Jovens em condições de vulnerabilidade social: fatores que auxiliam o desenvolvimento da resiliência

Autores

  • Mya Fagundes Universidade Cidade de São Paulo UNICID
  • Ecleide Cunico Furlanetto Universidade Cidade de São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.524

Resumo

O presente artigo pauta-se em pesquisa que teve como objetivo: compreender quais fatores favorecem o desenvolvimento da resiliência em jovens em situação de vulnerabilidade social. Os principais autores que deram suporte à investigação foram Furlanetto, Passeggi e Souza, no campo da pesquisa (Auto)biográfica. Por sua vez, Cyrulnik; Yunes; Cassol e Antoni) permitiram aprofundar o conceito de resiliência. A Pesquisa (Auto)biográfica deu sustentação metodológica ao estudo que se apoiou na entrevista narrativa para a produção de dados. Participaram da pesquisa jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social egressos de uma Organização não Governamental (ONG), situada numa comunidade em São Paulo.  Com base na análise dos dados, é possível dizer que os jovens se apropriaram muito bem dos vínculos afetivos com a família. Entre os participantes, a maioria reconhece o papel fundamental da mãe, que lhes apresentou os valores basilares. Ao refletir sobre o papel da escola e dos professores, os jovens demonstram ter assimilado a representação do espaço escolar como local de aprendizado e também dos vínculos, tanto com os colegas quanto com os professores, que lhes proporcionaram afeto e apoio. Além disso, foram mencionados os benefícios do esporte como apoio psicológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mya Fagundes, Universidade Cidade de São Paulo UNICID

Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo, Brasil.

Ecleide Cunico Furlanetto, Universidade Cidade de São Paulo, Brasil.

Professora Titular da Universidade Cidade de São Paulo, Brasil. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil

Downloads

Publicado

2022-05-06

Como Citar

Mya Fagundes, & Cunico Furlanetto, E. (2022). Jovens em condições de vulnerabilidade social: fatores que auxiliam o desenvolvimento da resiliência. Devir Educação, 6(1), e–524. https://doi.org/10.30905/rde.v6i1.524

Edição

Seção

Artigos