de Barros Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.549

Palavras-chave:

Formação; Estratégias Formativas; Mediação.

Resumo

O objetivo do presente estudo é analisar as aproximações e distanciamentos em relação às estratégias formativas e às temáticas discutidas nos encontros de formação dos orientadores de estudo e nos encontros de formação dos professores alfabetizadores realizados no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Participaram da pesquisa duas formadoras, sendo uma ligada à universidade responsável pela formação dos orientadores de estudo e uma orientadora de estudo responsável pela formação dos professores alfabetizadores em seu município. Foram realizadas 03 observações dos encontros da formadora e 05 encontros da orientadora de estudo. Os dados foram categorizados e analisados de forma qualitativa. Os resultados apontaram que a formadora e a orientadora de estudo trabalhavam a mesma temática, porém tinham flexibilidade na condução das formações de acordo com o tempo e o perfil dos seus cursistas. As estratégias formativas usadas pela formadora, em sua maioria, também estavam presentes nos encontros sob responsabilidade da orientadora de estudo, sendo as mais usadas a leitura deleite e a exposição dialogada. Por fim, percebemos que as estratégias usadas pela orientadora foram capazes de mobilizar questões importantes e de levantar reflexões sobre a prática docente.

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Biografia do Autor

Juliana de Melo Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Juliana de Melo Lima é Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atua como professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, lotada no Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação, no Centro de Educação. É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL / UFPE), onde desenvolve atividades de formação de professores, produção e análise de materiais didáticos (livros e jogos) e de propostas curriculares. 

Ana Claudia Rodrigues Gonçalves Pessoa, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa é Doutora em Educação e Mestre em Letras pela UFPE. Atua como professora da Universidade Federal de Pernambuco, no Centro de Educação. É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL / UFPE), onde desenvolve atividades de formação de professores, produção e análise de materiais didáticos (livros e jogos) e de propostas curriculares. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE, orientando dissertações e teses no Núcleo de Educação e Linguagem.  

Juliana Maria de Barros, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Especialista em Educação Especial pela UNINABUCO e graduada em Pedagogia pela UFPE. Atua como professora efetivada pela Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes.

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Publicado

2022-05-09

Como Citar

de Melo Lima, J., Ana Claudia Rodrigues Gonçalves Pessoa, & Juliana Maria de Barros. (2022). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: temáticas e estratégias formativas nos encontros de orientadores e professores . Devir Educação, 6(1), e–549. https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.549

Edição

Seção

Dossiê tematico 2 - Alfabetização e Formação de Professores: limites e perspectivas