Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: temáticas e estratégias formativas nos encontros de orientadores e professores
DOI:
https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.549Palavras-chave:
Formação; Estratégias Formativas; Mediação.Resumo
O objetivo do presente estudo é analisar as aproximações e distanciamentos em relação às estratégias formativas e às temáticas discutidas nos encontros de formação dos orientadores de estudo e nos encontros de formação dos professores alfabetizadores realizados no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Participaram da pesquisa duas formadoras, sendo uma ligada à universidade responsável pela formação dos orientadores de estudo e uma orientadora de estudo responsável pela formação dos professores alfabetizadores em seu município. Foram realizadas 03 observações dos encontros da formadora e 05 encontros da orientadora de estudo. Os dados foram categorizados e analisados de forma qualitativa. Os resultados apontaram que a formadora e a orientadora de estudo trabalhavam a mesma temática, porém tinham flexibilidade na condução das formações de acordo com o tempo e o perfil dos seus cursistas. As estratégias formativas usadas pela formadora, em sua maioria, também estavam presentes nos encontros sob responsabilidade da orientadora de estudo, sendo as mais usadas a leitura deleite e a exposição dialogada. Por fim, percebemos que as estratégias usadas pela orientadora foram capazes de mobilizar questões importantes e de levantar reflexões sobre a prática docente.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: ed. 70, 1977.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação de professores no pacto nacional pela alfabetização na idade certa / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. - Brasília: MEC, SEB, 2012.
CANDAU, Vera Maria. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: CANDAU, Vera Maria (org.). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. p. 51-68.
CERTEAU, Michel de. L’invention Du quotidien. 1. Ed. Paris: Gallimard, 1990.
FERREIRA, Andréa Tereza Brito. Os saberes docentes e sua prática. In: FERREIRA, Andrea Tereza B.; ALBUQUERQUE, Eliana Borges C. de; LEAL, Telma F. Formação continuada de professores: questões para reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 51-64.
FERREIRA, Andréa Tereza Brito; LEAL, Telma Ferraz. Formação continuada de professores: enfim, o que pensam e sugerem os docentes? In: FERREIRA, Andrea Tereza Brito; CRUZ, Shirleide Pereira da Silva. Formação continuada de professores: reflexões sobre a prática. Recife: Editora universitária – UFPE, 2010, p. 69 a 86.
FREITAS, Alexandre Simão de. A questão da experiência na formação profissional dos professores. In: FERREIRA, Andréa Tereza Brito, ALBUQUERQUE, Eliana Borges de Albuquerque, LEAL, Telma Ferraz. Formação continuada de professores: questões para reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 33-50.
GAMA, Ywanoska Maria Santos. Construção das práticas de alfabetização: elementos da formação continuada mobilizados no cotidiano no cotidiano da sala de aula. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.
GIROUX, Henry. Os Professores como Intelectuais: rumo a uma Pedagogia Crítica da Aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
GOIGOUX, Roland. Um modele d’analyse de l’activité des enseignants. Education & Didactique, 3, 2007, p. 19-41.
LEAL, Telma Ferraz; SÁ, Carolina Ferreira de e SILVA, Elaine Cristina Nascimento da (orgs.). Heterogeneidade, educação e linguagem em contextos do campo e da cidade. 2018. Recife, Editora da Universidade Federal de Pernambuco.
LEAL, Telma Ferraz; SILVA, Alexsandro. Recursos didáticos e ensino de língua portuguesa: computadores, livros e muito mais. 1ª Ed. Curitiba, Editora CRV, 2011.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
NÓVOA, Antônio (Coord.). Os professores e a sua formação. 2 ed. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: Nóvoa, Antônio. Os professores e sua formação. Dom Quixote, Lisboa, 1992, p. 79-91.
SOUZA, Sirlene B. Cenas do cotidiano escolar: o “savoir-faire” dos professores no ensino da língua escrita e nos usos do escrito no Brasil e na França. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
VIEIRA, Erika de Souza. O uso de recursos didáticos e os direitos de aprendizagem de apropriação do sistema de escrita alfabética por professores do 1º ano do ensino fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Pernambuco, Recife. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Devir Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A reprodução, total ou parcial, dos artigos aqui publicados fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação, citando-se a edição e data dessa publicação. Para efeitos legais, deve ser consignada a fonte de publicação original.